Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/07/2022 às 11h11min - Atualizada em 07/07/2022 às 11h11min

Aos 76 anos, morre Olga Helena da Costa, 1ª mulher negra eleita vereadora em Uberlândia

Professora e ex-parlamentar exerceu mandato entre 1983 e 1988 e foi figura importante para o tombamento de patrimônios históricos da cidade

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Olguinha é autora do projeto que institui a lei de tombamento de patrimônio histórico de Uberlândia I Foto: DIVULGAÇÃO
Morreu na madrugada desta quinta (7), aos 76 anos, a ex-vereadora e professora Olga Helena da Costa. Olguinha, como era gentilmente chamada, foi a segunda mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Uberlândia, sendo a primeira vereadora negra da história do Município. A ex-parlamentar fazia um tratamento de saúde em um hospital particular da cidade. A causa do falecimento não foi informada.
 
De acordo com informações da Câmara Municipal, o corpo está sendo velado na funerária Paz Universal. O sepultamento está marcado para às 17h no cemitério São Pedro.
 
Olga foi eleita pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro em 1983, ocupando o cargo até 1988. Como vereadora, apresentou projetos na área da educação, cultura e saúde. Entre eles, projeto de alfabetização de adultos, atual EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o projeto que institui a lei de tombamento de patrimônio histórico de Uberlândia, com destaque para tombamento da Casa da Cultura, Oficina Cultural, Praça Clarimundo Carneiro e Coreto do Mercado Municipal.
 
Olga Helena da Costa é natural de Ituiutaba onde cursou o primário na Escola "Anjo da Guarda". Mudou-se para Uberlândia em 1960 e cursou o ginásio no Museu e no Liceu. Como acadêmica universitária, formou-se em Letras Português/Francês pela Faculdade de Filosofia de Uberlândia. Durante a carreira por mais de 40 anos como professora, exerceu o magistério em diversas instituições da cidade.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
Em 2019, ela recebeu do ex-vereador Adriano Zago uma homenagem com a maior honraria do Município, a Comenda Augusto César. Na sessão desta quinta (7), a Câmara Municipal promoveu um minuto de silêncio em homenagem à ex-vereadora.
 
VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90