A Mostra de Cinema Livre de Uberlândia (MoLiUdi) chega à cidade para tornar o acesso ao cinema e à arte mais inclusivo e democrático. O evento neste ano acontece no Parque do Sabiá, no campo próximo à portaria do Mundo da Criança, nos dias 24 e 25 de agosto, entre 16h e 22h. A participação é gratuita.
O evento promove a exibição de curtas-metragens, roda de debate com os realizadores, conversa com Daniel Queiroz, da Embaúba Filmes, discotecagem e show de encerramento no último dia. Na semana que antecede o fim de semana oficial do MoLiUdi, oficinas de cinema serão promovidas para jovens e adolescentes amantes do audiovisual.
Sem curadoria prévia e promovido em um espaço público, a Mostra de Cinema Livre de Uberlândia vai promover cinema acessível e feito para todos os públicos. Ao questionar as tradicionais janelas de exibição do audiovisual, a organização promove um cinema de rua com liberdade de curadoria, para incentivar cineastas da região e mostrar que cinema é sim acessível para pessoas que nem sempre têm acesso às salas tradicionais de cinema. A inscrição e a participação no evento são gratuitas. A mostra recebe filmes da região com qualquer temática, desde que a inscrição seja feita presencialmente e atenda os critérios técnicos de exibição: curta-metragem de até 20 minutos com classificação livre.
“Queremos fazer circular obras independentes. A mostra busca honrar a criação desses realizadores anônimos com um espaço de exibição de qualidade, não somente técnica, pensando na projeção da imagem e do som, mas de encontros, afetos e ideias. Após cada sessão, haverá uma roda de conversa com os realizadores e o público, incentivando outros possíveis realizadores a desengavetarem seus filmes em outros espaços de exibição”, disse o diretor e proponente, Lucas Cecchino.
A mostra é acessível em todos os aspectos e inclusiva para pessoas com deficiência. Também terá intérprete de libras, pipoca gratuita, assim como toda a programação que se concentrará no Parque do Sabiá, próximo da portaria do Mundo da Criança. Para contemplar os filmes, a proposta é que cada um leve um acessório de casa, como cangas, cadeiras de praia, almofadas, e assim possa ocupar o espaço de maneira confortável.
“A MoLiUdi vai oferecer uma experiência híbrida que combina cinema e arte multimídia em harmonia com o ambiente natural, levando em consideração as experiências sensoriais proporcionadas pela tecnologia e o acolhimento proporcionado pelo ambiente aberto e natural, sem os muros das salas de cinema, de modo que esse ambiente ocasione encontros de ideias, referências, debates, desejos, sem o silenciamento usualmente demandado pela sala de cinema. É aquele momento de assistir filmes enquanto conversa, come, bebe, se diverte, remetendo as primeiras experiências cinematográficas dentro dos “Nickelodeons” do século 19, que foram o gérmen do que se tornou as salas de cinema como conhecemos”, destacou Lucas.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
SESSÕES DA MOLIUDI
• Sessão competitiva Ocupe a Tela
Podem se inscrever curtas-metragens de até 20 minutos com tema e classificação livres. São duas sessões, uma em cada dia da Mostra, com 120 minutos, totalizando 240 minutos de exibição. Serão premiados os 3 melhores filmes de cada dia pelo júri popular. Os realizadores promoverão um bate-papo após cada uma das sessões. As inscrições serão feitas presencialmente, sendo preciso levar um pendrive com o filme e deixar com os organizadores do evento.
Quando e onde se inscrever?
• Dias 8 e 9/08 (quinta e sexta) no Centro Municipal de Cultura; entre às 9h e 18h30
• Dias 10 e 11/08 (sábado e domingo) no Parque do Sabiá; entre às 14h e 19h
• Dias 15 e 16/08 (quinta e sexta) no Centro Municipal de Cultura; entre às 9h e 18h30
• Dias 17 e 18/08 (sábado e domingo) no Parque do Sabiá; entre às 14h e 19h
• Sessão Videoarte
Essa é a sessão para os videoartistas exibirem suas obras. Nesta sessão, o evento leva em conta as diversas possibilidades de ocupação das telas e as diferentes experiências da arte digital. Serão aceitos materiais de até 20 minutos e a seleção segue a ordem de inscrição até preencher o tempo de tela disponível nas mais diversas linguagens, incluindo: artes visuais, plásticas, poesia, dramaturgia, coreografia, animação, stopmotion, dentre outras.
Quando e onde se inscrever?
Inscreva-se de forma digital pelo link entre os dias 16 de julho e 16 de agosto. São aceitos materiais de todo o território brasileiro.
CRONOGRAMA DA MOSTRA
Sábado 24/08
• 16h - 22h - Feira de Artesanato + Interação projeto Flutua + Videoartes
• 16h - 18h - Discotecagem (Set DJ Lara Pires)
• 18h - 20h - Cinema com a Sessão Ocupe a Tela
• 20h - 21h - Debate com realizadores
• 21h - 22h - Convidado especial - Daniel Queiroz, Embaúba Filmes
Domingo 25/08
• 16h - 22h - Feira de Artesanato + Interação projeto Flutua + Videoartes
• 16h - 18h - Discotecagem (Set DJ Lara Pires)
• 18h - 20h - Cinema com a Sessão Ocupe a Tela
• 20h - 21h - Debate com realizadores (incluídos alunos das oficinas) + Solenidade de encerramento
• 21h - 22h - Show Trio Jack Will
VEJA TAMBÉM:
• Fundinho Festival reúne nomes do jazz e blues em Uberlândia