Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/07/2022 às 09h30min - Atualizada em 16/07/2022 às 09h30min

MUNDO PET: saiba como proteger seu bicho de estimação das doenças de inverno

Época mais fria do ano é mais propícia a infecções virais em cães e gatos

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Uso de roupas para cães é recomendado em dias mais frios, especialmente em animais com pelos baixos
A época mais fria do ano pede atenção redobrada nos cuidados com os pets. Segundo o veterinário Cláudio Eustáquio de Moraes Júnior, de Uberlândia, cães e gatos são mais propensos a contraírem infecções virais e bacterianas durante o inverno, assim como acontece com os humanos.
 
Em entrevista ao Diário, o especialista explica que o tempo seco e a friagem geram impactos no sistema respiratório dos animais, provocando doenças como a sinomose, a gripe canina e a asma felina. “Nós entramos em um período que é muito seco, com muito vento e muita poeira. Isso faz com que se espalhem mais vírus e bactérias, podendo trazer complicações, e isso acaba gerando uma maior incidência das infecções virais nos pets. Nesse período é muito comum e temos alguns casos com bastante gravidade”, relatou o veterinário.
 
A primeira dica para os tutores, segundo o especialista ouvido pelo Diário, é ficar atento ao cartão de vacinação do animal e, se possível, fazer um check-up médico para poder passar pelo inverno com maior segurança. De acordo com Cláudio Júnior, cães e gatos que possuem alergias têm mais predisposição a apresentar algum quadro viral em períodos frios e secos. Uma boa saída é aplicar de 0,3 a 0,5ml de soro fisiológico em cada narina do pet e deixar o pote de água sempre cheio.
 
“Se o animal estiver devidamente vacinado, ele não vai desenvolver a doença com gravidade. Nessa época de frio excessivo, o vento também acaba sendo um inimigo dos pets. É importante que os tutores de cachorros que ficam fora de casa tentem proteger o animal do vento de alguma forma. É sempre interessante mantê-los protegidos”, disse.

O especialista em cuidado animal alerta ainda sobre a pelagem de cães e gatos durante o período do inverno. Segundo o veterinário, é recomendável que os pelos não sejam tosados em grande nível, já que o pelo é uma proteção natural e atua como isolante térmico. As roupinhas também ajudam os animais a se manterem aquecidos no frio.
 
“O pelo cria uma camada de ar entre a pele e isso gera resistência térmica. No frio, a preocupação é se o pet vai perder o calor, então a pelagem ajuda muito a manter a temperatura corporal. A roupinha também ajuda muito esses pets com a friagem. É importante tomar esses cuidados para que o animal passe por essa época com muita segurança”, detalhou.
 
DERMATITE ATÓPICA
O inverno sempre é uma época difícil para Princesa, uma Golden Retriever, que tem nove anos de idade. Diagnosticada com dermatite atópica, a cadela sofre com a friagem e com o período seco há pelo menos quatro anos, de acordo com o dono, Gabriel Marcos Magalhães.
 
O tutor conta que as feridas provocadas pela enfermidade aumentam nessa época do ano e, mesmo com o frio, Princesa não pode utilizar roupas e nem ficar no tapete de casa. “Nos momentos de crise, ela fica se coçando bastante, se mordendo, e temos que redobrar os cuidados”, contou.
 
Durante o inverno, Princesa recebe banhos regulares quinzenalmente, sempre com um shampoo especial. O tutor explica que uma das alternativas utilizadas para aquecer o animal foi um tapete de borracha para evitar o contato com o chão frio, além de não deixar o pet no rumo de portas e janelas, evitando os ventos comuns do inverno.
 
“O pelo da Princesa tem que ser escovado constantemente e o banho precisa ocorrer regularmente. Por ela não poder ficar em cobertores e tapetes, acaba que ela sente um pouco mais de frio. Por isso nós geralmente deixamos portas fechadas para não entrar uma corrente de vento. Apesar de termos quintal nessa época, nós geralmente deixamos ela dentro de casa, para ela ficar mais aquecida”, explicou Gabriel.


 
AMBIENTE AQUECIDO
A estudante Emmanuelly Bianca Alves de Oliveira é dona de Bebella, uma poodle prestes a completar 10 anos de idade. Por ser uma raça de pequeno porte, a cadela costuma sentir mais frio durante o inverno e, por isso, tem cuidados redobrados com o animal.
 
De acordo com Emmanuelly, a roupinha ajuda Bebella a permanecer aquecida, especialmente durante a noite. A poodle também tem uma coberta que a deixa ainda mais confortável, o que evita que a temperatura corporal da cadela abaixe nos momentos de friagem.
 
“Sempre que está seco, nós ligamos o umidificador no quarto e na sala, e acaba que ajuda ela diretamente. Ela não tem problemas muito sérios durante o inverno, mas ela fica com frio. Quando a temperatura está baixa, a gente repara que ela não fica brincando pela casa, fica mais deitada, enrolada na coberta para ficar mais quentinha”, explicou Emmanuelly.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90