08/12/2019 às 09h30min - Atualizada em 08/12/2019 às 09h30min

Sem limites

Colunista Interina Daniela Monteiro
No dia 03 celebrou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e para chamar atenção para esta importante  data batemos um papo com a Gabriela Paiva, Gerente Executiva Comercial de Lojas Próprias da TIM, que contou um pouco da sua trajetória como profissional, lembrando que a deficiência não é um impedimento para a evolução em sua carreira. Após uma caxumba, Gabriela perdeu 100% da audição do ouvido esquerdo. O início da sua carreira na TIM foi em Minas Gerais, na cidade de Sete Lagoas, como vendedora de uma loja. Após o fechamento do estabelecimento, ela recebeu a indicação para um processo para área de atendimento ao cliente. A vaga não foi preenchida por Gabriela, mas a oportunidade rendeu uma oferta para trabalhar em Belo Horizonte, também em uma loja. “Costumo dizer que é mais uma questão de adaptação e transparência. Trato o assunto de forma muito aberta e sempre contei com a compreensão dos meus colegas. Se estou em uma reunião ou treinamento, busco me posicionar para ouvir melhor e, caso não entenda, peço que a pessoa repita a frase. O mais bacana é que, ao longo desses meus 18 anos na TIM, percebo a boa vontade das pessoas em ajudar”, conta. Gabriela, que hoje trabalha na sede da companhia, no Rio de Janeiro, revela que em sua equipe há mais dois colaboradores com deficiência.
 
Quando descobriu a deficiência e quais foram os meios encontrados para superar os desafios? 
Tinha 6 anos de idade, tive uma virose e perdi a audição total de um dos ouvidos.
Nunca fiquei lamentando por ter perdido a audição, nem mesmo quando era criança. Sempre tratei com naturalidade. Sempre peço para repetir a fala, quando não entendo algo, informo às pessoas que não escuto de um dos ouvidos, para que tenham paciência e entendam a minha necessidade.
 
Quais foram as maiores dificuldades que encontrou e o maior desafio do dia a dia?
As dificuldades são do dia a dia, como por exemplo, ter que me posicionar bem em uma reunião para conseguir ouvir direito, tenho que concentrar no que as pessoas falam, pois escuto menos. Às vezes as pessoas me chamam e eu não respondo, por isso é importante que elas saibam que tenho uma limitação auditiva, para que não achem que fui mal educada. Enfim, as dificuldades são relacionadas às situações do dia a dia.
 
Como classifica a TIM quanto às oportunidades oferecidas para pessoas com deficiência?
É uma empresa que te proporciona todas as oportunidades e condições de trabalho e crescimento. Trata todos com igualdade. Costumo dizer que características profissionais como proatividade, criatividade, inovação e liderança, não são limitadas pela deficiência.
É preciso que esta comunicação seja divulgada, para trazer profissionais com deficiência. Para que todos saibam que têm oportunidades no mercado de trabalho e que empresas, como a TIM, buscam estes profissionais.
 
Sente ou já sentiu preconceito por parte das pessoas?
Não, nunca sofri preconceito. Mas como já disse, é preciso tratar a deficiência com naturalidade. Falar sem milindres, para que as pessoas também te tratem com igualdade.
 
Poderia contar uma passagem da sua vida profissional que te fez feliz?
Tive muitas durante todos estes anos, mas a mais recente e sem duvida a mais gratificante, foi poder gerir 2.300 pessoas em todo Brasil e ser reconhecida como exemplo por elas.
 
Gerente executiva comercial de lojas próprias da TIM, Gabriela Paiva | Foto: Divulgação
 
MORADIA DE GRIFE
Uberlândia tem atraído muitos empreendimentos imobiliários de leste a oeste, de norte a sul. Quem está chegando na cidade é a Tamboré Urbanismo, com 39 anos de história, e vai começar por aqui sua expansão fora de São Paulo. O condomínio residencial com infraestrutura de alto padrão na zona sul vai ter o paisagismo assinado pelo renomado Benedito Abbud. Recentemente, Abbud esteve na cidade, juntamente com o diretor geral, Marcelo Puntel, em um encontro com corretores para contar os detalhes do seu projeto para o Tamboré Uberlândia. O investimento é de R$ 43 milhões, com estimativa de Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 110 milhões. As atividades irão gerar cerca de 200 postos de trabalhos diretos e 900 serviços diretos e indiretos depois de finalizado (24 meses).
 
