Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/09/2024 às 11h00min - Atualizada em 08/09/2024 às 11h00min

Agroindústrias familiares de Uberlândia produzem mais de 514 toneladas de alimentos processados por ano

Unidades transformam matérias-primas da agricultura e pecuária em produtos como queijos, mel, vegetais e carnes suínas

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Agroindústrias familiares são responsáveis pela produção de queijos, mel, geleias e outros produtos | Foto: Seapa/Divulgação

As agroindústrias familiares de Uberlândia produzem mais de 514 toneladas de alimentos processados por ano. Compostas por 17 unidades assistidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), as agroindústrias familiares transformam matérias-primas da agricultura e pecuária em produtos como queijos, mel, vegetais e carnes suínas, garantindo o sustento de muitas famílias e fortalecendo a economia local.

A produtora rural Inêz Gomes Rosa Borges iniciou na produção de queijos em 2012, após enfrentar dificuldades com a mão de obra na horta que mantinha anteriormente. “A gente trabalha só em família, eu, meu marido e dois dos meus três filhos. Não temos mão de obra de fora hoje”

Ela destacou os desafios de produzir queijo minas artesanal, que sofre influência de diversos fatores. “Depende do clima, do que o gado come e várias outras coisas, tudo interfere na qualidade do queijo”.

Na sua produção, a tradição familiar na produção de queijos vem de gerações. “Minha avó foi produtora de queijo, depois minha mãe, e em 2012 eu comecei. Nosso queijo já foi premiado algumas vezes, e tentamos sempre fazer o melhor para nossos clientes”

Além da produção de queijos, a família atua no turismo rural, atendendo visitantes nos finais de semana e feriados mediante agendamento. “Isso nos ajuda a controlar a quantidade de comida e o número de pessoas para atender”. Quem tiver interesse pode acessar o instagram @queijariagomes ou entrar em contato pelo telefone (34)99866-8575.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, a cidade conta com 21 produtores cadastrados em feiras específicas de produtores rurais, realizadas em diferentes pontos da cidade, como o Parque do Sabiá e a Praça Cívica. Para apoiar esses produtores, a prefeitura subsidia parte do custo de barracas padronizadas, facilitando a comercialização.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, criado em 2018, que visa potencializar negócios rurais e implantar novos empreendimentos, gerando emprego e renda. O município oferece suporte técnico em áreas como agroecologia, avicultura, turismo rural e aquicultura, além de parcerias com instituições como Incra e Emater para atender os agricultores familiares.

SUPORTE
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) oferece suporte técnico e promove a capacitação desses produtores, com foco em boas práticas agropecuárias, fabricação, gestão, rotulagem e comercialização. Segundo o coordenador técnico regional da Emater-MG em Uberlândia, Alessandro Salvador, a empresa também auxilia no processo de habilitação sanitária junto aos órgãos competentes.

Para Alessandro, além de gerar renda para os produtores, as agroindústrias também têm um papel fundamental no fortalecimento da economia local. “A comercialização de produtos de agricultores familiares não só aquece a economia, mas também preserva a cultura e a tradição da região”, disse.

A plataforma “Safra Agroindústria”, desenvolvida pela Emater-MG, registra e monitora a produção de alimentos, fornecendo dados atualizados que permitem a criação de políticas públicas mais eficientes, voltadas para o crescimento sustentável das agroindústrias familiares.

 

No final de 2023, a Emater-MG lançou uma plataforma de vendas online, com uma ampla variedade de produtos do meio rural. O site ÉdoCampo (www.edocampo.com.br) reúne a produção de 76 agricultores mineiros. São aproximadamente 470 itens para escolha, entregues no endereço indicado pelo comprador.

 

“O ÉdoCampo faz parte do Programa de Apoio à Comercialização Eletrônica de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar desenvolvido pela empresa, com o objetivo de ampliar as vendas da agricultura familiar, graças às tecnologias do comércio online.”


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90