16/06/2019 às 08h00min - Atualizada em 16/06/2019 às 08h00min

Tenha equilíbrio entre vida pessoal e profissional

KELLY BASTOS (DUDI)
Domingo, hein? E o tempo voando!

Pergunta 1: você é uma daquelas pessoas que não sabe como ter tempo para se dedicar à carreira e à vida pessoal e ainda ter sucesso em ambas?

Pergunta 2: você sente que é um desafio ter equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional? Muitas vezes você pensa que para ter equilíbrio na sua rotina o dia precisaria de 48 horas?

Sim para as duas perguntas? Então, leia essas dicas e, acredito, se pensar bem e colocá-las em prática, terá mais chance de ter uma vida mais plena e realizada, sabe por que? Porque você pode ter tudo!

A maioria de nós passa várias fases na vida, certo? Onde, ou estamos super bem no trabalho, estudando e evoluindo, enquanto a vida pessoal existe no tempo que sobra, se sobra, né? Já em outros momentos, a gente dá atenção para o lado pessoal, para nós e nossos relacionamentos, e aí a evolução profissional cai. Mas o tempo vai passando e aí, dia após dia, a gente consegue manter os pilares da vida equilibrados e ao mesmo tempo se sentindo mais descansada. Será?

Desanimem não, que a nossa consultora, Eliana Alves Pereira, Psicóloga, Coaching, vai ensinar cinco passos para ter uma vida plena, equilibrando seu lado pessoal e profissional. Além de falar sobre suas próprias experiências.

Passo 1: Avalie como está sua vida hoje
Para mudar precisamos entender como estamos hoje. Faça um raio x da sua situação atual e avalie como está cada pilar da sua vida. Para ter mais clareza você pode dar uma nota de 0 a 10 para o quanto você está plena em cada aspecto. Avalie pelo menos 10 pilares importantes para sua felicidade, como por exemplo: conjugal, filhos, família (pai, mãe, irmãos e etc.), financeiro, profissional, espiritual, saúde, social, emocional, intelectual, contribuição (ao próximo ou ao mundo).
Entenda o que está bom e o que pode melhorar. Neste momento é importante que seja muito verdadeiro consigo. Você não precisa mostrar esse resultado para mais ninguém. Então se permita externar suas insatisfações pois, enquanto negar a verdade, não poderá transformá-la em algo melhor.

Passo 2: Defina suas prioridades
Muitas vezes perdemos tempo e energia fazendo um milhão de coisas que, se você parar para analisar de perto, não são tão essenciais. Nos deixamos levar pelo hábito ou pelas cobranças e assumimos papéis e obrigações que nem sempre são necessários, deixando de lado o que é importante. Você cuida dos filhos da amiga, participa de reuniões de condomínio, olha redes sociais, vai em eventos, mas não arruma tempo de marcar aquele médico que está há dois anos precisando ir ou de fazer uma caminhada de 30 minutos duas vezes na semana para ter mais saúde.

Para acabar com isso, analise tudo que você faz no seu dia. Se for necessário, ande com um caderninho na bolsa e anote tudo durante uma semana. No final você vai identificar diversas atividades que podem ser eliminadas por completo ou ao menos ocorrer com menos frequência, abrindo espaço na sua agenda para o que realmente for importante para você.

Um ponto fundamental é entender que a maioria das pessoas sente que não tem tempo, mas ainda assim muitas conseguem equilíbrio entre vida pessoal e profissional, isso é porque aprenderam a arte da priorização. Cada segundo da sua vida é uma escolha e quando você escolhe dizer sim para algo está dizendo não para várias outras coisas, então entenda o que realmente importa para você e faça escolhas conscientes.

Passo 3: Defina um tempo na sua agenda para você.
Ter momentos só seus, de prazer e felicidade, é indispensável para uma vida equilibrada. Coloque na sua agenda um tempo para você, nem que seja 30 minutos por semana. Quando se permite relaxar e fazer algo prazeroso, sem ter que agradar ninguém, você recarrega a bateria e isso te torna mais produtivo e criativo para fazer outras atividades melhor.

Você pode me dizer que não tem tempo nem de dormir, quanto mais de parar para ficar sozinho aproveitando a vida. “Eu já disse isso um dia também. Quando estava fazendo minha transição de carreira e trabalhava de 11 a 13 horas por dia. Nesse tempo eu não ia à academia, só comia comida congelada, só lia e assistia coisas importantes para o trabalho. Fazendo uma sessão de coaching vi que minha vida não tinha nada além de trabalho e decidi tentar uma pequena mudança. Passei a tirar meia hora duas vezes na semana e sentar em algum lugar agradável só para tomar um café que eu amava e não fazer mais nada além de apreciar o café. Essa pequena mudança me trouxe mais criatividade, mais disposição, mais leveza e alegria de viver. Isso tudo tornou meu trabalho melhor e mais produtivo, além de me fazer mais feliz”.

Se presenteie, afinal você é o personagem principal da sua vida! Escreva sua história de maneira extraordinária.

Passo 4: Tenha metas
Quando você sabe onde quer chegar é possível escolher o melhor caminho para chegar lá. Para ter equilíbrio é importante ter objetivos e prioridades. Você precisa entender onde está hoje, qual seu objetivo e então ver o que está faltando para alcançar a realização. Se você não sabe o que quer, o que aparece serve; então você vai preenchendo seu tempo com atividades que não te levam na direção certa.

Após passar pelos passos 1 a 3, você terá clareza de que pilares precisa desenvolver para se sentir satisfeita e terá espaço na sua agenda para agir em direção aos seus objetivos. Agora trace metas claras e mensuráveis para cada pilar, divida cada meta em etapas menores com prazo para cada etapa. Esse será o seu plano de ação e deverá contemplar todos os pilares que são importantes para você desenvolver. Quando terminar o plano de ação verifique se realmente contemplou todos os pontos importantes para ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Passo 5: Tenha um planejamento semanal bem estruturado
A melhor forma de ter tempo para tudo, inclusive para relaxar, é agir de maneira produtiva. Existem muitas formas de ser produtivo, e ter organização é requisito comum entre todas as teorias que já estudei. Ter uma agenda bem definida que agrupe atividades similares, priorize metas e contemple sua vida pessoal e profissional; é a melhor maneira de ter uma rotina equilibrada e feliz.

Saliento que você não deve ser escravo da sua agenda, use o bom senso, entenda suas prioridades e o que é importante para você na hora que tiver que decidir seguir ou não seu planejamento. Uma agenda inteligente deve ser sua aliada na construção de uma vida extraordinária. Semanalmente separo de 30 a 60 minutos para meu planejamento semanal e isso me permite produzir muito mais no trabalho. Me dá um sentimento de leveza por saber o que é importante ser feito naquela semana, me permite tomar decisões de forma estruturada e dar foco para minha saúde e vida pessoal com a mesma importância que atribuo ao trabalho.

Espero que essas dicas te ajudem a criar uma rotina mais feliz e alcançar o tão sonhado equilíbrio entre vida pessoal e profissional! Comece a construir hoje a vida que quer viver amanhã.



*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Tags »
Relacionadas »
Comentários »