Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/06/2017 às 05h03min - Atualizada em 17/06/2017 às 05h03min

A chegada do inverno

ADRIANA KARIMI MANISH | COLUNISTA

Olha ele aí, gente! Sua chegada está programada para o dia 21 de junho, mas ele já está dando o ar da graça. O inverno está se aproximando, e junto com esses dias frios, vem a elegância, as botas, a maquiagem impecável e o aumento do apetite. Com esse friozinho, o que dá mais vontade de fazer é ficar embaixo das cobertas, vendo um filminho e, lógico, mastigando alguma coisa. Mas por que será que no frio sentimos tanta vontade de mastigar? Por que será que engordamos mais no inverno do que no verão? Será que o nosso corpo está mais lento do que no verão? É exatamente ao contrário!

No verão temos a impressão de gastarmos mais energia por suarmos mais. Mas o que o corpo está fazendo é liberando o calor que está “sobrando”. No inverno a temperatura “cai”. Nós temos o nosso tecido gorduroso que tem um importante papel de manter a temperatura do nosso corpo. O corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura corpórea.

Mas isso não significa que podemos abusar do chocolate quente, fondue, outras delícias e ainda esquecer-se da atividade física. É uma estação deliciosa que deve ser aproveitada com moderação e não com restrições malucas.

Se o seu objetivo é emagrecer, aproveite que o nosso corpo está gastando mais energia e programe-se para perder uns quilinhos. Anime-se! Reeduque sua alimentação.

 

Cuidados com a saúde durante o inverno

Aumentar o consumo de alimentos fonte de vitamina C (laranja, limão, melão, abacaxi, tangerina e morango) fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo de gripes e resfriados.

Manter o corpo hidratado também é importante, apesar de não se observar a perda de líquidos pelo suor, você já deve ter notado que a quantidade de urina aumenta nessa época do ano, pois é a maneira do corpo eliminar líquidos - e você deve repor essa perda. Uma boa opção são os chás de ervas. E cuidado com as bebidas elaboradas com chocolate, pois essas se tornam mais calóricas.

Outra boa dica para ingerir líquidos e ainda não descuidar do consumo de verduras e legumes são as sopas ou caldos.  Elas aquecem, são pouco calóricas e ricas em vitaminas e minerais que reforçam as defesas do organismo. Utilize legumes e verduras nas sopas, acrescente carnes magras ou frango sem pele, e para engrossar pode acrescentar fibras solúveis, como farelo de trigo ou de aveia. Cuidado com os queijos amarelos, como opção, utilize queijos brancos e para acompanhar, pães ou torradas na versão integral, que têm maior poder de saciedade.

No inverno, o consumo de saladas diminui, então consuma as verduras refogadas em pouco óleo e os legumes cozidos ou grelhados.

E para sobremesa, frutas cozidas satisfazem a vontade de doces e não comprometem a dieta. Mas não seja tão obcecado e se permita satisfazer sua vontade de vez em quando. É importante ser saudável, é importante ter o peso ideal, mas isso não pode lhe tirar o prazer de viver cada estação. Permita-se um fondue no fim de semana e se delicie com sopa de legumes durante a semana. Tudo tem seu momento, seu prazer e seus benefícios. Mas importante que a aparência, a estética e sua própria felicidade. Não se encaixe nos padrões, busque a sua satisfação.

Experimente receitas novas e saborosas como esse Caldo de Alho Poró

 

INGREDIENTES

1 cebola grande

1 alho poró inteiro (com as folhas)

1 maço de cheiro verde (salsinha e cebolinha)

3 colheres de sopa de azeite extra virgem

1 colher de sopa cheia de margarina

sal a gosto

pimenta do reino branca a gosto

2 batatas médias

1 inhame médio

1 caixa de creme de leite

 

MODO DE PREPARO

Esquentar o azeite e margarina e refogar a cebola e o alho poro picados até ficar quase transparente; adicionar o cheiro verde, o sal e a pimenta e mexer bem para apurar; colocar as batatas e o inhame descascados e picados com água suficiente só para cobri-los; deixar no fogo até amolecer bem; esperar esfriar um pouco e bater tudo no liquidificador; voltar para a panela e levar ao fogo mexendo sempre; quando começar a ferver, juntar o creme de leite. Sugestão: servir com azeite, croutons, queijo ralado, alho torrado e cheiro verde picadinho.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90