Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/06/2017 às 05h13min - Atualizada em 24/06/2017 às 05h13min

Mulher maravilha ou supermulheres?

ADRIANA KARIMI MANISH | COLUNISTA

Em tempos de repaginada da super-heroína Mulher Maravilha, eis que em uma conversa com amigas me veio em mente a SuperMulher da vida Real. Mulheres essas que não possuem superpoderes como a da grande tela cinematográfica, mas que realiza grandes ações, como se realmente tivesse superpoderes.

A mulher moderna trabalha estatisticamente 7,5 horas a mais por semana do que o homem devido à dupla jornada, que inclui tarefas domésticas e trabalho remunerado. Apesar da taxa de escolaridade das mulheres ser mais alta, a jornada também é.

Muitas mulheres, além do trabalho remunerado e das tarefas domésticas, ainda exercem o seu importante papel de mãe. Por vezes, para se qualificar e se igualar na manutenção do emprego, ainda fazem faculdade ou cursos de especialização.

Há uma grande inversão de valores nisso tudo. Antigamente lugar de mulher era na cozinha. Hoje, grande maioria é responsável pela estabilidade financeira do lar. Até aí tudo bem. Porém os lugares antes ocupados somente por homem, o mercado de trabalho, foi tomado muitas das vezes com grande excelência pelas mulheres. E com isso as mesmas se tornaram mais conscientes nos gastos. Mas não foi na mesma proporção que os homens se conscientizaram que os serviços domésticos são de todos que moram naquela casa, e não apenas da mulher.

Uma frase de um autor que não me lembro o nome e que li em um quadro dizia: “enquanto vida tiveres, terás louças para lavar”. Nós mães temos grandes responsabilidades em quebrar tabus estabelecidos por anos e colocar nossos meninos para aprender sua responsabilidade no sujou-lavou.

E pensando nisso, trazemos aqui algumas dicas para manter a casa organizada, sem se dedicar muito tempo. E são tarefas que todos podem executar, pois a SuperMulher que não tem superpoderes, é mãe e esposa e não uma colaboradora ou encarregada única de manter a casa em ordem. Então distribua as tarefas, arregacem as mangas todos os moradores deste lar e mãos à obra.

 

Como manter a casa organizada todos os dias

O tempo é uma ferramenta cada vez mais escassa, valiosa e rara. Por isso é preciso alguns truques de como manter a casa organizada e fazer arrumações cada vez mais rápidas.

- Quarto: primeiramente, é indicado que a cama seja arrumada todos os dias. Esse rápido toque dá a sensação de que o quarto está mais arrumado. Correspondências e papéis devem ser sempre olhados, para que sejam descartados os que não possuem mais uso. Manter as portas dos armários fechadas também dá a sensação de ordem.

- Cozinha: limpe tudo imediatamente quando sujar e vá arrumando o cômodo enquanto cozinha. Assim, quando terminar, tudo estará encaminhado para a faxina e a sujeira não acumulará. Lembre-se, isso inclui a limpeza, então passe um pano no chão assim que acabar suas tarefas.

- Casa inteira: tudo deve ficar sempre em seu devido lugar. Uma importante forma de como manter a casa organizada é colocar as peças onde elas pertencem. Sempre que sair de um ambiente, analise em volta para ver se não há nenhum objeto que não pertence àquele lugar e tire-o de lá. Faça um esforço para que todos na casa utilizem a mesma técnica.

 

Hora da Faxina

Há formas de otimizar o tempo também na hora da faxina para deixar a casa organizada. Nessa situação, os truques de como manter a casa organizada se estendem ao planejamento pessoal e gerenciamento de tempo.

É interessante determinar dias para lavar roupas e passar e saber quais são os trabalhos diários, como arrumar banheiros, arrumar camas, tirar lixo, entre outros. Indica-se que a manutenção seja feita por áreas, como sala, quarto, cozinha, banheiro e área de serviço e que a limpeza seja feita em dias alternados. Dê tarefas para os outros moradores da casa.

Organize os produtos de limpeza e acessórios em um balde ou cesta antes de começar a limpeza. Poupa tempo e evita ir e vir até o armário da área de serviço.

Alguns pequenos esforços diários podem poupar tempo na hora da faxina. Siga os passos de como manter a casa organizada e chega de bagunça! Afinal de contas, é fato que não tem como piscarmos os olhos como a feiticeira ou rodar feito a mulher maravilha para que tudo esteja no lugar.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90