Relembre a trajetória de Odelmo Leão na política de Uberlândia
Ex-chefe do Executivo venceu todas as eleições que disputou para prefeito da cidade
Odelmo Leão havia anunciado sua pré-candidatura a deputado estadual na semana passada I Foto: Reprodução/Facebook
Uberlândia perdeu, na noite desta segunda-feira (27), uma das figuras políticas mais influentes de sua história. O ex-prefeito Odelmo Leão, que comandou a cidade por quatro mandatos, morreu aos 80 anos após passar mal e ser levado às pressas para o Hospital Santa Genoveva, no bairro Martins. Ele teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
O Diário traz a cobertura completa sobre a morte do ex-prefeito.
CLIQUE AQUI E ACOMPANHE AO VIVO
A morte de Odelmo Leão gerou grande repercussão na cidade e também no estado de Minas Gerais. A Prefeitura de Uberlândia decretou luto oficial e cancelou todos os eventos institucionais em decorrência do falecimento de Odelmo. Sucessor de Odelmo e atual prefeito da cidade, Paulo Sérgio afirmou que a perda de seu antigo líder é difícil de mensurar.
"Escrevo esta nota com o coração profundamente apertado e triste. Perder alguém que fez parte da minha caminhada por mais de 20 anos é uma dor difícil de mensurar. Hoje, Uberlândia despede-se de Odelmo Leão, mas eu me despeço também de um grande amigo, um líder e uma referência pessoal. Independentemente de qualquer posicionamento político, o fato é indiscutível: Odelmo dedicou sua vida, de forma integral, à nossa cidade", disse Paulo Sérgio.
TRAJETÓRIA
Nascido em Uberaba no dia 26 de maio de 1946, Odelmo Leão cresceu em Uberlândia e iniciou sua carreira como bancário. Na década de 80, sua vida pública aconteceu representando o setor rural, base que sustentaria toda a sua carreira política posterior.
Sua primeira experiência política aconteceu na presidência do Sindicato Rural de Uberlândia, além de comandar a Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG). Na vida pública, ele também foi secretário municipal de Agricultura de Uberlândia, entre 1989 e 1990. Foi entre 1991 e 2002 que ele atuou como deputado federal em Minas Gerais, já pelo Partido Progressista (PP).
Renunciou ao mandato de deputado federal em duas ocasiões para assumir a Prefeitura de Uberlândia, cargo que exerceu de 2005 a 2012 e de 2017 a 2024. Ao longo da trajetória parlamentar, integrou e presidiu comissões ligadas à agricultura, além de participar de diversas comissões especiais, CPIs e frentes parlamentares. Eleito pela primeira vez em 2004, ele governou o município por 16 anos, distribuídos em quatro mandatos. Confira abaixo.
• 1º mandato: 2005–2008 (eleito em 2004)
• 2º mandato: 2009–2012 (reeleito em 2008)
• 3º mandato: 2017–2020 (eleito em 2016)
• 4º mandato: 2021–2024 (reeleito em 2020)
A aceitação de Odelmo Leão pelo eleitorado uberlandense se reflete nos números. Ao todo, foram quatro eleições vencidas, três delas já no primeiro turno (2008, 2016 e 2020), e apenas uma decidida no segundo turno, em 2004, quando teve 53,45% da preferência dos votantes contra João Bittar.
Em 2008, Odelmo Leão venceu a disputa contra Weliton Prado, tendo 59% dos votos. Em 2016, ele retornou à Prefeitura de Uberlândia com 72,05% dos votos, maioria absoluta das eleições daquele ano. Em 2020, ele foi novamente reeleito no 1º turno, obtendo 70,47% dos votos.
• 2004: eleito no 2º turno com 53,45% dos votos • 2008: reeleito no 1º turno com 59% dos votos • 2016: eleito no 1º turno com 72,05% dos votos
• 2020: reeleito no 1º turno com 70,47% dos votos
CAPÍTULO INTERROMPIDO
Mesmo aos 80 anos, a aposentadoria não estava nos planos de Odelmo Leão. No dia 20 de julho, uma semana antes de sua morte, Odelmo havia anunciado nas redes sociais sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PP nas eleições de outubro deste ano. Em publicação nas redes sociais, ele disse que ainda tinha maneiras de contribuir com o povo de Minas Gerais.
"Ao longo da minha caminhada, tive a oportunidade de participar de grandes transformações e deixar um legado do qual me orgulho. Mas o que sempre deu sentido a tudo isso nunca foram as obras ou os cargos. Sempre foram as pessoas. E continuar cuidando delas é o meu propósito. Porque acredito que a política só faz sentido quando melhora a vida de quem mais precisa.
Por isso, sou pré-candidato a deputado estadual e inicio uma nova etapa em minha vida, com o mesmo compromisso de sempre: servir às pessoas e trabalhar por Minas Gerais. (...) conheça os motivos que me fazem seguir em frente e iniciar essa nova caminhada. Afinal, quando existe propósito, sempre há uma nova forma de contribuir", disse Odelmo Leão na publicação.
O velório será aberto ao público e acontece desde às 10h, na Arena Sabiazinho. A entrada será pela avenida Anselmo Alves dos Santos. O sepultamento está previsto para 17h30, no Cemitério São Pedro, em Uberlândia.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
VEJA TAMBÉM:
• Aos 80 anos, morre o ex-prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão