Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/08/2024 às 10h45min - Atualizada em 01/08/2024 às 10h45min

Prefeitura vai usar mapa de calor para buscar faltosos na vacina contra a coqueluche

Foco está em crianças, mulheres a partir da 20ª semana de gestação e puérperas com imunizante em atraso

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Crianças com maior índice de ausência estão no Tubalina, Presidente Roosevelt, Luizote de Freitas, Patrimônio, Aclimação, Morumbi e Alvorada I Foto: Reprodução/SMS/PMU

A Prefeitura de Uberlândia vai iniciar a busca ativa de crianças e mulheres com doses atrasadas da vacina contra a coqueluche. A procura pelo público-alvo será feita com a ajuda de um mapa de calor desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com o Município, cerca de 3,5 mil pessoas foram identificadas como faltosas.

A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal na população uberlandense. O público-alvo da vacina contra a coqueluche engloba crianças com menos de seis anos e mulher a partir da 20ª semana de gestação, além de puérperas que não se vacinaram durante a gestação.

No caso da coqueluche, infecção respiratória também conhecida como “tosse comprida” e transmitida por bactéria, as vacinas disponíveis são a tríplice bacteriana acelular tipo adulto (dTpa, voltada a gestantes) e a pentavalente (aplicada em crianças), ambas eficientes para impedir a manifestação da doença, que pode culminar com a morte do paciente.

Em 2023, a cobertura com a Pentavalente ficou em 88,85% e a com a dTpa, em 87,82%. A partir do mapa de calor, é feita a identificação dos locais com maior concentração de pessoas sem as doses para que as equipes das unidades de saúde agendem a visita domiciliar e atualização do cartão de vacina.

Por exemplo, na busca por crianças sem a vacina contra a coqueluche, o mapeamento indicou faltosos em bairros como Tubalina, Presidente Roosevelt, Luizote de Freitas, Patrimônio, Aclimação, Morumbi e Alvorada. Já as gestantes sem o imunizante foram localizadas em bairros como Tocantins, Jardim Brasília e Martins.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os dois imunizantes que previnem contra a coqueluche e outras doenças também estão à disposição da população, de segunda a sexta-feira, nas 74 salas de vacina do município e no Terminal Central. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), as salas funcionam das 7h30 às 16h30.

Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins, Planalto, Luizote e Pampulha, ocorrerá das 8h às 21h. Já nas  Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 18h30, e, nas UBSs dos bairros Roosevelt, Tocantins e Brasil, o atendimento será das 8h às 21h. Confira os endereços das unidades no Portal da Prefeitura.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Fiscalização e atendimento a romeiros começam na BR-365; veja a programação da festa em 2024


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90