10/04/2021 às 15h48min - Atualizada em 10/04/2021 às 15h48min

Moda e autoestima feminina: entenda essa relação

KELLY BASTOS (DUDI)
Bom dia!

Não tem nada melhor do que se sentir confiante e segura de si mesma em qualquer situação, não é mesmo? É por isso que a moda e a autoestima feminina andam sempre tão interligadas.

A moda nos ajuda a entender quem a gente é e como mostrar isso para o mundo. Por isso, conhecer o próprio estilo nos ajuda a consumir moda de maneira consciente e, ainda, a estar sempre elegante. Afinal, não tem nada mais elegante do que uma mulher confortável consigo mesma e com as roupas que usa!

Apesar de a roupa ser um item indispensável do nosso dia a dia, muitas vezes não damos tanta importância ao ato de se vestir. Encaramos a moda como algo supérfluo e fútil. Esquecemos que essa relação com a moda pode ser um grande divisor de águas para nossa autoestima e que podemos valorizar nosso corpo e revolucionar a maneira como nos vemos no espelho apenas com um look que combine com nosso estilo.

Ter um estilo próprio é muito mais do que ter um mundo de roupas. Quando conseguimos relacionar a moda com a autoestima, podemos usá-la a nosso favor e eleger peças que valorizem o corpo e nos deixem seguras no dia a dia.

Muitas vezes até a forma como nos vemos no espelho influencia nosso jeito de nos vestir, pois a imagem é um resultado de uma vida inteira de expectativas e experiências que tivemos no passado e de situações que já passamos ao longo da vida.

Que tal ler (e colocar em prática) essas dicas, para que você desenvolva a sua autoestima de maneira positiva e usar a moda a seu favor?
 
1. Pratique o autoconhecimento
O autoconhecimento é superimportante para quem gosta de moda, sabe por quê? Quando você se veste de acordo com o seu estilo e a sua personalidade, passa a se sentir melhor consigo mesma. Por isso, saber quem você é e do que gosta é essencial, quando o assunto é moda e, acima de tudo, autoestima! Pratique, você vai gostar!
 
2. Vista-se de acordo com a ocasião
Não tem problema usar tênis, se você não se sente confortável de salto alto. Porém, a maior parte das pessoas não fica à vontade quando aparece em um evento com a roupa inadequada. Mesmo quando a ocasião é informal, a gente quer estar sempre bem vestida, não é mesmo? Por isso, não custa nada perguntar para os amigos o famoso “com que roupa eu vou?”.
 
3. Invista nos detalhes
Cuidar bem dos cabelos, das unhas, usar acessórios que combinem com o look, tudo isso faz a diferença, pode apostar! Experimente, por exemplo, colocar um máxi brinco, quando estiver de jeans e camiseta. Ou mesmo, trocar o tênis por um salto alto, só para variar. Que tal passar um rímel? Não tenha dúvidas de que vai se sentir muito mais bonita.
 
4. Descubra como combinar as cores a seu favor
Ainda que você adore se vestir com um look todo colorido, vale a pena pensar bem nas cores que irá escolher. Basta lembrar de que algumas cores são opostas, como o vermelho e o verde, o azul e o laranja. Algumas cores são mais frias, como azul, roxo, rosa, enquanto outras são quentes, como o vermelho, o amarelo e o laranja. Descubra quais paletas de cores ficam melhor em você e aposte nelas sem medo.
 
5 – Ouse
Aproveite para ousar, para usar e abusar de algo inusitado que nunca se imaginou usando. Crie novas possibilidades, apostando na moda como sua aliada, como um plus na sua relação consigo mesma. Tenho certeza que com certa ousadia você se sentirá ainda mais bonita e com a energia renovada.

Nessa vibe, experimente usar uma peça que levante sua autoestima, que te deixe confiante em seu dia a dia. Aproveite para eleger o corte perfeito, a modelagem que valorize seu corpo e uma cor que ilumine naturalmente seu tom de pele. Os acessórios também poderão ser seus maiores aliados na hora de se sentir de bem com sua autoestima e de fazer as pazes com o espelho e com seus looks.
 
6. Esteja aberta a novidades, mas coloque-se em primeiro lugar
O mundo da moda é cheio de novidade, não é mesmo? E você pode, sim, apostar nelas e repaginar o visual, quando quiser. Mas, lembre-se de sempre respeitar a sua essência, a sua personalidade. Use só aquilo que combina com o seu guarda-roupa e, principalmente, que combina com você. Coloque-se sempre em primeiro lugar.

E aí? Concorda que a moda tem tudo a ver com esse assunto? O que você costuma fazer para relacionar a moda e a autoestima no seu dia a dia?
 
Bom fim e boa semana!



Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Relacionadas »
Comentários »