Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/08/2022 às 08h00min - Atualizada em 26/08/2022 às 08h00min

Uberlândia nos jogos escolares

ALBERTO GOMIDE
Foto: DIVULGAÇÃO
A etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2022 aconteceu entre os dias 25 e 31 de julho, na cidade de Uberaba, quando foram realizadas competições de todas as 16 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A decisão de escolha da cidade-sede é da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), que comunica à Prefeitura da cidade, no caso, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) de Uberaba, responsável pelo projeto de sediamento do Município.
 
Essa foi a quinta vez que Uberaba foi escolhida para sediar a etapa estadual do JEMG, competição que tem se tornado o maior evento esportivo-social do país. O JEMG é realizado nas categorias masculino e feminino e reúne estudantes de 11 a 17 anos, separados por Módulo I (estudantes até 14 anos), e Módulo II (estudantes até 17 anos).
 
As competições estudantis são uma oportunidade de estímulo ao espírito esportivo, além de difundirem os valores do esporte entre os jovens. São 41 anos de história de incentivo à prática esportiva nas escolas do Brasil. Começaram assim: Jogos Estudantis Brasileiros, Jogos Escolares Brasileiros, Campeonatos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude, Olimpíadas Colegial Esperança, Olimpíadas Escolares e os atuais Jogos Escolares da Juventude. Para participar do evento é necessário passar por seletivas municipais e estaduais até chegar à etapa nacional, em que os atletas escolares representam a escola de origem.
 
Para não prejudicar os jovens atletas, o Comitê Olímpico do Brasil decidiu antecipar a realização dos Jogos da Juventude 2022. A competição estava prevista para ser realizada em novembro, mas a data traria conflito com a realização do ENEM. Dessa forma, os Jogos da Juventude 2022 acontecerão de 2 a 17 de setembro, em Aracajú (SE). A competição envolverá cerca de 6 mil pessoas, sendo 4.500 atletas.
 
A cidade de Uberlândia sempre marcou presença na maior competição estudantil do país, que começa com as disputas municipais e chega à fase estadual, onde ficam definidos os classificados para a etapa nacional, hoje com a nomenclatura de Jogos Escolares da Juventude. Os vencedores da etapa estadual ganham vagas para o JEJ, que vai acontecer no início de setembro em Aracajú (Sergipe).
 
Vários alunos/atletas de escolas de Uberlândia estão na lista dos classificados em diversas modalidades. O maior número de atletas/alunos com vagas nos dois Módulos está na modalidade de natação, com aproximadamente 30 nadadores do Colégio Pirlimpimpim São Paschoal e do Instituto de Educação Global. O vôlei masculino tem vaga com o Instituto Educacional Shalon, e por aí segue a lista com o Colégio Gabarito – Inova Sistema de Ensino, no judô; Colégio Ann Mackenzie, no xadrez; E.E. Messias Pedreiro e E.E. Marechal Castelo Branco, no atletismo.
 
Em Uberlândia, a responsável pela participação na competição, que começa com a fase municipal, é a Superintendência Regional de Ensino. A SRE oficia as escolas (inclusive as escolas de outras cidades jurisdicionadas a ela) e estas definem participar ou não. Começa com a fase municipal, passa em seguida pela microrregional, vai à regional e daí à estadual. Na estadual, os campeões ficam classificados para representar o seu Estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), nomenclatura atual do evento. É a maior competição estudantil do país, para alunos/atletas até 17 anos, em Módulos I e II.
 
BASE CONQUISTA TÍTULO NO FUTSAL
O Campeonato Mineiro de Futsal do Interior encerrou-se semana passada na categoria sub-09, quando o Base Sporting Club de Uberlândia sagrou-se campeão, derrotando o Praia Clube na final por 5 a 3, com gols de João da Costa (3), Vinicius Rosa e Davi Victor, enquanto os gols do Praia foram de Guilherme Ribeiro, Miguel Pinheiro e Davi Benfica. A classificação final ficou assim: Base Sporting Club campeão, Praia Clube vice, Demize/Uberlândia Academy em 3º e Associação Desportiva Futsal Uberlândia em 4º lugar, todos os clubes de Uberlândia.
 
Para chegar ao título, o Base Sporting disputou 7 partidas, venceu 6 e empatou uma, fechando o campeonato de maneira invicta, com vitórias de 3x2 Demize Uberlândia Academy, 1x0 (WO) Uberlândia Futsal e 7x4 Praia Clube (1º turno); 1x1 Demize Uberlândia Academy, 6x3 Praia Clube e 8x4 Uberlândia Futsal (2º turno).
 
Na final, o Base derrotou o Praia Clube por 5x3 e ficou também com o artilheiro, João da Costa Rosa Neto, com 14 gols. O técnico da equipe campeã é o antigo jogador de futsal McDoval, com passagem por grandes clubes do país na modalidade. O Base Sporting Club é uma equipe do Centro de Treinamento da antiga Gaviões do Cerrado, escolinha do Corinthians, que trabalha também em campo de grama sintética no Alto Umuarama. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90