Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/07/2022 às 14h00min - Atualizada em 01/07/2022 às 14h00min

Como fazer orçamento de obra? Descubra agora!

Para ajudar você a entender mais sobre como fazer orçamento de obra, disponibilizamos um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Confira!

PUBLIEDITORIAL
Foto: PEXELS
O cliente em potencial entrou em contato conosco e nos pediu um preço para realizarmos um trabalho específico. O primeiro passo é a realização de um orçamento. Mas como fazer orçamento de obra?
 
Para ajudar você a entender mais sobre como fazer orçamento de obra, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto.

Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

 
Como fazer orçamento de obra: as chaves para um orçamento preciso
Neste ambiente em que a única constante é a mudança, a chave para a precisão de um orçamento é entender que este é um documento vivo, que crescerá e evoluirá à medida que o projeto progredir.
 
A equipe do projeto deve analisar as razões pelas quais o orçamento se move e integrá-las de forma eficiente ao planejamento. Também é importante ter uma visão clara e viável por parte do cliente, refletindo todos os aspectos financeiros do projeto desde os estágios iniciais de desenvolvimento.
 
A elaboração de um orçamento preciso requer um esforço colaborativo, que é realizado desde a fase de planejamento até o encerramento do trabalho. Os quatro principais elementos de um orçamento devem ser levados em consideração:
 
  • Custo difícil: custos de construção física, como fundação, estrutura, instalações e acabamentos.
  • Custo suave: custos administrativos, taxas, seguros, procedimentos e licenças.
  • Custos da terra: custo de aquisição, impostos, honorários advocatícios e outras despesas associadas à terra.
  • Contingências: uma parte do orçamento reservada para contingências, mudanças pelo cliente, aumentos de preços e outras situações inesperadas. Geralmente é equivalente a 5% a 15% do custo do projeto, dependendo do nível de certeza disponível.

Como fazer orçamento de obra?
O processo de preparação de um orçamento é dividido em cinco fases:

Análise e pesquisa
Nesta primeira etapa, a equipe interna encarregada de preparar o orçamento deve ser definida. Este último deve identificar os requisitos do cliente e do projeto, avaliar as informações existentes e identificar os recursos e limitações do projeto. Nesta fase, recomenda-se fazer um custo estimado, acompanhado de um programa de tempo de projeto.

Documentação do projeto
Apoiada por consultores externos, a equipe interna terá que determinar o escopo potencial do projeto. Juntos, uma lista de todos os materiais e trabalhos necessários para realizar o projeto deve ser criada. Nesta fase, começa o processo de contratação de empreiteiros gerais. Hoje em dia, felizmente, é possível apoiar a obra através de um serviço de aluguel de máquinas. Dessa forma, os custos são minimizados ao máximo.

Análise de projeto e pré-construção
Durante esta etapa, a aprovação do projeto final pelo cliente deve ser assegurada. A equipe terá que analisar os processos de construção para identificar possíveis problemas e tomar medidas preventivas. 
O objetivo desta etapa é maximizar a qualidade do projeto em todos os aspectos: serviços públicos, conclusão oportuna, qualidade, segurança e experiência do usuário.
 
Construção
Nesta fase mais longa, será importante que a equipe acompanhe de perto a construção. É essencial manter um controle detalhado das mudanças na obra, seja a pedido do cliente ou devido a condições inesperadas na construção. 
As estimativas de progresso devem ser feitas de forma contínua, para que a equipe tenha informações atualizadas e precisas para a tomada de decisões.
 
Encerramento
A realização de um processo de fechamento do orçamento nos permitirá ter informações valiosas para o planejamento dos seguintes projetos. A equipe deve identificar as estratégias com as quais o sucesso foi alcançado, bem como as áreas de oportunidade para projetos futuros.

Levando em conta as principais chaves e seguindo corretamente o processo mencionado aqui, é possível criar orçamentos que levem um projeto a ser concluído com sucesso, tanto financeiramente quanto em termos de qualidade, tempo e recursos.

*Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90