Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/07/2022 às 11h20min - Atualizada em 26/07/2022 às 11h20min

Em dois anos e meio, Uberlândia registra mais de 260 incêndios em residências

De janeiro a junho de 2022 foram computadas 59 ocorrências na cidade; Bombeiros orientam população para evitar e controlar focos de incêndios

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Casos mais comuns estão relacionados a curto-circuito de equipamentos eletrônicos e acidentes na cozinha, segundo militar | Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Em dois anos e meio, o Corpo de Bombeiros de Uberlândia registrou 268 ocorrências de incêndio em casas e apartamentos na cidade. O número acende um alerta e os militares orientam a população sobre como evitar e controlar possíveis focos de incêndio nas residências. 

Segundo os dados da corporação, em 2020, foram 128 chamados relacionados a incêndio em imóveis e 141 em todo o ano de 2021. Já em 2022, durante o primeiro semestre, entre janeiro e junho, foram registradas 59 ocorrências. 

O militar do Corpo de Bombeiros, tenente Vander afirma que um dos casos mais comuns de incêndio em residências está ligado ao uso de equipamentos eletrônicos. Apenas no mês de julho, Uberlândia teve duas ocorrências de curto-circuito. Um deles aconteceu nesta segunda (25), quando um aparelho celular causou chamas em um apartamento no bairro Taiaman. O outro foi registrado no dia 6, quando uma máquina de lavar roupas apresentou mau funcionamento na rua Ruth Rocha, no bairro Minas Gerais.

Ainda de acordo com Vander, também há outras possibilidades de causa de incêndio em uma casa ou apartamento. O uso de álcool e do botijão de gás devem ser realizados com o maior cuidado possível, e caso o morador identifique o início de fogo dentro da residência, é importante manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

“Todo morador que participar de um princípio de incêndio tem uma chance maior de controlar o fogo. É importante lembrar que um princípio é diferente de um incêndio de fato. É importante respeitar a classe daquele incêndio. No caso de chamas decorrentes de objetos elétricos e energizados, não se deve jogar água. Neste caso, é importante utilizar o extintor próprio”, explicou o militar.

Além disso, o tenente relata que incêndios causados por panelas com óleo quente também são bastante comuns na cidade de Uberlândia. O ideal é deixar crianças longe da cozinha e colocar um pano umedecido sob o material. Isso vai fazer com que o fogo não tenha mais oxigênio para se espalhar pelo cômodo.

“Se a pessoa não conseguir extinguir o fogo antes da chegada do Corpo de Bombeiros, é importante que as chamas estejam confinadas em um cômodo. Por exemplo, se um incêndio começou em um quarto, é importante fechar as janelas e as portas, porque o incêndio vai ficar restrito àquele ambiente. O Corpo de Bombeiros já vai naquele cômodo específico para debelar o fogo”, disse.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

CUIDADOS
Para evitar possíveis incêndios em residências, o Corpo de Bombeiros de Uberlândia orienta uma série de cuidados. Uma delas é não deixar cortinas compridas ou tapetes sobre fios elétricos e não passar os fios atrás de móveis. Outra orientação a ser seguida é não esquecer o ferro de passar roupa ligado após sua utilização.

De acordo com o tenente Vander, é fundamental evitar o vazamento do gás de cozinha, verificando-o frequentemente com espuma de sabão.  Se possível, é interessante colocar o botijão fora de casa, obedecendo as orientações do fabricante para a instalação do equipamento.

“É importante fechar o registro do gás sempre que for dormir ou não estiver usando. Vazamentos ocorrem normalmente depois do regulador de pressão e, portanto, o botijão nem sempre é o culpado. A explosão normalmente é a mistura do gás com o ar, que queima numa fração de segundos, causando a explosão. Ao chegar em casa, se sentir cheiro de gás, não acenda a luz, pois isso pode ocasionar uma explosão”, alertou.

Ainda segundo o militar, ao acender uma lareira ou uma churrasqueira, não se deve utilizar líquidos inflamáveis como álcool, solventes e outros. O forno micro-ondas também deve ser utilizado com cuidado. Colocar papel-alumínio ou algum metal dentro do eletrodoméstico pode causar incêndios.

O militar também alerta para o uso de cigarro dentro de casa. No mês passado, uma casa em Araguari pegou fogo devido a uma bituca. As chamas começaram em um dos quartos e se espalharam pelo resto da casa, atingindo vários móveis. As duas idosas que moravam no local conseguiram sair da residência sem ferimentos.


“Qualquer morador precisa se certificar que desligou o fogo antes de sair de casa. Outra orientação é deixar as crianças longe de materiais inflamáveis e da cozinha, e é fundamental deixar o álcool longe do fogo. Se a pessoa tiver um transformador, não deixe ele em cima de uma geladeira, pois isso pode causar superaquecimento”, disse o tenente.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90