Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/06/2022 às 08h00min - Atualizada em 08/06/2022 às 08h00min

ESG e o Dia Mundial do Meio Ambiente

ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA
O tema representado pelo acrônimo ESG é necessariamente novo no mercado e vem despontando como grande tendência sendo protagonista nas respostas das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea:  

Environmental (Ambiental) - Que tipo de impacto sua empresa causa no meio ambiente? Isso pode incluir a pegada de carbono da organização; o tratamento de produtos químicos envolvidos em seus processos de produção; e os esforços de sustentabilidade que a organização tem desenvolvido em prol do ambiente;

Social (Social) - Como sua empresa se relaciona com colaboradores e a comunidade em geral? Aqui entram questões relacionadas às leis trabalhistas; direitos humanos; diversidade racial; programas de inclusão; e outras práticas internas, como também a relação e investimento da empresa em questões sociais;

Governance (Governança) - Como sua empresa se relaciona com acionistas e realiza a governança dos itens anteriores? Aqui entram desde questões de composição de conselho; remuneração dos sócios; e a gestão e reporte das práticas de ESG.

Corroborando com essa ideia, como acontece anualmente, no último dia 5 de Junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, tendo como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente. 

Todos os anos, as Nações Unidas adotam um tema diferente relacionado ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta foi a forma encontrada pela ONU para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população para preservar o meio ambiente.

O Dia do Meio Ambiente foi escolhido porque no dia 5 de junho de 1972 foi realizada a Conferência de Estocolmo. Essa foi a primeira conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano. Ela teve início no dia 5 e terminou no dia 16 de junho daquele ano, e reuniu vários governos e ONG's do mundo.

A partir de então, o dia 5 de junho consta no calendário da ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para complementar essa data, em 1981, foi criada a Semana Nacional do Meio Ambiente, que é comemorada na primeira semana de junho.

Em 2022, ao completar 50 anos desde a origem do Dia mundial do meio ambiente, o tema escolhido para a comemoração foi "Uma Só Terra".

Associado a esses conceitos, o ESG surgiu como uma espécie de métrica para direcionar as boas práticas de negócios. Alguns aspectos observados quando se fala em ESG são os impactos ambientais, sociais e de governança da cadeia de negócios. Tudo isso ganha força dentro de um contexto em que grandes empresas têm suas ações listadas em bolsas de valores e há cobrança por parte de acionistas e fundos de investimentos por práticas que garantam a sobrevivência de uma empresa a longo prazo.

Esses três pilares são utilizados como critérios para entender se uma empresa possui sustentabilidade empresarial, ampliando a perspectiva de análise do negócio para além das métricas financeiras. Ou seja, busca-se mensurar se a empresa é realmente uma opção viável de investimentos sustentáveis, capazes de gerar impactos positivos financeiros, sociais e ambientais.

Desse modo, a incorporação do ESG à estratégia e modelo de negócios das organizações reitera a máxima de que propósito e lucro são indissociáveis.
A adoção do ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores, já que práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira das organizações. 

É uma forma das empresas mostrarem responsabilidade e comprometimento com o mercado onde atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e seus investidores.

Trata-se de validar que uma empresa tenha consciência sobre o seu papel enquanto empregadora e agente social. O ESG serve como um balizador para atestar que a organização possui a compreensão da influência que ela exerce, do impacto positivo ou negativo e do valor compartilhado que ela pode gerar por meio dos seus negócios perante todo o seu ecossistema de relacionamento.

Reflitam comigo: a data de 05 de junho é importante para nos conscientizarmos sobre a necessidade de preservarmos os recursos naturais. 

Embora o movimento em torno do ESG tenha mais incentivo em grandes empresas, até por conta de seu impacto na cadeia de valor, ESG está longe de ser restrito a grandes corporações, pelo contrário. Para grandes corporações, relatar investimentos em ESG é complexo por conta de o modelo de negócio ser complexo, em pequenas e médias isso é mais simples justamente por conta da simplicidade inerente à sua maturidade e seu modelo de negócio. 

Mas enquanto na grande empresa é mais fácil evidenciar o valor investido em ESG e mais complexo monitorar e relatar as iniciativas, em empresas menores temos o desafio inverso, embora seja mais fácil monitorar e relatar, é mais difícil conscientizar o empreendedor do valor prático de iniciativas ESG.

É preciso pensar estrategicamente:  em um cenário em que o propósito de uma empresa e seus valores têm sido muito valorizados por investidores e pelo consumidor final. Assim, existe um novo paradigma de negócios em implementação nas empresas, sobretudo as de capital aberto, nas quais o desempenho nos critérios de ESG pode fazer toda a diferença na cotação de mercado da empresa, além de influenciar na votação dos acionistas.

A mudança de paradigma trazida pelo ESG fez com que as empresas percebessem que a adoção dessas práticas já não é mais uma escolha, seja por conta da pressão dos fundos de investimento, seja por conta dos investidores ativos. Mas equilibrar a busca de valor no longo prazo com a adoção de práticas que podem prejudicar os lucros de curto prazo não é tão simples e, nesse contexto, existem algumas boas práticas de ESG surgindo aplicadas à sustentabilidade ambiental. 

Baseado no texto: Entenda o que é ESG e qual sua importância https://www.ecycle.com.br/esg/ 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90