Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/04/2022 às 08h00min - Atualizada em 01/04/2022 às 08h00min

Uberlandenses nas superligas de vôlei

ALBERTO GOMIDE
A cidade de Uberlândia começou 2022 no ápice das Superligas de Vôlei (feminino e masculino), realizadas pela Confederação Brasileira de Voleibol. Na elite, com o Dentil/Praia Clube no feminino, e com o Academia do Vôlei Uberlândia/Azulim/Gabarito no masculino, além do Uberlândia Vôlei/Praia Clube/Sada, na Superliga B (masculino), buscando vaga para a elite. 

No feminino, participação do Brasília Vôlei (DF), Curitiba Vôlei (PR), Dentil/Praia Clube (MG), Pinheiros (SP), Fluminense (RJ), Itambé/Minas (MG), Osasco São Cristóvão Saúde (SP), Country Club Valinhos (SP), Unilife-Maringá (PR), Barueri Volleyball Club (SP), Sesc RJ Flamengo (RJ) e Sesi Vôlei Bauru (SP).  

A primeira fase já foi realizada, seguindo na competição as 8 equipes melhores colocadas para a segunda etapa – quartas de final. O Dentil/Praia foi o melhor colocado, vencendo 20 das 22 partidas, perdendo apenas duas, somando 58 pontos, marcando 63 sets e sofrendo 14. Nos confrontos das quartas de final, o Praia já eliminou o Pinheiros, com duas vitórias por 3 a 0, aguardando agora o adversário das semifinais. 

No masculino, realizado no mesmo sistema do feminino, as 12 equipes também fecharam a fase preliminar, que teve participação de Funvic/Educacoin/Natal (RN), Apan/Eleva (SC), Brasília Vôlei (DF), Fiat/Gerdau/Minas Tênis (MG), Montes Claros América Vôlei (MG), Goiás Vôlei (GO), Sada Cruzeiro (MG), Sesi (SP), Vedacit Vôlei Guarulhos (SP), Vôlei Renata (SP), Farma Conde Vôlei (SP) e o Academia do Vôlei Uberlândia/Azulim/Gabarito (MG). 

Enfrentando algumas dificuldades ao longo da participação na disputa, a Academia do Vôlei Uberlândia acabou não se dando bem e terminou a disputa em último lugar, caindo para a Superliga B no próximo ano, junto com o Goiás, penúltimo colocado. Foram 22 derrotas e, portanto, não pontuou; marcou apenas 9 sets e sofreu 66. O melhor time da etapa inicial foi o Fiat/Minas Tênis, com 20 vitórias, duas derrotas e 61 pontos; marcou 63 sets e sofreu 18. 

A Superliga B masculino teve participação de 10 equipes na primeira etapa: JF Vôlei (MG), SMEL/ASPMA/Berneck (PR), Vila Nova/SEGB (GO), Vôlei Futuro/Araçatuba (SP), Niterói Vôlei (RJ), APROV Chapecó (SC), Instituto Cuca (CE), Suzano Vôlei (SP), Minas Náutico (MG) e o Uberlândia Vôlei/Praia Clube/Sada (MG). Jogaram entre si para classificar os quatro melhores colocados para as semifinais. 

A primeira fase também já foi encerrada e a equipe de Uberlândia fez excelente campanha. Das 9 partidas disputadas venceu 6 e perdeu 3, somando 17 pontos, marcando 20 sets e sofrendo 15. O primeiro colocado foi o Suzano Vôlei, também com 6 vitórias e 3 derrotas, apenas um ponto à frente do time uberlandense (18); marcou 21 sets e sofreu 13, portanto, diferenças em pequenos detalhes. O Vila Nova e o JF Vôlei foram os dois últimos colocados. 

Na primeira rodada das semifinais, o Suzano Vôlei venceu o Niterói Vôlei, no Rio de Janeiro, por 3 a 1. O segundo jogo será neste sábado (2), na Arena Suzano, e com nova vitória, a equipe paulista estará classificada para a final. Ao Niterói resta vencer para provocar a terceira partida, marcada para o dia 5. Já o Uberlândia Vôlei foi a Fortaleza e perdeu de 3 a 1 para o Instituto Cuca. O segundo confronto será no domingo (3), às 14 horas, no Ginásio General Mário Brum Negreiros, na cidade de Araguari, onde a equipe uberlandense manda seus jogos. O terceiro jogo, se necessário, será no dia 6, às 21h30, novamente em Araguari. 

Como o objetivo do Uberlândia Vôlei/Praia Clube/Sada (foto) é chegar à Superliga A, precisa vencer o Instituto Cuca no domingo e na quarta-feira, dias 3 e 6, na cidade de Araguari. Isto acontecendo o Uberlândia Vôlei/Praia estará na Superliga A na próxima temporada, independente de ser campeão ou vice da Superliga B. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90