Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/08/2022 às 11h00min - Atualizada em 06/08/2022 às 11h00min

Menos de 10% das crianças com 3 e 4 anos foram vacinadas contra a covid-19 em Uberlândia

Cidade tem 18 mil crianças aptas a receber imunização; número preocupa Município que orienta pais sobre importância da vacinação

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Número preocupa Município que orienta pais sobre importância da vacinação | Foto: Agência Brasil

Após mais de 15 dias do início da vacinação contra a covid-19 em crianças de 3 e 4 anos, menos de 10% do público-alvo foi imunizado em Uberlândia, conforme apontam dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) coletados na última segunda-feira (1º). De acordo com a SMS, a cidade tem 18 mil crianças aptas a receber a vacina da doença, mas aproximadamente 1,7 mil foram imunizadas. A Prefeitura aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação 2022, que começa na próxima segunda-feira (8), com o objetivo de completar os cartões de vacinas de crianças e adolescentes.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cláubia Oliveira, alerta os pais sobre a importância da vacinação para as crianças da faixa etária. “A gente precisa que os pais entendam que covid-19, nessa faixa etária, pode se agravar. Mais do que isso, as crianças podem ser transmissores. Elas estão nas escolas, convivendo com pais e familiares. Uma forma de garantir uma proteção coletiva é, também, disponibilizar vacina para essas crianças.”, disse.

Cláubia reforça ainda que a vacina contra covid-19 é segura para as crianças e que os pais não devem se preocupar. “A gente compreende essa certa insegurança com a vacina da covid-19 por ser nova. A maneira de fazer é segura. Foi testada quais os tipos de reações de acordo com a faixa etária. O Ministério da Saúde, a Anvisa, e todos os órgãos regulamentadores, não seriam inconsequentes de liberar uma vacina que não oferecesse segurança. Temos que confiar na ciência, em nossos trabalhos e projetos, pois trazem benefício para a população”.

Assim que a Prefeitura de Uberlândia iniciou a imunização do público contra o coronavírus, a produtora de elenco, Bárbara Reis, de 34 anos, levou a filha Helena, de três anos, para ser imunizada.

“Eu aproveitei e fui cedinho levá-la no primeiro dia. Eu estava na expectativa porque muita gente já tinha se vacinado, muita faixa etária, faltava as crianças e fiquei um pouco preocupada. Achei importante porque, com o início da vacinação, percebemos uma melhora no cenário de forma geral”. 

A produtora de elenco também defende a importância da vacina para a saúde dos pequenos. “A situação está um pouco mais branda, mas a covid-19 não acabou. Pode ser que nunca acabe. Proteja seus filhos, leve para vacinar, estamos vendo os resultados na prática, pois é uma maneira a mais de proteção. A Helena não teve nenhuma reação, não ficou doente. Se a gente conseguir vacinar todo mundo, a tendência, acredito eu, é que o cenário melhore cada vez mais”, finalizou. 

Como já acontece para outros públicos, não há convocação para a imunização das crianças. Ou seja, os pais podem procurar as salas de vacinas do município. A lista completa dos locais pode ser acessada no site da Prefeitura de Uberlândia.

5 a 11 anos
A imunização em crianças com idades entre 5 e 11 anos, que começou em janeiro deste ano, atingiu 80,1% das 54,9 mil crianças aptas a serem imunizadas com a primeira dose. Já 49,9% do público completou o ciclo vacinal no município. 

“Esse grupo nos surpreendeu muito. A gente sabia que existia alguma resistência, mas tivemos uma excelente adesão, nessa confiança na vacina e pela estrutura que proporcionamos, fornecendo o imunizante bem próximo de cada domicílio, o que facilitou o acesso. Nosso ideal é chegar nos 100%”, contou Cláubia.

Mesmo com a boa procura pela primeira dose, Cláubia reforçou a importância de completar o esquema vacinal, com a segunda dose. “Ressaltamos que temos em torno de 49% da segunda dose, e o restante precisa comparecer para receber a segunda dose. Apenas uma não é o suficiente para garantir o esquema. Verifique no cartão a data de retorno para que os filhos sejam levados às unidades de vacinação”.

DOSE DE REFORÇO
Já sobre as doses de reforço para pessoas com idade entre 35 e 39 anos, Cláubia informou que aguarda nota técnica do Ministério da Saúde regulamentando a aplicação, além do envio de uma nova remessa de imunizantes.

“Quando fez a decrescente de 40 anos, a gente não tinha recebido vacina ainda, mas como a adesão acima de 50 anos não estava ideal, com o estoque que tínhamos, mesmo sem receber remessa, a gente disponibilizou. Hoje, se autorizar até 35 anos, eu tenho condições de liberar, mesmo que não tenha recebido de imediato, ou com antecedência, eu consigo segurar por uma semana. Dá pra manter esse público também, de 35 a 39 anos, por um tempo. Por isso preciso de reposição”.

MULTIVACINAÇÃO
A Prefeitura de Uberlândia aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação 2022, que começa na próxima segunda-feira (8). Devem atualizar o cartão de vacina crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos não imunizados ou com esquemas incompletos. 

Entre as vacinas disponíveis estão a BCG, Hepatite B, VIP, Rotavírus, Pentavalente, Peneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Trivial, VOP, DTP, Hepatite A, Varicela, Influenza, HPV (meninas) e a Meningocócita ACWY.

O objetivo da campanha é verificar se o cartão de vacina está em dia, a fim de garantir a proteção deste grupo.  A Campanha de Multivacinação será realizada até o dia 9 de setembro, sendo a mobilização nacional em 20 de agosto.

“Como a cobertura vacinal de crianças menores de um ano e adolescentes também está muito baixa, existe uma chamada para que todos levem o cartão de vacina para verificar se existe algum imunizante pendente e colocar em dia”, disse Cláubia.

Além da atualização do cartão de vacina, as crianças de um a menores de cinco anos devem tomar uma dose extra da vacina da poliomielite. A estratégia vem em um momento de baixas coberturas vacinais e a situação de risco que o Brasil enfrenta da reintrodução do vírus. A vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil.

“É uma preocupação mundial com a poliomielite, que é uma doença altamente contagiosa e estava restrita em poucos países da África. No Brasil, o último caso foi em 1990 e não tínhamos mais registro, sendo considerada erradicada no país. Porém, desde 2016 a cobertura vacinal tem caído muito. Em Uberlândia, em 2022, temos uma cobertura vacinal, de todas as vacinas, em torno de 80%. Isso é muito preocupante pois forma bolsões de pessoas desprotegidas e elas podem ter poliomielite”. 

O município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas funcionarão das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 20h.  Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI), com exceção dos bairros Morumbi e São Jorge, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90