A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está com três processos seletivos abertos para o preenchimento de vagas ociosas em diversos cursos de graduação. A instituição lançou, pela primeira vez, um edital específico voltado para o ingresso nos cursos de graduação para pessoas com 60 anos ou mais. Além disso, foram publicados novos editais para portadores de diploma e transferência facultativa.
A UFU está disponibilizando um total de 3.653 vagas, distribuídas em três modalidades de ingresso já no segundo semestre letivo de 2024. Um deles é para "Portador de Diploma de Curso Superior", destinado a diplomados em cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou com diploma validado por uma instituição de ensino autorizada. São oferecidas 1.291 vagas para esta modalidade.
A outra modalidade é a de "Transferência Facultativa", voltada para estudantes matriculados em cursos afins na Universidade Federal de Uberlândia ou outras instituições de ensino superior que desejam transferir-se para a UFU. Estão disponíveis 2.203 vagas. Por fim, a última modalidade é a de "Pessoas Idosas (60 + anos)", exclusivo para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, oferecendo até duas vagas por curso/turno, totalizando 159 vagas.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
INSCRIÇÕES
As inscrições para todos os processos seletivos ocorrem entre os dias 6 e 21 de agosto, devendo ser feitas pelo Portal de Seleção da UFU.
As taxas de inscrição variam conforme a modalidade: R$ 90 para portadores de diploma e transferência facultativa, e R$ 117 para pessoas idosas. Famílias de baixa renda podem solicitar isenção da taxa, devendo manifestar este interesse de 6 a 16 de agosto, seguindo os critérios especificados nos editais.
Os deferimentos das inscrições serão divulgados no dia 2 de setembro de 2024. Os resultados finais serão publicados no dia 25 de outubro, no Portal de Seleção da UFU.
Todas as provas serão aplicadas no dia 15 de setembro, no município de Uberlândia. Os processos seletivos incluem diferentes formatos de avaliação Confira abaixo.
• Portador de Diploma e Transferência Facultativa: 15 questões objetivas de Língua Portuguesa e uma Redação (etapa classificatória), seguidas por análise documental (etapa eliminatória);
• Pessoas Idosas (60+ Anos): prova de Redação em Língua Portuguesa (classificatória e eliminatória).
VEJA TAMBÉM:
• Mulher se passa por pediatra e leva recém-nascida do HC-UFU, em Uberlândia