Arquiteto Benedito Abbud | Foto: Divulgação
 
INVESTIR É PRECISO
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) cortou a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 5,5% para 5% ao ano, a menor taxa de juros dos últimos 30 anos. Muitos especialistas dizem que é momento de investir na própria empresa e em imóveis, o que fortalecerá o mercado imobiliário.  A empresária e consultora de negócios Tomaídes Rosa é uma dessas especialistas que explica o impacto da decisão do governo na economia. “Empreender é a palavra de ordem. É hora de investir no próprio negócio. Se há economias guardadas e não for investir, a pessoa vai perder porque não rende mais. Não existe mais aplicação no Brasil. Agora é investir no negócio próprio ou no negócio dos outros que são os fundos, a bolsa ou mercado chamado housing estate (mercado de imóveis), porque se o poupador deixar o dinheiro no banco vai perder a capacidade de compra”, enfatiza. Em Uberlândia, construtoras e incorporadoras da cidade e de fora tem lançado inúmeros empreendimentos verticais, horizontais e em diversas regiões da cidade. Uma delas é a Construtora Altti e a Áquila Participações, de Belo Horizonte, que estão construindo no bairro Granja Marileusa o Innovatti Center, edifício exclusivo para o público corporativo, com toda a estrutura física para receber qualquer tipo de negócio. O Innovatti conta com 246 vagas de estacionamento e sistema rotativo para visitantes, quatro elevadores modernos e salas corporativas de 25 a 432 m² com infraestrutura para instalação de ar condicionado. O prédio de negócios terá ainda bicicletário com vestiário e um andar de uso comum com auditório e três salas para reuniões maiores.
 
Consultora de negócios, Tomaídes Rosa | Foto: Divulgação
 

BONS RESULTADOS
O varejo on-line tem motivos de sobra para comemorar os bons resultados da Black Friday e da Cyber Monday. Um levantamento realizado pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, mostra que ambas as datas movimentaram R$ 5,96 bilhões de quinta-feira (28/11) a segunda-feira (02/12). O valor representa aumento de 35,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos quatro dias de vendas, segundo levantamento da ClearSale, empresa especialista em antifraude, o prejuízo evitado com fraudes aumentou 38,6% e a companhia colaborou para garantir mais segurança nas transações, com R$ 39,7 milhões de fraudes evitadas.
 
SUPERAPP
O Uber está numa corrida diária para se tornar um superapp de mobilidade urbana. Além dos seus serviços mais conhecidos de transporte de passageiros e delivery de comida através do Uber Eats, a empresa está investindo em outras modalidades ao redor do mundo, como bicicletas elétricas, helicópteros e a novidade que acaba de chegar ao Brasil: os patinetes elétricos.
 
NOVAS VAGAS
Quem quer começar 2020 empregado tem a oportunidade de se candidatar a uma das 391 vagas abertas na Callink. As vagas são para atendimento ao cliente com foco em ofertas do segmento de telecom e atendimento de relacionamento. Esta é uma ótima possibilidade para quem está em busca de uma primeira oportunidade no mercado de trabalho, assim como para aqueles que buscam recolocação profissional ou mudança de área. Para estas vagas não são exigidas experiências anteriores, existem horários de trabalho diferenciados e os contratados terão oportunidades de crescimento e ascensão profissional.
 
NOVOS CURSOS
'O Centro Universitário Una Uberlândia, que faz parte da Ânima Educação, ampliará as oportunidades para quem busca iniciar uma faculdade. A partir de 2020, os cursos de agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, direito, estética e cosmética, fisioterapia, medicina veterinária, odontologia e psicologia serão oferecidos também no período da manhã.
 
DICA DE NATAL
O Center Shopping Uberlândia inaugurou na última sexta-feira a 'Vila de Natal', um espaço gratuito, onde os clientes poderão celebrar com a família e os amigos, momentos de muita beleza, magia e sabores. No mesmo dia começou a campanha de Natal, em que os clientes poderão trocar cupons de compras por panetones trufados Kopenhagen e concorrer a um Jeep Compass 0KM.
 
VOU DE ÔNIBUS
A Companhia de Administração de Terminais Urbanos e Centros Comerciais (Comtec) e o Pratic Shopping, em parceria com as empresas de ônibus Sorriso de Minas, Autotrans e São Miguel, realizam a terceira edição da ação “Ônibus do Papai Noel”. Um ônibus totalmente decorado com motivos natalinos irá circular pela cidade, proporcionando aos clientes uma experiência encantadora com muita música, teatro, contação de histórias, distribuição de brindes e muito mais. O ônibus realizará passeios de segunda à sexta-feira, entre os dias 9 e 24 de dezembro.
 
NOVIDADE NA CARTA
Reconhecido como um local de celebrações, o Outback inova de novo e traz dois lançamentos feitos com cortes de carnes diferentes e servidos em tábuas com molhos e acompanhamentos para compartilhar. O menu exclusivo é chamado Mates Club e oferece aos clientes diferentes ingredientes para que eles possam se inspirar e montar deliciosas combinações. A boa nova é a apresentação de um brisket braseado e um cupim grelhado que estão presentes nas duas opções do menu e que, marinados e cozidos lentamente para garantir suculência e sabor, prometem conquistar fãs.


*Esta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.






 
Relacionadas »
Comentários »