17/09/2022 às 14h00min - Atualizada em 17/09/2022 às 14h00min

Em oito meses, PRF registra mais de 500 acidentes nas rodovias de Uberlândia

Ecovias do Cerrado realiza um atendimento a cada dez minutos no trecho entre Uberlândia e Jataí

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
PRF frisa importância dos motoristas seguirem as leis de trânsito | Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

De janeiro a agosto deste ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Uberlândia registrou 518 nas rodovias que passam pela cidade, as BRs 050, 365 e 153. Apesar do quantitativo ser 12,64% menor do que o registrado no mesmo período de 2021, quando foram computadas 593 ocorrências, o número ainda preocupa o órgão que frisa a importância dos motoristas seguirem as leis de trânsito.  

Na visão do inspetor da PRF de Uberlândia, Felipe Saad, a população pode fazer sua parte para reduzir o número de acidentes e chamados durante viagens. De acordo com o policial, os motoristas devem seguir uma série de recomendações e cuidados ao prepararem um trajeto.

Para Saad, é fundamental que os motoristas realizem manutenção e revisão antes de sair em viagem, já que uma das principais causas dos acidentes está relacionada a falhas mecânicas. Outro ponto abordado pelo profissional é evitar o excesso de velocidade, respeitando o limite de velocidade da via e o fluxo do tráfego no trecho.

“Uma viagem na rodovia precisa ser planejada. O condutor tem que saber a distância que ele vai percorrer, saber os pontos de apoio e parada e as condições meteorológicas que ele vai encontrar no trecho. Tem que fazer esse planejamento e verificar as condições do veículo. Ele também precisa estar com o veículo em boas condições, com o sistema de arrefecimento funcionando, os pneus do veículo em condições e com o sistema de iluminação”, detalhou.

Felipe Saad chamou a atenção para o cuidado nas ultrapassagens. Segundo ele, antes de ultrapassar, é fundamental certificar-se de que tanto as placas quanto as faixas da pista permitem a ação. Muitos dos acidentes de trânsito acontecem porque a sinalização é ignorada. Não se deve ultrapassar em lombadas, curvas, pontes e trevos.

A atenção deve ainda ser redobrada em curvas para evitar acidentes nas estradas. Antes de iniciar uma virada, é preciso reduzir a velocidade e acelerar apenas quando já estiver no meio da curva. Se a curva for acentuada ou se a visibilidade e a aderência na estrada estiverem ruins, é fundamental reduzir a velocidade do veículo.

“Os acidentes que acontecem durante ultrapassagens geralmente são os de maior gravidade. Uma ultrapassagem só deve ser feita se o condutor tiver plena visão da pista, principalmente dos veículos que estão vindo no sentido contrário. Não pode iniciar uma ultrapassagem onde ela é proibida”, disse o inspetor.

ATENDIMENTOS
Dois anos após o início da operação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) entre Uberlândia e Jataí (GO), a Ecovias do Cerrado realizou um atendimento a cada 10 minutos ao longo dos 437 quilômetros de concessão das BRs 364 e 365. O número equivale a pouco mais de 109 mil acionamentos, representando uma média de 149 chamados por dia no trecho.

De acordo com dados divulgados pela concessionária, os problemas mecânicos foram uma das principais causas de acionamento no período. No total, a Ecovias do Cerrado prestou mais de 41 mil auxílios do tipo, sendo que 29,3 mil foram ocorrências relacionadas a panes mecânicas, seguido de pneus furados ou estourados (5,3 mil), panes secas (3,4 mil) e elétricas (3,2 mil).

Além de atendimentos prestados em acidentes, como remoções hospitalares ou tratamento de lesões, a concessionária também oferece ajuda a motoristas ou passageiros que apresentarem algum mal-estar durante a viagem. A estimativa é de que 3,1 mil usuários tenham recebido apoio da equipe médica ao longo dos dois anos de operação do SAU.

