Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/07/2022 às 09h30min - Atualizada em 30/07/2022 às 09h30min

Coleta de dados do Censo 2022 começa na próxima segunda (1º) em Uberlândia

Cerca de 300 mil domicílios da cidade serão visitado; IBGE orienta população sobre como identificar os recenseadores

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Além de demonstrar o crescimento populacional, o Censo também identifica o perfil dos habitantes, como cor, gênero, idade e escolaridade | Foto: Agência Brasil
A partir da próxima segunda-feira (1º), os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irão dar início às entrevistas do Censo 2022. A expectativa é que cerca de 300 mil domicílios sejam visitados nas zonas rural e urbana da cidade. 

Em Uberlândia, são 63 agentes censitários supervisores e 627 recenseadores que estão atuando na coleta de dados, utilizando dois tipos de questionário, o básico e o da amostra. O primeiro tipo conta com 26 questões e será aplicado em todas as residências visitadas. Ele investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Já o segundo tipo de questionário, que conta com 77 questões, seleciona uma parcela dos domicílios para a coleta.

“O período de coleta é do dia 01/08 a 31/10. Porém esse período pode se estender, dependendo do andamento da coleta. Temos vários fatores que podem influenciar na coleta e isso pode influenciar no término. Em todos os bairros, foram definidos setores de primeira escolha para os recenseadores se habituarem com os questionários e com a pesquisa”, disse o coordenador de área do IBGE em Uberlândia, Daniel Nunes de Souza.

Além de demonstrar o crescimento populacional dos municípios do país, o Censo também identifica o perfil dos habitantes, como cor, gênero, idade e escolaridade. Em 2022, o levantamento também terá a amostragem sobre a população que convive com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa ainda revela os movimentos migratórios, sejam eles entre cidades, estados e países. 

O coordenador reforçou a importância da pesquisa para a elaboração de políticas públicas por parte dos governos Federal, Estadual e Municipal. “O último Censo ocorreu em 2010, então para os municípios os dados deste ano servirão de base para geração de políticas públicas para melhorar as estruturas das cidades e melhorar a qualidade de vida da população, com a construção de hospitais, creches, escolas, transporte público e outras melhorias”.

Além do setor público, Daniel diz que o setor privado também utiliza os dados da pesquisa para definir investimentos nas cidades, como a construção civil, shoppings, supermercados, empresas, indústria, entre outros.

O coordenador informou ainda que todos os domicílios de Uberlândia serão visitados, mesmo que sejam realizadas várias tentativas de coleta dos dados. “O recenseador irá no mínimo 4 vezes ao domicílio em dias e horários alternados, podendo ir mais vezes. Além disso, o domicílio nessa situação também será visitado pelo supervisor e coordenador de subárea, ou seja, são várias tentativas e em pelo menos uma delas será possível encontrar o morador”.

Porém, nos casos em que o morador não seja encontrado, o IBGE deverá deixar uma carta para o morador entrar em contato com o instituto. “A chance de o domicílio não ser recenseado é praticamente nula. De tudo, se não conseguirmos encontrar o morador mesmo, o recenseador deve obrigatoriamente pegar informações com o vizinho sobre pelo menos a quantidade de moradores que residem no domicílio”.

Em alguns casos específicos, a pesquisa poderá ser feita por telefone. “O recenseador foi ao domicílio e o morador não pode responder naquele momento. Ele agenda com o recenseador. Ou em casos que o morador estará viajando e vai ficar um mês fora, por exemplo, conseguimos o telefone com um vizinho, aí pode fazer por telefone mesmo. São casos específicos. A base do Censo é presencial”.

SEGURANÇA
E para segurança dos moradores, Daniel orienta sobre como identificar os recenseadores. “O recenseador vai estar identificado com coleta com crachá, boné, bolsa e Dispositivo Móvel de coleta (DMC). O crachá contém o nome completo, CPF e matrícula do recenseador. O colete tem o número do 0800 e o site do IBGE para, em caso de dúvida, o morador entrar em contato para confirmar a identidade do recenseador”.

E o IBGE também planejou a segurança dos próprios recenseadores. “Em alguns casos, estamos dando prioridade para quem mora no local. São moradores dos próprios bairros ou assentamentos. Em todo caso, caso seja necessário, solicitamos apoio da PM”, explicou Daniel.

Para a realização do Censo 2022, o IBGE disponibilizará uma central telefônica para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da pesquisa. O Centro de Apoio ao Censo (CAC) irá operar pelo telefone 0800 721 8181.

CENSO
Após doze anos sem levantamento, o Censo 2022 será realizado nos meses de agosto a outubro. A pesquisa estava prevista para acontecer em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia da covid-19. Segundo o IBGE, aproximadamente 78 milhões de endereços serão visitados em 5.570 municípios do país.

No último levantamento realizado pelo IBGE, em 2010, Uberlândia tinha 604.013 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa de Minas Gerais, atrás apenas da capital Belo Horizonte. A cidade também ocupa o ranking de 30° município mais populoso do Brasil. Porém, em 2021, uma projeção do próprio IBGE mostrou que Uberlândia já tinha passado dos 706,5 mil habitantes. 


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90