Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/07/2022 às 08h00min - Atualizada em 27/07/2022 às 08h00min

Blockchain revolucionará a contabilidade

ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA
O blockchain é uma tecnologia disruptiva que prenuncia grandes mudanças para o mundo dos negócios. Mas o que ela é de fato e como ela funciona exatamente? É uma base compartilhada de dados que funciona em uma rede descentralizada de computadores. Esses computadores – são conhecidos como Nós. Essa cadeia de blocos, que fazem parte de um sistema de registro coletivo. Isso quer dizer que as informações não estão guardadas em um lugar só, pois em vez de estarem armazenadas em um único computador, todas as informações da blockchain estão distribuídas entre os diversos computadores ligados a ela.

Como dissemos, ela é uma cadeia de blocos. Cada bloco é formado por várias informações sobre as diversas transações e possui uma assinatura digital única, chamada de hash ou proof of work. Essa assinatura funciona como uma impressão digital do bloco e ajuda a dar mais segurança ao processo, já que tudo é criptografado.

Esses bancos de dados que armazenam periodicamente informações de transações em lotes, chamados blocos, que recebem uma impressão digital chamada hash - um código matemático único - e são interligados em um conjunto em ordem cronológica, formando uma linha contínua de blocos - uma corrente (daí o termo “chain”), que quer dizer elos.

Dessa forma, você pode acessar essa base de dados pelo seu computador e ver uma transação que ocorreu entre duas pessoas em espaços geográficos fisicamente distantes.

Enxergar os detalhes sobre quem são os envolvidos não é possível saber, pois tudo é criptografado. Mas você sabe que aquela transação ocorreu e que ela está gravada na blockchain para sempre. Afinal, não é possível desfazer ou alterar uma transação após ela ter sido inserida no sistema. 

Existem várias blockchains diferentes, com várias funcionalidades que vão além das transações financeiras. Ele pode ser usado em outros setores. 

Se você tem interesse no mercado financeiro, certamente escutou alguns desses termos nos últimos anos. Blockchain é a tecnologia por trás dos bitcoins, criptomoedas, e outros ativos virtuais. O assunto já ganhou espaço nas manchetes dos principais jornais e portais do mundo todo. As criptomoedas vieram com tudo e os Bitcoins são o carro-chefe do tema do momento.

No entanto, apesar de todo alvoroço em volta das moedas digitais, muitas pessoas não entendem ao certo como esse universo funciona.

Dúvidas como “como investir em Bitcoins” e “qual a cotação do Bitcoin hoje” são frequentes atualmente. Outro engano comum é acreditar que Bitcoin e blockchain são sinônimos. Na verdade, não são. Portanto, existem diferenças entre esses termos.

Reflitam comigo: Blockchain permitirá que as empresas insiram suas informações contábeis e fiscais diretamente em uma base de registros comum, criando um sistema de cruzamento de dados de informações contábeis. Como os registros são criptografados, a falsificação ou a exclusão deles se torna praticamente impossível.

Como o blockchain pode transformar a contabilidade através da redução de erros, como as informações já validadas não podem ser alteradas, o Blockchain torna os processos mais fáceis e confiáveis, pois dificulta a manipulação e falsificação, reduzindo assim os erros, garantindo dados protegidos.

Assim o Blockchain será uma nova ferramenta de uso para a auditoria, pois como novos recursos de controle em um blockchain os auditores acreditam que inclui o conceito de que todos os usuários têm uma cópia completa do razão com todos os dados e todas as transações e recursos do sistema que tornam as transações imutáveis

Como esses blocos são selados por códigos criptográficos bastante complexos, é praticamente impossível violá-los e adulterar as informações contidas neles. 

Pensando estrategicamente:  Para falar de segurança em relação a esse tema, precisamos relembrar que cada uma das transações realizadas possui um código único, isto é, uma assinatura digital. Esse código é verificado pelos próprios usuários e a transação precisa ser aprovada para, então, ser incorporada à blockchain por meio de um bloco.

A vigilância e a verificação de todas essas informações são feitas pelos próprios usuários logados à rede, os chamados mineradores. Essa verificação é uma etapa extremamente importante para evitar fraudes.

Outro fator que colabora para a segurança desse processo são as hashs. Cada bloco tem uma hash própria com criptografia específica.

Como você já sabe, além de carregar sua própria assinatura, o bloco também tem gravado a hash do bloco anterior. É isso que deixa o trabalho dos hackers bem mais complicado.

Afinal, para acessar as informações contidas em um bloco, será preciso decifrar a criptografia da hash dele e do bloco anterior. 

Além disso, para fraudar a blockchain seria preciso alterar os dados registrados em cada um dos diversos computadores ligados à rede. Essa fraude exigiria que o computador do hacker tivesse uma capacidade de processamento maior do que o total de todos os computadores existentes naquele momento.  

A segurança que o sistema blockchain oferece é tão relevante que empresas e até instituições governamentais estão demonstrando interesse em utilizar a tecnologia. Isso porque, a ideia permite não apenas proteger dados, mas também compartilhá-los. 

Muitos entusiastas acreditam que essa tecnologia pode ser a peça-chave para uma nova forma de armazenar e acessar informações. Quando pensamos nessa nova proposta de compartilhamento e validação de informações, as possibilidades podem ser inúmeras.

Não é à toa que, entre aqueles que estudam novas tecnologias, a blockchain já virou capa de livro. A visão é que a criação de redes de informação descentralizadas pode transformar por completo a forma com que negócios serão feitos daqui para frente.

Se consideramos a internet a forma mais eficiente de compartilhar informação com pessoas do mundo todo em questão de segundos, a blockchain pode oferecer uma nova proposta.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90