Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/05/2022 às 13h00min - Atualizada em 31/05/2022 às 13h00min

Zaire Rezende: políticos e entidades lamentam a morte do ex-prefeito de Uberlândia

Prefeitura decretou luto oficial de três dias; confira as principais homenagens feitas a Zaire

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Uberlândia perdeu, na manhã desta terça (31), uma das figuras mais respeitadas da história política da cidade. O ex-prefeito, Dr. Zaire Rezende, que estava internado no hospital particular Uberlândia Medical Center (UMC), faleceu aos 90 anos. Entidades e políticos lamentaram a perda de Zaire, que além de político, foi médico e professor. 

Durante a sessão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desta terça-feira (31), os deputados fazem 1 minuto de silêncio pelo falecimento de Zaire Rezende.

Por meio das redes sociais, o prefeito Odelmo Leão lamentou a morte do ex-chefe do Executivo e decretou luto de três dias em Uberlândia. Confira abaixo:

"Recebi com enorme pesar a notícia do falecimento do médico e ex-prefeito de Uberlândia, Zaire Rezende, grande homem público que governou nossa cidade duas vezes: a primeira de 1983 a 1988 e a segunda de 2001 a 2004. Ele também foi Deputado Federal de 1991 a 2000, além de ter sido vereador em São Sebastião, cidade do litoral paulista por duas vezes: de 1969 a 1977. Por essa perda irreparável, será decretado luto oficial de três dias em Uberlândia. Que Nossa Senhora cubra a seus familiares e amigos com o seu manto de luz nesse momento de dor e que Deus abençoe e guarde a todos. Descanse em paz, Dr. Zaire, político notório e homem de valor humano imenso."


LULA

O ex-presidente Lula também lamentou a morte de Zaire Rezende em seu site. Veja:

 

“Zaire Rezende dedicou sua vida às causas públicas. Exerceu a Medicina de maneira generosa, da mesma forma com que se dedicou à luta pela democracia em nosso país. Fomos deputados constituintes juntos, quando passei a admirá-lo e nos tornamos amigos.  Sua atuação como médico, professor, diretor de hospital, vereador, deputado e prefeito de Uberlândia sempre foi voltada para as necessidades do povo. Zaire Rezende foi voz importante na defesa da democracia e da justiça social. Meus sentimentos aos seus familiares, amigos e admiradores."





• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

ROMEU ZEMA

O governador Romeu Zema publicou em suas redes sociais um comunicado, lamentando a morte do ex-prefeito de Uberlândia. Confira:

 

"Manifesto meu pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Uberlândia por duas vezes, o médico Zaire Rezende. Também foi deputado federal constituinte na década de 1980. Meu respeito e sinceros sentimentos aos familiares e amigos."


CÂMARA MUNICIPAL

O presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Sérgio do Bom Preço, manifestou condolências ao ex-prefeito e ex-deputado federal.

 

"O presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Sérgio do Bom Preço, e demais vereadores, manifestam o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Uberlândia (1983/1988 e 2001/2004), deputado federal eleito por três mandatos (1990/1994/1998) e ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de São Sebastião-SP (1973/1976), DR. ZAIRE REZENDE, ocorrido às 05h30 desta terça-feira, dia 31 de maio. O velório acontece na Paz Universal (Av. Afonso Pena com Rua Curitiba) das 11h às 17h. Zaire Rezende deu origem aos bairros Maravilha, Lagoinha, Tocantins, Gramado. E criou e implantou as primeiras creches e postos de saúde de Uberlândia, antes mesmos da vinda das Unidades de Atendimento Integrado (UAI´S)."


ACIUB

A Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) também lamentou o falecimento de Zaire. Confira abaixo a nota divulgada pelo presidente Paulo Romes Junqueira:

 

"A Aciub, por meio do presidente Paulo Romes Junqueira, diretoria e associados, lamenta profundamente o falecimento do Dr. Zaire Rezende, que foi prefeito de Uberlândia por duas vezes (1983 a 1988 e 2001 a 2004) além de deputado federal em três legislaturas (1991 a 2000). Dr. Zaire faleceu na manhã de hoje, no UMC, onde estava internado. Informações sobre o sepultamento ainda não foram divulgadas. No relacionamento com a Aciub, Zaire Rezende construiu uma história de parceria efetiva, sempre atento às ações e iniciativas da entidade, apoiando como prefeito e como deputado. Por diversas vezes participou de iniciativas e ajudou a fortalecer o nome da Aciub assim como o empreendedorismo local."


GILMAR MACHADO

Ex-prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado publicou uma foto com Zaire Rezende nesta manhã e manifestou seu pesar com a morte do ex-médico e político.

 

"Guardarei comigo a lembrança de várias caminhadas ao seu lado, de várias lutas em defesa de quem mais precisa. Que Deus possa confortar os corações de todos os familiares e amigos de Zaire Rezende neste momento! "


PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS (ALMG), AGOSTINHO PATRUS  

Em sua conta no Twitter, o presidente da ALMG, Agostinho Patrus, também prestou solidariedade aos familiares e amigos de Zaire Rezende.

"Lamento profundamente a morte do médico, professor de Medicina, ex-prefeito de Uberlândia e ex-deputado federal Zaire Rezende. Com reconhecida sensibilidade social, Zaire sempre desempenhou suas atividades com afinco e dedicação. Externo minha solidariedade a familiares e amigos."

 



O velório de Zaire segue até às 17h, na Funerária Paz Universal. O sepultamento está marcado para às 17h no Cemitério São Pedro. 


VEJA TAMBÉM:

Ex-prefeito de Uberlândia, Zaire Rezende, morre aos 90 anos

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90