No primeiro semestre deste ano, a Região Intermediária de Uberlândia registrou um aumento de 4,01% no valor total das exportações, atingindo US$ 1,53 bilhão. Esse crescimento foi acompanhado de um recorde no volume, com 2,19 milhões de toneladas exportadas, em comparação com 2,05 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior. Uberlândia e Araguari contribuíram com 63,42% do valor total das exportações da região.
No entanto, as exportações de Uberlândia, especificamente, apresentaram uma queda de 14,72% em valor, totalizando US$ 505,7 milhões. Em termos de volume, houve uma redução de 2,25%, com 1,004 milhão de toneladas exportadas.
Em entrevista ao Diário, Henrique Souza, economista do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (CEPES-UFU), explicou que a queda no valor exportado por Uberlândia se deve principalmente à redução dos preços da soja.
“Embora o volume de soja exportado tenha aumentado, a queda nos preços resultou em uma redução nas receitas de Uberlândia. Em contraste, as exportações de carne bovina e café cresceram significativamente, impulsionadas pela maior demanda dos Estados Unidos”, explicou Souza.
O economista destacou ainda que, embora a região tenha exportado mais em quantidade, os preços caíram. “Mesmo com a queda nos preços, a região teve um aumento nas receitas em dólares, porque o crescimento no volume exportado superou a queda dos preços”, concluiu.
Os principais produtos exportados pela região foram soja, açúcar, farelo de soja e pasta química de madeira. Confira abaixo mais detalhes sobre as exportações.
VALOR EXPORTADO POR MUNICÍPIO
*Fonte: Cepes/UFU
PRODUTOS EXPORTADOS NO PRIMEIRO SEMESTRE
*Fonte: Cepes/UFU