Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/07/2022 às 11h00min - Atualizada em 24/07/2022 às 11h00min

Vestibular UFU: curso de Medicina tem média de 256 candidatos por vaga

Instituição recebeu mais de 10 mil inscrições para o curso, que tem 60 vagas disponíveis; processo seletivo começa no dia 21 de agosto

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Ao todo, vestibular da UFU recebeu 19.657 inscrições em 2022 | Foto: COLÉGIO GABARITO/DIVULGAÇÃO
O curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é o mais concorrido do Vestibular 2022, que acontecerá no mês de agosto. Dos quase 20 mil inscritos no processo seletivo, 10.432 irão disputar pelas 60 vagas do curso que foram disponibilizadas pela instituição, o que representa uma média de 256,2 candidatos por cada vaga ofertada.

Em fevereiro deste ano, durante a seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o curso de Medicina também foi o mais procurado pelos estudantes. Na época, a UFU identificou 3.458 candidatos inscritos para as 60 vagas disponíveis, o que representava uma média de 57,6 candidatos por vaga.

O estudante Glebes Pereira da Silva Neto, de 23 anos, é um dos inscritos no vestibular que irá disputar por uma vaga no curso de Medicina da UFU. O mineiro natural de Coromandel tentará entrar na instituição pela quinta vez e ele tem se dedicado em um curso preparatório de maneira remota desde o início do ano. 

Segundo o vestibulando, a revisão dos principais conteúdos vai ser seu principal alvo até o dia da primeira fase. Até lá, Glebes pretende seguir sua rotina de estudos, iniciando às 7h e finalizando por volta de 20h, sempre com intervalos para esfriar a cabeça e uma pausa importante para fazer atividade física, buscando driblar a ansiedade.

“Eu fico com a ansiedade atacada quando faço vestibular. Eu já aprendi no cursinho e sei que todo mundo passa pela mesma coisa. Vai ter assuntos que eu não estudei ou que eu vi de maneira superficial, nessas horas é preciso manter a calma. A ansiedade já me atrapalhou muito na minha vida de vestibulando”, disse.

O uberlandense Kennedt Salomão Neto, de 20 anos, também vai concorrer a uma vaga no curso de Medicina. O estudante terminou o ensino médio com 17 anos e desde então tenta entrar na universidade pelo vestibular da UFU. Com o certame chegando, ele contou que está tranquilo e que dificilmente se desespera com processos seletivos.

“Eu sinto pouca ansiedade, a minha família não me pressiona nesse sentido, porque sabem que a minha entrada em uma universidade de medicina não é sinônimo de sucesso. Eu sei que muitos estudantes têm famílias que pressionam, e isso atrapalha bastante. O importante é eu seguir fazendo o meu papel, me alimentar bem no dia da prova e ir adquirindo maturidade com o tempo”, falou Kennedt.

RETA FINAL
A exatamente um mês do processo seletivo, o diretor de um cursinho preparatório em Uberlândia, Saulo Campos Oliveira afirma que o momento é de empenho e entrega por parte dos alunos, especialmente na resolução de exercícios. Segundo ele, a preparação física e mental também pode fazer a diferença na vida do estudante na hora da prova.

“Nessa reta final, a gente prioriza as revisões dos pontos principais. O conteúdo já foi todo trabalhado com os alunos e agora focamos naquilo que entendemos que são os tópicos mais comuns, de acordo com a nossa experiência de anos de acompanhamento do vestibular. Agora é treinar o aluno para que ele possa ir bem e fazer uma boa prova”, disse.

Ainda de acordo com Saulo, além do ensino tradicional desempenhado em um curso preparatório, foi necessário desempenhar um trabalho de maneira humanizada junto aos estudantes. Segundo ele, muitos alunos sentiram dificuldades no aprendizado durante o período da pandemia de covid-19.

“Muitos alunos chegaram com dificuldades em assuntos que deveriam estar solidificados. Tivemos que voltar e trabalhar tudo de novo. Trabalhamos muito a questão da autoestima, vários estudantes acabaram creditando o mau desempenho nos estudos a um fracasso pessoal. Nós mostramos que não, a pandemia trouxe muitas dificuldades. Demos suporte através de plantões para que eles pudessem superar esses desafios”, relatou Saulo.

Saulo comentou ainda que, após a pandemia da covid-19, muitos alunos se sentem mais confortáveis estudando de forma remota. De acordo com o professor de biologia, a escolha permite que o estudante potencialize sua forma de estudar conforme sua necessidade e realidade.

“No online, a pessoa cria sua própria rotina e isso acaba potencializando o tempo dele. Só de tempo de deslocamento de casa para a escola e da escola para casa, o aluno ganha duas horas. Na escola, a rotina é mais estabelecida. Tem hora marcada para chegar, tem troca de professor no horário certo, horário para lanchar. Isso tudo pode ser um desafio para o aluno”, explicou.

OUTROS CURSOS
Ao todo, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) irá ofertar 1.614 vagas, distribuídas entre 47 opções de cursos de graduação no Vestibular de 2022. Depois de Medicina, o Direito é o mais procurado, com 1.350 inscritos para 80 vagas que estão sendo disponibilizadas pela instituição.

Em terceiro lugar ficou o curso de Psicologia que receberá 968 candidatos no processo seletivo, sendo que 40 vagas estão sendo ofertadas. O 4º curso mais concorrido é o de Medicina Veterinária que teve 734 inscritos para o Vestibular 2022 e conta com 40 vagas disponíveis. 

PROVAS
As provas do Vestibular da UFU serão aplicadas em duas fases, nos dias 21 de agosto e 9 de outubro, respectivamente. Na primeira, o candidato poderá fazer o processo em sete cidades: Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba, Belo Horizonte, Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). Já na segunda etapa, os exames serão aplicados apenas nos municípios onde a universidade está instalada: Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Na primeira fase, os estudantes vão responder 88 questões de múltipla escolha de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Sociologia e Língua Estrangeira (espanhol, francês ou inglês).

De acordo com o edital, a segunda fase do vestibular é composta de 22 questões abertas sobre as mesmas disciplinas, além da redação. O resultado e a classificação geral serão divulgados no dia 18 de novembro, através do Portal de Seleção da UFU. 


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90