Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/08/2022 às 16h15min - Atualizada em 16/08/2022 às 16h15min

Mais três casos de varíola dos macacos são confirmados em Uberlândia

Até o momento, cidade tem quatro notificações positivas para a doença; Município está entre os cinco de Minas com maior número de confirmados

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Mais três casos de varíola dos macacos (Monkeypox) foram confirmados em Uberlândia. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na tarde desta terça (16). Com a atualização, a cidade contabiliza quatro notificações positivas para a enfermidade e está entre os cinco municípios de Minas Gerais com mais casos confirmados (confira a lista no fim da matéria). 

O primeiro caso da doença na cidade foi confirmado no dia 5 de agosto. Até o dia 9, o município tinha 14 notificações suspeitas, mas desde a última semana, a SES-MG não está informando mais a quantidade de casos prováveis no estado. 

Ainda de acordo com a Secretaria, Minas Gerais tem 144 casos de Monkeypox confirmados por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Outros 332 casos foram descartados e há 486 em investigação. 

A SES-MG informa ainda que, até o momento, 143 casos confirmados são do sexo masculino, com idades entre 21 e 61 anos, sendo que um deles encontra-se em internação hospitalar por necessidades clínicas. Há um caso confirmado do sexo feminino, 26 anos, puérpera em monitoramento domiciliar. 

Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados pelas Secretarias Municipais. Até o momento, apenas o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.

Demais informações quanto aos casos não serão divulgadas para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).

Por fim, a SES-MG destaca que o surto atual não possui relação com transmissão de animais para humanos ou de humanos para animais. Todos os casos registrados até o momento indicam transmissão entre humanos. No Brasil não foi registrada nenhuma contaminação em primatas não-humanos (macacos e outros símios). Maltratar ou agredir animais é crime previsto em lei.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

Casos de Monkeypox em Minas Gerais

Município de residência

CONFIRMADO

ANDRADAS

1

BELO HORIZONTE

100

BETIM

3

BOM DESPACHO

1

CARANGOLA

  1*

CATAGUASES

1

CONTAGEM

7

CORONEL FABRICIANO

1

GOVERNADOR VALADARES

3

IBIRITÉ

1

ITABIRITO

1

JANAÚBA

1

JUIZ DE FORA

4

MARIANA

1

POÇOS DE CALDAS

1

POUSO ALEGRE

1

RIBEIRÃO DAS NEVES

2

SABARÁ

2

SANTA LUZIA

4

SETE LAGOAS

2

TEÓFILO OTONI

1

UBERABA

1

UBERLÂNDIA

4

Total Geral

144

 



VEJA TAMBÉM:
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90