Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/05/2020 às 10h02min - Atualizada em 23/05/2020 às 10h02min

Inteligência emocional: um exercício diário

KELLY BASTOS (DUDI)
Bom dia! Muito se fala em Inteligência Emocional, mas poucos sabem como desenvolver e o que significa na verdade! Seu real sentido.

Segundo a psicóloga Eliana Alves Pereira, nossa consultora, “A IE amadurece nosso comportamento porque saberemos como lidar com todos os sentimentos de forma prática e racional”.

A profissional inicia as informações com uma declaração de alguém próximo, para que possamos entender mais facilmente a IE.
“Meu primeiro registro de inteligência emocional foi aos 3 anos, quando percebi que o rosto do meu pai estava transfigurado, de um jovem lindo e ruivo, de apenas 26 anos, estava se transformando em um senhor severo e carrancudo, e eu, de criança livre, passei rapidamente para a criança adaptada, guardei meus brinquedos e me recolhi”. Vamos entender?
 
Inteligência emocional: o que é?

É a capacidade de reconhecer e avaliar os nossos sentimentos e o sentimento dos outros e, o mais importante: é a capacidade de lidar com todas essas informações. Diante disso, a psicóloga elenca os cinco pilares da inteligência emocional:
 
Conhecer as próprias emoções: isso parece fácil, mas não é. Acredito que seja mais fácil conhecer o outro do que conhecer a si mesmo, e a estrada é longa, pois o autoconhecimento é um exercício diário.

Controlar as emoções: analisar as emoções e saber como administrar seus estímulos são tarefas para toda a vida. Step by step, passinhos de bebê para transmutar as emoções e ponderar sentimentos. Um bom líder é aquele que sabe primeiramente administrar suas emoções.

Automotivação: como disse anteriormente, a inteligência emocional é um exercício que deve ser praticado diariamente. Talvez você ainda não se sinta capaz da automotivação, mas tente, pense positivamente, evite usar palavras negativas para definir seu dia. Quando alguém lhe perguntar sobre seu trabalho ou sobre seu relacionamento pessoal, procure palavras positivas, seja generoso consigo mesmo. Seja gentil com você, seja capaz de se olhar no espelho e elencar qualidades que você pensa possuir, e diga-as em voz alta. Motive-se. Fale para você mesmo: “Hoje será um dia maravilhoso!”

Empatia, saber se colocar no lugar do outro: eu confesso que não era empática, principalmente com as mães, não entendia sua falta ao trabalho, a correria no fim do dia para buscar os filhos na escola. Somente sendo mãe pude entender esse amor incondicional e ser empática. Muitas vezes, a empatia chega à nossa vida quando também passamos por determinadas situações e aprendizados. Se você tem dificuldade para ser empático, tente substituir aquela pessoa que está passando por algum problema ou lhe pedindo algo por alguém que você ama muito. Pense: e se fosse meu pai, minha mãe, meu filho, minha irmã? Será que estou tratando as pessoas como eu gostaria de ser tratado ou como gostaria que tratassem os que amo?

Saber se relacionar interpessoalmente: acho que a palavra-chave aqui é respeito. Respeito é a base das boas relações. Eu não preciso gostar de alguém nem conviver com ele, nem admirá-lo, mas o respeito está em primeiro lugar quando me relaciono com alguém, seja no trabalho, na vizinhança, no posto de gasolina ou supermercado. Não preciso ser o mais simpático, não que isso não seja importante, mas se eu demonstrar respeito, já será a base do meu relacionamento interpessoal.
 
Sabendo dos cinco pilares da IE, você já consegue praticar diariamente essa ferramenta tão necessária e importante. Seja em casa, no trabalho, na liderança, na gestão de pessoas, em sala de aula, enfim a IE é usada para tudo na nossa vida.

A inteligência emocional realiza um processo de descobrimento interior que se materializa através de atitudes e comportamentos sociais.

Como quero que as pessoas me vejam? Desequilibrada? Estressada? Qual imagem eu quero que tenham de mim: focada? Racional? Que tipo de impressão quero deixar na memória das pessoas? Pense nisso.

Todos temos um temperamento explosivo, impulsivo, ciumento, agressivo, mas será que tem de ser sempre assim? Será que, no decorrer da nossa existência, não é melhor ir em busca do equilíbrio e ir corrigindo esses deslizes comportamentais? A IE faz isso, ela amadurece nosso comportamento porque saberemos como lidar com todos esses sentimentos de forma prática e racional.

Comece hoje a praticar a sua IE, é um exercício diário, mas você não vai se arrepender.
 
Boa semana!
 

 
Esta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.


 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90