Para os atendimentos nas rodovias, a Ecovias do Cerrado possui uma equipe de 189 profissionais que atuam junto a uma frota de nove ambulâncias, três guinchos leves, três guinchos pesados, dois caminhões-pipas e dois caminhões-boiadeiros. Há ainda cinco viaturas de inspeção de tráfego, que percorrem o trecho 24 horas por dia.

Segundo o diretor superintendente da concessionária, Matheus Fernandes, a responsável pela concessão está equipada com uma variedade de ferramentas. Os veículos operacionais foram responsáveis por 89 mil atendimentos durante os dois anos, incluindo socorro mecânico de baixa complexidade (troca de pneus e recargas de baterias), remoções de objetos na pista, sinalização e orientação para o tráfego e até mesmo combate a incêndios. Quando não é possível resolver a situação na via, os guinchos entram em ação.

Total de atendimentos por tipo ou veículo:
Caminhão-boiadeiro – 215
Serviços de inspeção – 89.429
Socorro mecânico – 4.433
Atendimento médico – 3.152
Caminhão-pipa – 482
Remoção veicular – 11.434
Total – 109.145

“Se antes da concessão, o motorista ficava à própria sorte, tendo de solicitar recursos próprios em caso de panes ou até mesmo ocorrências mais graves, com a chegada do SAU, essa realidade mudou. O usuário trafega mais tranquilo e seguro sabendo que, além de uma rodovia com boas condições de pavimento e de sinalização, ele também contará com apoio especializado, caso precisar”, afirmou Matheus Fernandes.

Na rodovia, motoristas podem solicitar socorro médico, mecânico e remoções veiculares de forma gratuita, a qualquer hora do dia, pelo telefone 0800 0364 365. Já nas bases da concessionária, os usuários podem realizar paradas rápidas para descanso, tomar água, ir ao banheiro e sanar dúvidas sobre o trajeto.

CUIDADOS

Na visão do inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Uberlândia, Felipe Saad, a população pode fazer sua parte para reduzir o número de acidentes e chamados durante viagens. De acordo com o militar, os motoristas devem seguir uma série de recomendações e cuidados ao prepararem um trajeto.

Para Saad, é fundamental que os motoristas realizem manutenção e revisão antes de sair em viagem, já que uma das principais causas relacionadas a acidentes está relacionada a falhas mecânicas. Outro ponto abordado pelo profissional da PRF é evitar o excesso de velocidade, respeitando o limite de velocidade da via e o fluxo do tráfego no trecho.

“Uma viagem na rodovia precisa ser planejada. O condutor tem que saber a distância que ele vai percorrer, saber os pontos de apoio e parada e as condições meteorológicas que ele vai encontrar no trecho. Tem que fazer esse planejamento e verificar as condições do veículo. Ele também precisa estar com o veículo em boas condições, com o sistema de arrefecimento funcionando, os pneus do veículo em condições e com o sistema de iluminação”, detalhou.

Em entrevista ao Diário, Felipe Saad chamou a atenção para o cuidado nas ultrapassagens. Segundo ele, antes de ultrapassar, é fundamental certificar-se de que tanto as placas quanto as faixas da pista permitam a ação. Muitos dos acidentes de trânsito acontecem porque a sinalização é ignorada. Não se deve ultrapassar em lombadas, curvas, pontes e trevos.

A atenção deve ainda ser redobrada em curvas para evitar acidentes nas estradas. Antes de iniciar uma virada, é preciso reduzir a velocidade e acelerar apenas quando já estiver no meio da curva. Se a curva for acentuada ou se a visibilidade e a aderência na estrada estiverem ruins, é fundamental reduzir a velocidade do veículo.

“Os acidentes que acontecem durante ultrapassagens geralmente são os de maior gravidade. Uma ultrapassagem só deve ser feita se o condutor tiver plena visão da pista, principalmente dos veículos que estão vindo no sentido contrário. Não pode iniciar uma ultrapassagem onde ela é proibida”, disse o inspetor.

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