16/08/2016 às 13h50min - Atualizada em 16/08/2016 às 13h50min

Síndrome do intestino irritado é doença silenciosa

Problema afeta uma em cada cinco pessoas e é mais comum em mulheres

Kompleta Comunicação

A síndrome do intestino irritado (ou SII) é uma doença que acomete o intestino e não tem uma causa orgânica específica. Ela é considerada uma doença de ordem funcional.
De acordo com o proctologista do Hospital Santa Clara, Dr. Renato Hugues Atique Cláudio, a doença pode ser associada a fatores como stress e ansiedade. “Os pacientes que possuem quadros de ansiedade e estresse tem uma pré-disposição à doença. Ela apresenta como sintomas dores na extensão abdominal e intestinal, diarreia e alterações nas fezes e em sua frequência”, diz.
Sobre o diagnóstico, o médico explica que não há um exame específico que detecta a doença. “Quando o paciente é recebido, se realizam exames, como a colonoscopia, para evidenciar a presença de tumores ou problemas mais graves na extensão intestinal”.
Após o exame e sem a presença de nenhuma doença mais grave, Renato explica como é feito o tratamento. “O tratamento é feito com base em medicamentos e uma dieta balanceada. Além disso, são dadas orientações ao paciente quando as causas da doença se relacionam ao estresse e ansiedade”.
Apresentamos aqui alguns fatores que podem causar a piora dos sintomas da síndrome do intestino irritado (SII):
- Refeições volumosas;
- Grande quantidade de gases no intestino grosso;
- Trigo, centeio, cevada, aveia, cereais, chocolate, leite e derivados, álcool;
- Bebidas que contém cafeína: café, chá e colas;
- Estresse e ansiedade.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »