Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/07/2022 às 18h39min - Atualizada em 14/07/2022 às 18h39min

Sine ofertou 5,7 mil vagas de emprego nos últimos três meses em Uberlândia

Diretora da instituição relatou aumento na procura por candidatos; oportunidades para construção civil e telemarketing lideram a lista

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Uberlândia ofertou nos últimos três meses cerca de 5,7 mil vagas de emprego. De acordo com um balanço realizado pela produção do Diário, o órgão disponibilizou 1.975 oportunidades em maio e 3.763 em junho. No mês de julho, até terça (12), 545 novos postos de trabalho haviam sido divulgados na cidade.
 
O Sine é um órgão que oferece orientação profissional e faz a intermediação da mão de obra entre empresa e trabalhador, com o objetivo de inserir ou recolocar o trabalhador no mercado de trabalho. Segundo a Prefeitura de Uberlândia, a instituição realizou mais de 100 mil atendimentos e mais de 14 mil vagas foram ofertadas em 2021.

Em conversa com a reportagem, a diretora de Formação Profissional e Geração de Emprego e Renda, Cristina Palhares, informou que a procura por oportunidades tem aumentado significativamente nos últimos meses. Segundo a profissional, algumas das vagas mais buscadas pela população são nas áreas de construção civil e telemarketing.
 
De acordo com Cristina, Uberlândia vive bom momento com relação ao mercado de trabalho. Uma pesquisa recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontou que o município teve um saldo positivo de 14.152 novos postos de trabalho gerados em 2021. Em 12 meses, foram 128.774 admissões e 114.143 demissões. As informações relatam ainda que, no primeiro trimestre de 2022, o número de admissões superou os desligamentos em 2.089 empregos.
 
“Muitas pessoas falam que Uberlândia não tem vagas de emprego, mas isso é uma informação que não condiz com a realidade, a falta de oportunidades não é o problema. Estamos iniciando o dia com 1.553 vagas, sendo 450 oportunidades para construção civil, 130 para telemarketing, 120 para linha de produção, 150 para auxiliar de logística e 50 para comércio”, contou.
 
Ainda segundo a profissional, o Sine Uberlândia tem realizado parcerias com empresas, buscando facilitar o acesso da população às vagas de emprego. Dessa forma, o espaço recebe diariamente inúmeros processos seletivos das mais variadas corporações, sem que o trabalhador precise se deslocar até algum estabelecimento específico.
 
“Nós temos tentado atender o trabalhador e encaminha-lo para que ele possa ter uma mudança na qualidade de vida e um trabalhador formal. A ideia do Sine é aproximar o trabalhador do empregador. Nós oferecemos salas para as empresas que divulgam as vagas para que o processo seletivo ocorra aqui. O trabalhador vem em busca da vaga e já pode participar desse processo junto à empresa que está aqui no momento”, explicou Cristina.
 
CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Segundo Cristina Palhares, o Sine de Uberlândia repete a divulgação de algumas vagas em certas ocasiões. Isso acontece porque muitas oportunidades não são preenchidas, seja pela falta de qualificação profissional, pelo fato de o trabalhador não ter acesso à informação da oportunidade ou por estar empregado no mercado informal.
 
Buscando ajudar a população, o espaço oferece cursos profissionalizantes por meio da Prefeitura de Uberlândia. Em 2021, foram 46 atividades ofertadas e 968 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho após realizarem alguma formação. Atualmente, o Município oferece seis opções de curso nas áreas de gestão empresarial, tecnologia, beleza, moda, gastronomia e automotiva.
 
“Todos esses cursos estão disponíveis nos centros do Planalto, Lagoinha, Campo Alegre, Luizote de Freitas, Tocantins e Complexo Social Maravilha. Os cursos variam de 22h a 210h e pedimos que os interessados levem RG, CPF, comprovante de renda e endereço”, explicou.
 
Ainda de acordo com Palhares, a expectativa é de que a demanda empregatícia aumente nos próximos meses. O espaço recebe diariamente pessoas de todas as idades, de faixa etária que vai dos 18 aos 50 anos de idade, em sua maioria.
 
“Nós já recebemos até pessoas de 60, 62 anos no Sine. A média de empregabilidade é de 18% a 25%. Achamos importante a divulgação das vagas para que o trabalhador chegue até nós. Temos notado que o trabalhador vem, mas a gente precisa de um quantitativo ainda maior para o número de vagas que são ofertadas”, disse.
 
O Sine funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica na rua São Francisco de Assis, 1.070, no bairro Lagoinha. Para mais informações sobre as vagas, o candidato pode entrar em contato pelo telefone (34) 3226-6389.
 
RECOLOCAÇÃO NO MERCADO
O Diário foi até o Sine de Uberlândia e conversou com três pessoas que buscam por uma recolocação no mercado de trabalho. Um deles é Wesley Moura Felipe de Castro, de 23 anos. O uberlandense procura por uma vaga há pelo menos três meses, mas ainda não conseguiu uma oportunidade.
 
“Vim aqui para ver o que tem de vaga. Queria uma oportunidade na área de carga e descarga, mas por enquanto não consegui encontrar. Não tem jeito, preciso trabalhar. Sou casado e tenho um filho, está tudo caro, esse mês não consegui comprar muita coisa. Estou sendo ajudado pela minha família”, relatou.
 
O motorista Alexsandro Santos, de 51 anos, chegou cedo à procura por uma vaga na área para a categoria B. Desempregado há dois anos, o uberlandense espera ter um desfecho feliz nos próximos dias e voltar ao mercado de trabalho.
 
“Não está fácil não [encontrar vaga], o que surgir eu tenho que pegar, vai chegando a idade e fica mais difícil. Tem algumas vagas que aparecem, mas fica pesado por causa da idade. Tenho uma filha de menor, minha esposa está trabalhando e cuidando das despesas, não é brincadeira não”, disse Alexsandro.
 
A operadora de caixa Rauanny Iesca, de 25, perdeu o emprego há quatro meses e segue tentando uma vaga na área. “Tem um mês que venho aqui procurando serviço e não estou conseguindo achar”, contou.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90