Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/11/2022 às 13h10min - Atualizada em 16/11/2022 às 13h10min

Ala médica do novo Pronto Socorro do HC-UFU ainda não tem data para ser inaugurada

Estrutura estava prevista para ser entregue em outubro; obra está 95% concluída, segundo a UFU

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Unidade precisará de montante para adquirir equipamentos médicos após a inauguração I Foto: Arquivo Diário

A primeira ala médica do novo Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) ainda não tem data definida para ser inaugurada. A entrega do setor estava prevista para ocorrer em outubro, conforme noticiou o Diário em junho deste ano. Segundo a UFU, o pavimento térreo da ala está com 95% das obras concluídas e pode ficar pronto nos próximos meses, mas dependerá ainda da entrega de fornecimentos pela construtora, além de ajustes finais de acabamento.

Durante coletiva de imprensa realizada na época, o reitor Valder Steffen Júnior comemorou o andamento dos trabalhos e o montante destinado à unidade, que vive um imbróglio há mais de 10 anos. O novo Pronto Socorro como um todo está com um avanço de 60% na ampliação.

A construção da nova estrutura vai integrar a parte física já existente do hospital e poderá qualificar o atendimento a pacientes do Triângulo Mineiro, além de oferecer mais conforto à população e aos colaboradores que atuam na unidade. Mesmo com a inauguração do espaço físico, o HC-UFU ainda deve precisar de aproximadamente R$ 50 milhões para equipar a unidade. Em nota, a UFU afirmou que a obra segue em andamento, com um total de 170 trabalhadores envolvidos.

"O pavimento térreo tem 6,4 mil metros quadrados. Esta área deverá abrigar salas de procedimentos especiais (sala cirúrgica e shock room), 65 leitos e equipamentos de imagem. Portanto, mesmo com a finalização da estrutura física, ainda serão necessários recursos para aquisição de equipamentos para a realização de tomografia, ultrassom, endoscopia, entre outros", diz o comunicado.




• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

IMBRÓGLIO
As obras do novo Pronto Socorro do HC-UFU já duram mais de 10 anos. A licitação começou em 2010 e o projeto começou a ser executado em 2012. Quatro anos depois, em 2016, as atividades foram paralisadas e a universidade anulou o contrato com a construtora em 2018. O impasse durou até abril de 2019, quando a instituição sinalizou a retomada da construção, mas a necessidade de uma quantia avaliada em R$ 25 milhões interrompeu mais uma vez os trabalhos.


Em setembro de 2019, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento para acompanhar a destinação de recursos para a execução da nova unidade, com o objetivo de resguardar os repasses para a conclusão da obra. Em dezembro de 2020, a UFU apresentou o novo consórcio responsável pela retomada do canteiro no bloco 8DJU.

"Depois de diversas dificuldades, ficamos praticamente cinco anos sem estar em atividade por falta de recursos. Tivemos dificuldades com a primeira empresa responsável pela construção, até que conseguimos fazer uma nova licitação e fomos muito felizes. Estávamos muito apreensivos porque os recursos até então disponíveis estavam se esgotando, e foi então que tivemos esse privilégio", disse Valter Steffen Júnior em junho.


VEJA TAMBÉM:

Primeira ala médica do novo Pronto Socorro do HC-UFU deve ser inaugurada em outubro


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90