A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) informou que o Ministério da Educação (MEC) liberou os recursos para quitar todas as bolsas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O montante de R$ 869 mil será utilizado para o pagamento de ações de assistência estudantil como os auxílios moradia, alimentação e transporte, entre outros referentes ao mês de dezembro, incluindo as bolsas-salário dos residentes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Os estudantes devem receber os recursos entre esta segunda (12) e terça-feira (13).
Além dos alunos de graduação, 679 bolsistas de pós-graduação vinculados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também deverão receber o pagamento das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado referentes a dezembro. “O pagamento será feito aos pesquisadores com conta no Banco do Brasil até esta terça (13)”, consta a nota da universidade.
Mesmo com a liberação do orçamento, a UFU comunicou que continua no vermelho, sem disponibilidade financeira para pagar as despesas básicas, em função do bloqueio de recursos discricionários.
“A instituição ainda está no aguardo de R$ 2,8 milhões que seriam destinados às contas pendentes com fornecedores e demais programas de fomento vencidos no início do mês”.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
RESIDENTES
Na última semana, os residentes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), Hospital Veterinário, Hospital Odontológico e do Centro de Referência Nacional em Hanseníase e Dermatologia Sanitária (Credesh) iniciaram uma paralisação das atividades. Com o pagamento das bolsas-salário, a intenção é que a greve seja finalizada nos próximos dias.
“Estão na expectativa de receber as bolsas nesta semana, o que já irá arrefecer o movimento”, disse o Sindicato dos Trabalhadores Técnico - Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SintetUFU).
VEJA TAMBÉM: