Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/08/2022 às 10h20min - Atualizada em 18/08/2022 às 10h20min

Dia D da campanha de multivacinação acontece neste sábado (20), em Uberlândia

Objetivo da iniciativa é verificar e atualizar cartões de vacina de crianças e adolescentes

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Segundo o Município, cobertura vacinal está abaixo da expectativa I Foto: Araípedes Luz/Secom/PMU

Neste sábado (20), acontece o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em Uberlândia. Dessa forma, os pais das crianças e adolescentes que optarem por completar o esquema vacinal dos filhos devem procurar as unidades de saúde das 8h às 17h. A faixa etária da campanha abrange o público entre zero e 15 anos incompletos.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia, Cláubia Oliveira, a cobertura vacinal está abaixo da expectativa. A média na cidade atualmente é de 80%, enquanto o preconizado pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 95%. A vacinação de todas as criança e jovens, segundo ela, é essencial para reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis.


Além da atualização do cartão de vacina, as crianças de um a menores de cinco anos devem tomar uma dose extra da vacina da poliomielite. A estratégia vem em um momento de baixas coberturas vacinas e a situação de risco que o Brasil enfrenta da reintrodução do vírus, e a vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. Por isso, a Campanha, bem como o Dia D, é uma grande oportunidade para os pais colocarem em dia o cartão de vacina dos filhos e reforçar a proteção contra várias doenças.

“A Campanha é mais uma chance que os pais têm de procurarem as unidades de saúde para deixar os filhos protegidos. Coma a ação no sábado, não tem desculpa para não verificar o cartão dos filhos. Se continuarmos com uma baixa cobertura, o reflexo disso, no futuro, é a volta de doenças que foram, inclusive, erradicadas”, detalhou Cláubia Oliveira.


COVID-19
As vacinas da covid-19 poderão ser administradas na população a partir de três anos de idade de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação nas crianças acima dos três anos começou no dia 20 de julho. Assim como no esquema vacinal adulto, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias. As crianças a partir de cinco anos de idade podem tomar CoronaVac ou Pfizer pediátrica.


O município tem à disposição 74 salas de vacina. A vacinação neste sábado acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), exceto Morumbi e São Jorge, das 8h às 17h.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Operação cumpre mandados contra "Tribunal do Crime" em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90