Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/06/2022 às 08h30min - Atualizada em 18/06/2022 às 08h30min

Grupo teatral uberlandense exibe espetáculo em Teófilo Otoni (MG)

Grupontapé participará do Festival Nacional de Teatro (Festto) neste sábado (18)

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Balaio Popular conta com quatro atores em cena e tem duração de 30 minutos | Foto: Divulgação
O Grupontapé de Teatro de Uberlândia estará na cidade de Teófilo Otoni (MG) neste mês. A trupe participará do Festival Nacional de Teatro (Festto), produzido pelo grupo In-Cena. A companhia uberlandense apresenta o espetáculo Balaio Popular neste sábado (18), às 9h, na Feirinha da cidade.

A ida do grupo uberlandense a Teófilo Otoni faz parte do projeto “Grupontapé – Manutenção e Atividades Complementares”, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que foi totalmente executado de forma online durante a pandemia, cujo conteúdo teatral (espetáculos, leituras dramáticas, lives com profissionais) alcançou quase 2 mil visualizações e que segue disponível no canal do YouTube da trupe.

A obra exibida pelo Grupontapé foi concebida na linguagem do teatro de rua. O espetáculo une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

É um espetáculo que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque, principalmente, no universo mineiro. A peça, que tem duração de 30 minutos e conta com quatro atores em cena, acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração. 

O Festival conta com uma extensa programação que pode ser conferida na página do Grupo In-Cena de Teatro no facebook: www.facebook.com/festto.

 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90