Uberlândia teve uma participação de destaque nas Paralimpíadas de Paris 2024, somando 15 das 89 medalhas obtidas pelo Brasil. Com equipes formadas pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube, os paratletas que treinam na cidade garantiram quatro medalhas de ouro, quatro de prata e sete de bronze, além de estabelecer um novo recorde paralímpico.
A halterofilista Tayana Medeiros quebrou o recorde paralímpico na categoria até 86 kg ao levantar 156 kg, assegurando a medalha de ouro. Lara Lima, também do halterofilismo, conquistou o bronze na categoria até 41 kg, ao levantar 109 kg. Outros atletas de Uberlândia também participaram da competição, como Mateus Assis, 5º colocado na categoria até 107 kg, e Caroline Fernandes, 7ª na categoria até 79 kg.
Além do halterofilismo, a cidade foi representada na bocha por Mateus Carvalho, que alcançou as quartas de final, e no atletismo por Rodrigo Parreira, que ficou em 6º lugar no salto em distância, com a marca de 5,60 metros.
“Mais uma vez nossos paratletas mostraram ao mundo a força do paradesporto uberlandense, com a conquista de medalhas, além de boas colocações em todas as provas disputadas. Isso é consequência de um trabalho sério e dedicado desenvolvido diariamente pela Prefeitura de Uberlândia e seus parceiros”, destacou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
O Praia Clube levou 16 paratletas e 8 membros de comissões técnicas para a competição, com destaque para a natação, triatlo e tênis de mesa. No total, a equipe conquistou 10 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e quatro de bronze na natação, uma de prata no triatlo e duas de bronze no tênis de mesa.
Atletas como Gabriel Bandeira, Douglas Matera, Wendell Belarmino e Bruna Alexandre estiveram entre os medalhistas, consolidando o bom desempenho da cidade nas Paralimpíadas de Paris.
MEDALHAS
- Gabriel Araújo - 3 ouros (natação - 100m costas, 50m costas e 200m livre – classe S2)
- Gabriel Bandeira – 1 prata (100m costas - classe S14) e 2 bronzes (natação - Rev. Misto 4x100m livre e 100m borboleta – classe S14)
- Samuel Oliveira – 1 bronze (natação - rev. 4x50m livre – classe S5)
- Wendell Belarmino – 1 prata (natação - 50m livre – classe S11)
- Mayara Petzold - 1 bronze (natação - 50m Borboleta - classe S6)
- Douglas Matera - 1 prata (natação - rev. 4x100m livre misto - classe S12)
- Ronan Cordeiro – 1 prata (Triatlo – classe PTS5)
- Bruna Alexandre - 2 bronzes (Tênis de mesa - dupla feminina e individual)
- Lara Lima - 1 bronze (Halterofilismo - até 41kg)
- Tayana Medeiros - 1 ouro (Halterofilismo - até 86kg)