Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/06/2022 às 18h25min - Atualizada em 09/06/2022 às 18h25min

Setor de serviços abriu 1,4 mil postos de trabalho no primeiro quadrimestre, em Uberlândia

Segmento foi destaque de geração de empregos e lidera retomada econômica na cidade

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Empresa de atendimento ao cliente já criou mais de 2 mil vagas neste ano | Foto: Divulgação/GA Comunicação
O setor de serviços alavancou o índice de geração de empregos durante o primeiro quadrimestre de 2022 em Uberlândia. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e abril, o segmento acumulou um saldo positivo de 1.436 postos de trabalho abertos na cidade. 

De acordo com o levantamento, o setor registrou uma variação favorável entre admissões e desligamentos, com 25.553 contratações e 24.117 demissões nos primeiros quatro meses do ano. Segundo o balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), fevereiro foi o mês com maior destaque para o segmento, com 7.434 admissões e 6.153 desligamentos (saldo positivo de 1.281). 

Apesar do acumulado favorável, em abril, o setor teve uma queda no índice. Foram 5.516 admissões contra 5.943 demissões (saldo negativo de 427).  Na opinião do economista Leonardo Baldez, o destaque da área de serviços acontece em um momento de retomada econômica, resultado do avanço da vacinação contra a covid-19 na região. O fato de Uberlândia ser uma cidade logística e com diversos investimentos explica o bom desempenho do setor, segundo o especialista.

“Uberlândia é uma cidade com predominância de serviços. Hoje, temos uma base de Tecnologia da Informação (TI) muito grande e muitas empresas de call center. O setor agropecuário tem feito muita terceirização e isso aumenta a prestação de serviços. É natural que o setor terciário cresça onde a atividade econômica está voltando”, explicou.

O segmento, de acordo com o especialista, é o de maior impacto para a economia da cidade, já que representa o maior volume de empregos e de atividades que foram interrompidas durante a pandemia. A volta das atividades gera melhor qualidade de vida e opções diversificadas, de acordo com o economista. “Muitas atividades pararam na pandemia, como bares, restaurantes e eventos. Tudo isso voltou agora. As pessoas que estavam sem contratações voltaram a trabalhar agora e o impacto disso é muito grande”, destacou Leonardo Baldez.

Em uma situação mais confortável em relação ao coronavírus, o economista ouvido pelo Diário explica que o saldo de empregos deve se manter estável até o fim do ano. Segundo o Caged, o acumulado de admissões em 2022 é de 1.547 vagas abertas em Uberlândia. Em Minas Gerais, o índice é de 20.059 postos de trabalho.

Entretanto, o cenário imprevisível da economia brasileira pode afetar a geração de empregos no segundo semestre. Conforme dito por Leonardo Baldez, o momento é de segurar as contas e não gastar mais do que ganha, tentando sempre fazer uma reserva em casos de emergência. 

“Não existe cenário de alento. Temos uma condição macroeconômica deteriorada no Brasil. Os gastos estão muito altos e a receita está baixa. Nós temos problemas estruturais inflacionários e um poder de compra muito baixo, a população está cada vez mais endividada. O retrato não é bom. Os principais candidatos à presidência têm propostas diferentes e o dólar pode variar muito, com juros altos, é um momento delicado para a economia”, comentou.

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E AGRO
Na contramação do segmento de serviços, os setores de comércio e agropecuária foram os que mais apresentaram redução de contratações em Uberlândia. Segundo o Caged, no primeiro quadrimestre, a agropecuária teve 2.014 admissões contra 2.126 desligamentos (saldo negativo de 112). 

Já o comércio gerou apenas 25 postos de trabalho nos últimos quatro meses. Foram 10.242 admissões contra 10.217 desligamentos. O setor da indústria contabilizou 4.274 admissões contra 3.915 desligamentos (saldo positivo de 359). 

Considerado o principal setor da economia a nível nacional, a agropecuária mostrou o pior desempenho na cidade de Uberlândia. O cenário menos favorável para o setor foi percebido em janeiro, quando foram contabilizadas 417 contratações e 842 demissões (saldo de -425 vagas). 

“A agropecuária está sofrendo com a crise da guerra na Ucrânia. O custo de fertilizantes e insumos aumentou muito, e essa equação é muito ruim para o produtor. Ele vende mais caro, mas também paga mais caro para produzir. É um setor que sempre foi forte, mas esse ano vai ter um resultado reduzido. Mesmo assim, imagino que vá continuar sendo o melhor setor da economia no país”, avaliou o economista Leonardo Baldez.

VOLUME DE VAGAS
Em alta na cidade de Uberlândia, o setor de serviços movimentou, entre outros, o ramo de call center. Foi o caso da empresa Callink. De acordo com um balanço divulgado pela empresa, entre janeiro e maio foram abertas mais de 2 mil vagas nas áreas de atendimento, tecnologia e planejamento.

Segundo a gerente de Recursos Humanos, Diana Patrícia, o aumento das contratações faz parte do volume de negócios da empresa. Em entrevista ao Diário, a profissional afirmou que ao contrário de outras áreas, o setor de serviços gerou ainda mais empregos devido à demanda de atendimento ao cliente.

“As pessoas ficaram mais em casa, então com o nosso trabalho de telemarketing, levamos o trabalho até a casa das pessoas. O período de pandemia promoveu ainda mais empregos. O balanço de 2022 mantém o padrão da empresa. A nossa empregabilidade ficou mais sustentável e linear”, disse Diana.

A expectativa da empresa é que mais 750 vagas sejam ofertadas entre junho e agosto para o ramo de atendimento. A organização oferece processos seletivos de maneira presencial e online. Os interessados devem ter acima de 18 anos e para algumas oportunidades, não é necessário ter experiência prévia.

“Pedimos que a pessoa venha com força de vontade e foque nas suas competências profissionais, busque desenvolvimento para que ela tenha ainda mais sucesso nas oportunidades. Quem desejar vir presencialmente, é só comparecer às 9h ou às 14h na recepção. Nós fazemos a avaliação e a pessoa já recebe o resultado na sequência”, detalhou.

Para aqueles que desejam fazer o processo seletivo de maneira remota, é necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected], ou acessar as redes sociais da empresa e mostrar interesse em algumas das vagas. Os responsáveis entrarão em contato e realizarão o agendamento previamente.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90