Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/05/2018 às 17h23min - Atualizada em 28/05/2018 às 17h23min

Pão de queijo premiado

TANIA MALAMUD | COLUNISTA
Helder Mendonça, presidente da Forno de Minas | Foto: Divulgação
   
A Forno de Minas acaba de ser premiada no “Business Press Award 2018” como a marca brasileira mais bem-sucedida nos Estados Unidos na categoria de alimentos. O reconhecimento foi feito por líderes de negócios, mídia local e associações como BACCF, Câmara de Comércio Brasileira da Flórida, BBG, Grupo Empresarial Brasileiro, e ABI-Inter, Associação Brasileira de Imprensa Internacional. O setor internacional é um dos que mais crescem na companhia, com metas de incremento de mais de 100% na receita da empresa até 2020. Na foto, o presidente da Forno de Minas, Helder Mendonça.

PASSA O CARTÃO
 
No ano passado, o Assaí Atacadista lançou o Passaí, cartão de crédito próprio que passou a integrar as formas de pagamento aceitas nas lojas da rede em todo o Brasil. Com o cartão, os clientes têm a vantagem de pagar o preço de atacado comprando apenas uma unidade de determinado produto – ou seja, não é preciso adquirir uma quantidade mínima definida para aproveitar a economia proporcionada nas compras em atacado. Esse benefício é inédito no segmento de atacado de autosserviço do Brasil. Na foto, Belmiro Gomes, presidente Assaí Atacadista. De acordo com dados de março deste ano, mais de 300 mil clientes já adquiriram o cartão Passaí. O número corresponde a uma média de 50 mil cartões emitidos por mês, confirmando uma demanda existente para esse tipo de serviço financeiro nas lojas do Assaí e o aumento do percentual de consumidores finais, que costumam utilizar esse formato de pagamento em outras redes de varejo. Em 2017, a rede inaugurou 20 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 20,1 bilhões, expansão de 28% em relação ao ano anterior.

SORRISO SAUDÁVEL
 
A partir do próximo semestre, a Faculdade Una oferecerá o curso de Odontologia no campus do Karaíba. Com cinco anos de duração, o curso já foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) e estará disponível no período da noite. O valor da mensalidade será a partir de R$ 1.800,00 de acordo com as condições nas épocas de matrícula, vestibulares de bolsas e demais campanhas promovidas pela Una Uberlândia. Desde a chegada da Una em Uberlândia foram investidos mais de R$ 20 milhões com aquisição e adequação das instalações para receber novos cursos, como o de Odontologia. "Fizemos uma completa reforma nos prédios, instalamos novos equipamentos multimídia nas salas de aulas, construímos novos laboratórios e o Centro de Inovação da Una – o Anima Lab, que tem se tornando referência na cidade, recebendo dezenas de eventos e parcerias com empresas, instituições e também atendendo a comunidade. Além disso, também investimos muito no treinamento de colaboradores, principalmente professores, e na adequação das ementas e processos de ensino que seguem o modelo de sucesso e qualidade da Una”, explica Elaine Benfica, diretora geral da Faculdade. 

AMBEV INVESTE EM MG
 
Nos últimos cinco anos, a Cervejaria Ambev investiu R$ 1,7 bilhão em suas operações nas unidades de Uberlândia, Juatuba, Contagem e Sete Lagoas e em seus centros de distribuição localizado no estado das mesmas cidades, onde também se encontra a cervejaria Wäls. Só no ano passado, a cervejaria gerou R$ 2,3 bilhões em impostos, considerando somente ICMS (imposto estadual sobre circulação de mercadorias e serviços). As unidades da Ambev em Minas Gerais empregam diretamente cerca de 3.400 funcionários. Em empregos indiretos, são mais de 170.000 postos de trabalho no estado - isso porque, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para cada emprego direto gerado em uma cervejaria, outros 50 são criados na cadeia produtiva.
 
BELEZA EM EXPANSÃO
 
A The Beauty Box, multimarcas de cosméticos que pertence ao O Boticário, retoma o plano de expansão e dá ênfase a Minas Gerais. Hoje, a marca conta com 51 lojas e oito delas passarão por reforma, começando por Uberlândia.  
 
REFORMA
 
Nesta semana passada, o prefeito Odelmo Leão assinou o contrato de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, BDMG, que permitirá que os prédios do Centro Administrativo e da Câmara Municipal de Uberlândia sejam revitalizados. São R$ 4 milhões disponibilizados para investimentos estruturais nos imóveis, que, inaugurados em 1993, nunca passaram por qualquer reforma.

SETOR COMEMORA

De acordo com a ABF, Associação Brasileira de Franchising, a receita do setor de franquia registrou um crescimento nominal de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O faturamento passou de R$ 36,890 bilhões para R$ 38, 762 bilhões.
 
BOLA NA REDE

A expectativa é de que a Copa do Mundo movimente a economia brasileira. Em Minas Gerais, os empresários do comércio têm boas perspectivas para as vendas que envolvem a principal competição de futebol do planeta, realizada, neste ano, na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho. A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de um impacto positivo de R$ 125 milhões no varejo do Estado.
 
NOVOS RUMOS
 
A empresa Lojas Americanas está estudando adotar o modelo de franquias para ajudar a expansão de suas lojas de conveniência a partir do ano que vem. A previsão é abrir de 30 unidades. Além disso, a empresa pretende fazer parcerias com escolas e hospitais para expandir os lugares de implementação de lojas de conveniência.
 
CONTRATADO!
 
Segundo a Fesa Group, consultoria de capital humano, as contratações em posições C-Level - leia-se conselho, presidência e diretoria - cresceram 25%, comparado a 2017. O dado representa uma recuperação, tendo em vista que houve queda de movimentações de alta gerência entre os anos de 2014 e 2016, como consequência da conjuntura econômica. A categoria marketing/vendas representou o maior índice de crescimento, praticamente dobrando o número de posições movimentadas. Do ponto de vista de setor, indústria, energia e agronegócios foram os que apresentaram o maior crescimento de posições criadas no ano.
 
SAMSUNG E SICOOB JUNTOS
 
A Samsung e o Sicoob, sistema financeiro cooperativo do Brasil, são os mais novos parceiros do Samsung Pay no País, ampliando o número de usuários contemplados pelos benefícios da plataforma de pagamentos móveis. A partir de agora, os consumidores poderão cadastrar os cartões Sicoobcard com bandeira Mastercard no aplicativo Samsung Pay e utilizá-los para realizar pagamentos nas funções débito e crédito de forma segura e prática.
 
EXPANDINDO
 

Como parte da estratégia de crescimento, a Natura pretende acelerar a expansão de lojas físicas no Brasil. Atualmente, a marca tem 19 lojas próprias no país e a expansão deve ir além das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
 
ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR
 
Recente pesquisa do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostrou que o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. Com isso, muitos empreendedores têm investido em franquias de refeições prontas, como o Mineiro Delivery. Criado há seis anos pelos irmãos Marlon e Gabriel Ventura, hoje a empresa serve 100 mil refeições por mês e no cardápio há em torno de 20 opções de comida mexida em box. Segundo pesquisa realizada em 2017 pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador – ABBT – o brasileiro gasta entre R$ 19,06 a R$ 26,12 por refeição.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90