Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/09/2019 às 08h00min - Atualizada em 01/09/2019 às 08h00min

Sempre atrasado? Mude os hábitos!

KELLY BASTOS (DUDI)

Chegar na hora certa é um comportamento educado e uma atitude que mostra que você se importa com as pessoas e não quer deixá-las esperando. No entanto, muita gente não consegue ser pontual. Tudo é uma questão de hábito. E, mesmo os atrasadinhos, podem conseguir chegar na hora certa dos compromissos – a menos, é claro, que haja imprevistos.

Mas, no geral, algumas dicas podem ajudar aqueles que têm dificuldades com a pontualidade.

1. Fazer uma contagem para trás a partir do momento em que precisa chegar em algum lugar
Funciona assim: se você tem um voo às 19h30, precisa estar no portão de embarque às 18h45, o que significa que deve estar no aeroporto às 17h45, para ter tempo para passar pelos procedimentos de segurança e embarcar. Para isso, precisaria sair de casa às 16h45, mas, contando com a possibilidade de haver trânsito, melhor sair às 16h30. É claro que chegar atrasado para um voo é diferente de se atrasar para um café com um amigo, mas os mesmos princípios podem e devem ser aplicados para que isso se torne um hábito.

2. Prestar muita atenção no tempo que as coisas realmente tomam
Existem tantos fatores que impedem alguém de chegar ao lugar certo no momento certo, mas muitas vezes passam despercebido. O tempo esperando que a porta da garagem se abra, o tempo esperando o elevador, o tempo caminhando do carro até o local. Essas coisas se somam e podem se transformar em um tempo maior. Por isso, não as subestime quando for calcular quanto precisa para chegar a algum lugar.

3. Colocar algumas coisas em ordem para tornar a vida um pouco mais eficiente
Alguns detalhes no dia a dia ajudam a deixar a vida mais organizada e facilita o cumprimento dos horários. Por exemplo, deixar as chaves sempre no mesmo lugar (e não perder tempo procurando), separar com antecedência as roupas que vai usar (para não precisar ficar escolhendo pela manhã) e deixar na bolsa tudo o que costuma precisar.

4. Aceitar que, com atraso, não conseguirá fazer tudo
Se precisar responder um e-mail, espere até que já esteja no caminho e no tempo certo. Tentar fazer isso antes, mesmo que rápido, já gera um pequeno atraso que acaba se acumulando ao longo do dia e impedindo que outras coisas sejam realizadas. Não é o ideal, mas é uma boa alternativa.

5. Antecipar tudo em 10 minutos ou mais
É como um seguro de pontualidade. Se marcou às 17h, faça o cálculo para chegar 10 minutos antes. Assim, se encontrar alguém pelo caminho ou tiver algum imprevisto, não vai impedir de chegar na hora certa. Outra dica é arredondar o cálculo para cima – se vai levar 15 minutos, diga a você mesma que vai levar 20 e se programe desta forma.

6. Programar muitos alarmes
Eles não devem ser usados apenas para a hora de acordar. É possível colocar no celular um alarme ou um lembrete com várias outras coisas durante o dia. Isso poupa tempo e torna a vida mais eficiente, mesmo que a princípio cause um certo nervosismo ao ouvir o alarme por muitas vezes. Entrar nas redes sociais, parar algo para responder a um e-mail, clicar em um link que alguém mandou no grupo… é divertido, mas é uma distração e pode realmente atrasar. Quando precisar se concentrar em alguma tarefa que demande uma quantidade razoável de tempo, desligue o celular.

8. Sempre planejar sair mais cedo
Uma regra de ouro: sair cedo é sair na hora e sair na hora é sair atrasado. Mesmo que você minta para si mesmo, é importante se planejar para estar sempre alguns minutos antecipado. Assim, ainda que houver cinco minutos de atraso, você conseguirá chegar na hora. Todas essas pequenas atitudes no dia a dia são formas de ir organizando melhor o tempo e se habituando a fazer coisas que vão ajudar a não perder mais a hora dos compromissos.

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90