Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/01/2023 às 08h30min - Atualizada em 29/01/2023 às 08h30min

Nova exposição do MUnA traz obras produzidas por mulheres

“Acervo presente: mulheres ao centro” é resultado de iniciação científica feita por artista graduada na UFU

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Exposição contesta baixa participação das mulheres no acervo do museu | Foto: ANA LUÍSA GUIMARÃES E LUÍSA MALTA
Segue aberta até o dia 19 de março, no Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU), a exposição “Acervo presente: mulheres ao centro”. Com curadoria da artista visual Eduarda Cardoso, a exibição é resultado de uma iniciação científica realizada entre 2019 e 2020 e orientada por Tatiana Ferraz, do Instituto de Artes da instituição (Iarte).

O artigo intitulado “Artistas mulheres no MUnA: uma exposição com obras produzidas por elas e presentes no acervo do museu”, verificou que apenas 26% das obras presentes no acervo do MuNA eram de artistas do gênero feminino.

“Eu era estagiária e, quando eu comecei a trabalhar, percebi que não tinha muitas mulheres artistas no acervo. Comecei a pesquisar por conta própria e conversei com a professora que, na época, era coordenadora do museu. Falei ‘olha, estou fazendo uma pesquisa no acervo e percebi que tem poucas mulheres, vamos fazer uma pesquisa?”, relatou Eduarda.

Outra percepção da pesquisa é que, além do baixo número de artistas, havia poucas obras feitas por elas no MuNA. Pensando nisso, a artista visual reuniu mais de 50 obras de 26 mulheres, todas presentes no acervo, para trazer essas artistas ao centro do museu. Ela desenvolveu a expografia e submeteu ao edital de solicitação de espaço e foi contemplada ainda em 2019.

Entretanto, devido à pandemia de covid-19, a exposição só pode ser aberta em janeiro de 2023. A exposição traz obras de artistas renomadas, como Tomie Ohtake, que ainda não tinham ido para as paredes do MuNA. Segundo Eduarda Cardoso, que sonha em seguir a carreira de curadora, essa é a primeira exposição com tema feminino e feminista.
“É feita uma denúncia ao androcentrismo presente no mundo da arte e como os trabalhos produzidos por mulheres ainda são excluídos no contexto das instituições”, destacou a artista visual na divulgação da exposição.

A obra “Acervo presente: mulheres ao centro” pode ser visitada até 19 de março no Museu Universitário de Arte, no bairro Fundinho, em Uberlândia - MG.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90