Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/09/2022 às 16h18min - Atualizada em 30/09/2022 às 16h18min

Após nove dias, greve dos servidores é encerrada no HC-UFU

Paralisação foi finalizada nesta sexta (30) após audiência de conciliação; atendimentos serão retomados gradualmente

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Após nove dias, a greve dos servidores que atuam em hospitais universitários do país, incluindo o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), foi encerrada na tarde desta sexta-feira (30). O movimento reivindicava recomposição salarial para diversas categorias e tinha relação com as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Em Uberlândia, a decisão foi tomada após uma assembleia realizada nesta quinta (29), que contou com a participação de 255 profissionais das áreas de saúde e administrativo. Em nota, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) informou que ficaram definidos cinco pontos em audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho, e que deveria ser avaliado por cada sindicato filiado.

Entre os pontos estão a manutenção de todas as cláusulas sociais vigentes dos profissionais admitidos em caráter temporário, reajuste linear de 22,30%, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE), pagamento dos valores retroativos sobre salários e benefícios considerando os respectivos ACTs vencidos. Além disso, também ficou acordado que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) conceda também aumento de R$ 600 aos assistentes administrativos e aos técnicos em radiologia.

Por meio de nota, o HC-UFU informou que o funcionamento e reagendamento dos serviços serão retomados gradualmente. Já a Ebserh, também por meio de nota, disse que as medidas possibilitaram o fim da greve e o célere desfecho do ACT, como vinha sendo amplamente defendido pela empresa e aguardado pelos empregados.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

GREVE
Mais de 200 profissionais da área da saúde vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) entraram em greve no dia 21 de setembro. A paralisação afetou diretamente os serviços prestados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público de Minas Gerais (Sindsep/MG), Eliseu Campos, a paralisação envolveu profissionais como enfermeiros, assistentes sociais, médicos e administrativos. 

VEJA TAMBÉM:

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90