Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/08/2022 às 13h00min - Atualizada em 15/08/2022 às 13h00min

Uberlândia contabiliza média de um acidente por dia envolvendo ciclistas

Levantamento do Corpo de Bombeiros revela que quase 200 acidentes com bikes foram registrados entre janeiro e julho de 2022

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Uberlândia contabilizou, entre janeiro e julho deste ano, aproximadamente 194 acidentes com bicicletas. O índice equivale a uma média de pelo menos uma ocorrência por dia envolvendo ciclistas. Apesar de considerável, o número é menor na comparação com o mesmo período dos três anos anteriores. Em 2019, 2020 e 2021, o Corpo de Bombeiros registrou, nos primeiros sete meses de cada ano, respectivamente, 213, 206 e 211 ocorrências com bikes.

De acordo com dados divulgados pela corporação, os casos mais comuns são de quedas de ciclistas, com 76. As colisões entre bikes e automóveis totalizam 67 ocorrências, ficando na frente de batidas entre bicicletas e motos, com 32. Integram a lista as vítimas de choque de bicicleta (8), vítima de colisão entre bicicletas (4), seguido de vítima de colisão entre caminhão (3) e ônibus (2).

Segundo o tenente Henrique, do Corpo de Bombeiros de Uberlândia, o índice de acidentes com bicicletas tem relação direta com o aumento da circulação de veículos nas ruas da cidade. Com o crescimento populacional do município, é possível notar a elevação de engarrafamentos e o consequente aumento do tráfego de automóveis.

“O trânsito em Uberlândia está se aproximando cada vez mais de uma capital, então a gente começa a sofrer dos mesmos transtornos de uma cidade metropolitana. A circulação de automóveis é constante em horários de pico, seja de manhã ou no fim da tarde, e os cuidados com as bicicletas precisam ser redobrados”, disse.

Na visão do militar, Uberlândia tem se tornado uma cidade envolvida com o uso de bicicletas por meio do favorecimento geográfico para a prática esportiva e locomoção usando o meio de transporte. Ele explica que assim como os motociclistas, diversos ciclistas transitam no meio de carros nas principais ruas da cidade, mas o fato de algumas vias não possuírem ciclovia favorece o acontecimento de acidentes.

Conforme relatado pelo tenente, é fundamental utilizar os equipamentos de proteção, como capacete, joelheira, farol e lanterna, retrovisores e até mesmo as buzinas. O uso desses materiais pode reduzir o grau de lesão em uma situação de acidente e até mesmo salvar a vida do ciclista.

“O ideal é que os ciclistas realmente utilizem os equipamentos de segurança e tenham atenção redobrada no trânsito, porque eles são muito mais indefesos. A bicicleta é um meio de transporte que não possui a mesma sinalização de um carro ou uma moto. Os cuidados também valem para motoristas, é importante trafegar em velocidade mais baixa em horários com muito trânsito e realmente ter uma atenção maior ao redor”, detalhou o bombeiro.

ATROPELAMENTO
O universitário Hércules Freitas, 21 anos, usa a bicicleta praticamente todos os dias. No fim do ano passado, o estudante se envolveu em um acidente com uma motocicleta na avenida João Naves de Ávila, próximo à entrada da Câmara Municipal de Uberlândia. Em conversa com o Diário, ele relatou o ocorrido.

“Eu estava atravessando a avenida com a bicicleta e um motoqueiro atravessou o sinal vermelho. Ele foi de encontro com o meu pneu dianteiro e eu acabei caindo, estava com uma mochila e caiu tudo no chão. Quando ele viu que eu estava bem, ele foi embora sem prestar socorro e sem falar nada”, disse.

Hércules disse que não utilizava capacete no momento do acidente, mas graças a um treinamento físico conseguiu rolar por cima da bicicleta na hora do impacto. Felizmente, o prejuízo foi somente financeiro, já que precisou desembolsar R$ 150 para arrumar a roda dianteira. “Andar de bicicleta em Uberlândia é perigoso demais, muita gente passa sinal e vira sem dar seta, é difícil”, relatou o ciclista.

ACIDENTES GRAVES
Seja por economia de combustível, pelo lazer ou por uma vida mais saudável, o número de bicicletas nas ruas aumentou nos últimos anos. No fim de 2020, o Diário noticiou o aumento de vendas do meio de transporte, reflexo da pandemia de covid-19. Por outro lado, a maior presença de ciclistas mostrou um efeito colateral: o total de acidentes graves aumentou 11% em 2021 quando comparado a 2020.

Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), foram 14.416 casos em 2020 e 16.070 em 2021. De acordo com a Abramet, Minas Gerais registrou 2.487 internações em hospitais por conta de acidentes envolvendo ciclistas. A faixa etária com mais registros de ocorrências de pessoas com idades entre 20 e 29 anos.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90