Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/03/2020 às 08h04min - Atualizada em 06/03/2020 às 08h04min

Poderosas

TANIA MALAMUD


A cientista Jaqueline Góes coordenou a equipe que sequenciou o genoma do Covid-19 | Foto: Divulgação


O Brasil foi um dos países onde mais rapidamente se obteve o sequenciamento do genoma do coronavírus Covid-19. Em dois dias, a contar da confirmação do primeiro caso, um homem de 61 anos que viajara à Itália, equipes do Instituto Adolpho Lutz e do Instituto de Medicina Tropical, em cooperação com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, conseguiram decodificar o RNA do vírus. A média em processos desse tipo é de 15 dias. A cientista baiana Jaqueline Góes de Jesus, do Instituto de Medicina Tropical, formada na Escola Bahiana de Medicina e especializada no Instituto Gonçalo Muniz, da Fiocruz, coordenou a equipe que sequenciou o genoma do coronavírus no primeiro caso no Brasil. “Ao sequenciar o genoma do vírus, ficamos mais perto de saber a origem da epidemia", explica Jaqueline.  A outra pesquisadora envolvida no estudo é Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP e coordenadora do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE). O mundo agradece!
 
CARNAVAL COM FLUXO DE CONSUMIDORES
 

O CEO da Seed Digital, Sidnei Raulino | Foto: Divulgação

 
Segundo a Seed Digital, empresa de coleta e análise de dados do varejo, o fluxo de consumidores no varejo físico brasileiro durante a semana do Carnaval 2020 aumentou 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado. “O resultado foi impulsionado pelos segmentos de farmácia, vestuário e cosméticos”, diz Sidnei Raulino, CEO da Seed Digital. Entre os dias 22 e 23 de fevereiro, o fluxo de pessoas caiu 5% e 11%, respectivamente em relação ao fim de semana de carnaval de 2019, na comparação anual. Em compensação, o movimento apresentou avanços de 26% na segunda-feira (24) e de 4% na terça-feira (25). “Por mais que a data não seja forte no setor varejista como um todo, o resultado está alinhado com a expectativa do mercado de um ano de recuperação em relação a 2019”, declara Raulino. Comparando com a média das semanas do ano, foi registrada queda de 7,7% no movimento, desempenho já esperado pela sazonalidade do feriado, segundo o CEO da Seed Digital.
 
QUEBRANDO BARREIRAS
A TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, fará Manuela Avena entrar para a história. A jornalista será a primeira mulher a narrar uma partida da Copa do Nordeste, principal competição de clubes da região, e que é exibida pelo SBT com exclusividade em TV aberta. Manuela vai narrar o duelo entre Bahia e Confiança-SE, amanhã, pela sexta rodada da Copa do Nordeste. A transmissão será apenas para o estado da Bahia.
 
COMÉRCIO AOS DOMINGOS
Pesquisa realizada pela CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e pelo SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, revela que 75% dos brasileiros acham importante abrir as lojas de rua, shoppings e supermercados aos domingos e feriados, sendo que 45% consideram que deveriam ser abertas em horário reduzido e 29% em horário normal de funcionamento.
 
EVENTO CERVEJEIRO
Ainda dá tempo de aproveitar a primeira edição do Sunset Beer Festival, evento que une experiências gastronômicas e cervejas artesanais, que começou ontem e vai até amanhã, no espaço de convivência do Praça Uberaba, no piso superior, em Uberaba. 
 
UBER DE DUAS RODAS
Nesta semana, a Uber estreou o serviço de patinetes elétricos na cidade de São Paulo. O custo do serviço será de R$ 0,90 por minuto.
 
EMPREENDER É PODER
O Sebrae acaba de lançar o “Empreender é poder”, espaço exclusivo dentro do Portal Sebrae para o empreendedorismo feminino. São diversos conteúdos, como artigos, dicas e informações sobre os projetos da instituição voltados para mulheres que sonham em empreender ou já possuem uma empresa.
 
DEPOIS DE QUASE TRÊS ANOS...
Os Estados Unidos reabriram o mercado de carne bovina ‘in natura’ do Brasil. As vendas deste produto estavam suspensas desde junho de 2017, motivado por irregularidades na fiscalização sanitária.
 
INVESTIMENTO EM LEITURA
Neste ano a
Livraria Leitura deve se tornar a maior rede do segmento no Brasil, com 79 unidades. A empresa pretende abrir, ainda neste primeiro semestre, unidades em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Brasília. O investimento total é de cerca de R$ 10 milhões.
 
MERCADO QUE CRESCE
O mercado de automóveis elétricos e híbridos no Brasil não para de crescer. Até 2025 a Volkswagen vai lançar no Brasil seis novos modelos de automóveis desse tipo no país. Em 2019, 11 mil carros desse tipo foram vendidos contra 4 mil unidades em 2018.
 
EM BUSCA DE EMPREENDEDORES
A fim de ampliar em 20% sua rede de cafeterias ainda em 2020, o Grupo Fran’s Café está em busca de empreendedores. O objetivo é aumentar para 120 unidades da marca, que hoje conta com 100. Uberlândia está entre as cidades que o grupo tem interesse.

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

















 

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90