Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/06/2022 às 13h00min - Atualizada em 05/06/2022 às 13h00min

Cemig promove ações educativas para combater acidentes elétricos

Em 2021, quatro pessoas foram vítimas de choque elétrico em Uberlândia, sendo que um veio a óbito

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados para evitar acidentes elétricos | Foto: THINKSTOCK
Segundo dados da Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), no ano passado, quatro ocorrências de choque elétrico foram registradas em Uberlândia. Em uma delas, um homem morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto colhia frutas em uma árvore próxima à rede. Para evitar que acidentes desse tipo ocorram, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está realizando a Semana Externa de Prevenção de Acidentes da População (Sepap), com palestras e blitz dedicadas ao tema para conscientizar e alertar a população sobre a importância da redução dos riscos de acidentes com a rede elétrica. 

“Temos ocorrências, mas não com muita frequência. Nosso objetivo é evitar que tenha uma crescente nas estatísticas e alertar desse tipo de ação, seja contato acidental e, também, de situações de furto, que causam interrupções não programadas e prejuízo para os usuários e o risco de causar danos no infratores”, explicou Marcos Alcides Pereira, técnico de segurança do trabalho da Cemig.

Entre os setores com mais risco de acidentes está o da construção civil, principalmente com as tarefas realizadas nas proximidades das redes elétricas, como a reforma de telhado, serviços de pinturas em fachadas e construção de segundo e terceiro pavimentos, por exemplo. Em 2020, um trabalhador morreu em 2020 após levar um choque enquanto trabalhava em uma obra. 

“Estacamos ações e iniciativas para se ter uma convivência segura com a energia elétrica no ambiente da construção civil. Ações são feitas em escolas em canteiros de obras. Tem que ter cuidado com a aproximação de objetos como rolo de pintura, vergalhões, maquinários embaixo da rede, tudo isso pode trazer risco aos trabalhadores”.

Para incentivar a segurança desde a infância, a Cemig está promovendo um curso para crianças a partir de 10 anos. “A Cemig elaborou um curso EAD gratuito e online, sobre o uso seguro e eficiente de energia. Cinco módulos de 40 horas, com cuidados, treinamentos de primeiros socorros e o uso sustentável de energia elétrica”, contou Marcos. 

Para se inscrever no curso Uso Seguro da Energia é só entrar no site da UniverCemig, na aba curso EAD gratuitos.

Outra iniciativa da Cemig é a parceria com a Abracopel na 11ª edição do Concurso Nacional de Redação, Desenho e Vídeo. As inscrições vão até 29 de julho no site do concurso. “A Cemig está fazendo parceria com a Abracopel e promove um concurso nacional. Na 11ª edição terão três categorias: crianças de 6 a 16 anos para desenho, 10 a 14 anos para redação e 14 a 16 anos para vídeo. As primeiras colocações ganham um tablet”, explicou Marcos.

SEGURANÇA
Segundo a tenente do Corpo de Bombeiros, Patrícia Castro, existem algumas dicas para evitar incidentes, tanto nas ruas quanto em ambientes internos.

Nos ambientes domésticos, a militar disse que se deve tomar cuidado com o risco de choque nas crianças. "Primeiramente, o que chamamos atenção são as crianças. As tomadas ficam vulneráveis aos toques. Pedimos aos pais e responsáveis que sejam cobertas com protetores para evitar o toque das crianças, que não tem noção de perigo, e venha ter acidente”.

A tenente Patrícia disse ainda que em casos de manutenção elétrica, a orientação é chamar um especialista para realizar esse tipo de serviço. “Evitar as gambiarras. Quando fazemos a ligação de vários equipamentos nos “Ts” ou Benjamins. É melhor instalar um dispositivo diferencial residual, ou DR, ou cada eletrodoméstico em um ponto. Qualquer tipo de acidente, pode ligar para o 193 que será orientado”.

Já nos ambientes externos, como nas ruas, é preciso ter atenção com fiações soltas, cortadas e caídas na via. “O local deve ser isolado uma distância segura, orientar outras pessoas a não se aproximarem, e chamar a Cemig. Caso tenha incêndio ou ferido, ligue para o 193”, disse a tenente.

MINAS GERAIS
Em Minas Gerais, em 2020, foram 40 vítimas de descargas elétricas, com 32 mortes. Já no ano passado, foram 54 choques, com 41 mortes. Também foram registrados 55 incêndios com um com óbito, além de quatro descargas de raios, com três óbitos.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90