Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/06/2024 às 16h00min - Atualizada em 07/06/2024 às 16h00min

Uberlândia realiza Dia D contra a poliomielite neste sábado (8)

Campanha de vacinação busca ampliar a cobertura vacinal do público-alvo contra a paralisia infantil

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Imunização é a única forma de prevenção contra a poliomielite I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

Acontece neste sábado (8), em Uberlândia, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. O objetivo da iniciativa é ampliar a cobertura vacinal do público que deve receber as doses. A única forma de prevenção contra a paralisia infantil é através da vacina, que é gratuita e está disponível nas salas de imunização da rede municipal de saúde.

A vacinação no Dia D será das 8h às 17 nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) Planalto, Luizote, Martins, Tibery e Pampulha, nas UBSs Roosevelt, Nossa Senhora das Graças, Brasil, Santa Rosa, Custódio Pereira, Tocantins, Patrimônio e Dona Zulmira e nas UBSFs Jaraguá, Shopping Park I, São Jorge II, Pequis, Morumbi I, Dom Almir e Canãa II. Além disso, estará, também das 8h às 17h, no Terminal Central e espaço Mundo da Criança do Parque do Sabiá. Das 10h às 17h, equipes estarão vacinando no Uberlândia Shopping.

O público-alvo para receber a dose extra da vacina são crianças de um ano a menores de cinco anos. Já as crianças menores de um ano devem atualizar o cartão de vacinal. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. O índice de cobertura vacinal em Uberlândia acompanha a média nacional, que também está abaixo do esperado de 90%.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontece até o dia 14 de junho. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, o país foi classificado em 2023 como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). 


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Rede supermercadista terá que pagar R$ 746 mil por vender caixas de sabão em pó falsificadas em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90