Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/05/2022 às 10h48min - Atualizada em 28/05/2022 às 10h48min

Banco de leite do HC-UFU busca doadoras para atender recém-nascidos e prematuros

Coordenadora da unidade informou que volume de doações caiu no mês de maio

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Interessadas podem entrar em contato com o HC-UFU e agendarem coleta I Foto: ELZA FIUZA
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) procura por novas doadoras. De acordo com a coordenação da unidade, o volume de doações para o mês de maio está abaixo do esperado, o que pode afetar a nutrição de bebês prematuros e recém-nascidos através do aleitamento materno.
 
Segundo a coordenadora do banco de leite humano do HC-UFU, Marília Neves Santos, o leite materno é a melhor forma de manter a alimentação adequada de um bebê. Entretanto, em alguns casos, os recém-nascidos não conseguem receber o leite da própria mãe, tornando a doação do alimento um aliado fundamental para o cuidado com os pequenos.
 
Marília explica ainda que um litro de leite materno pode alimentar até dez recém-nascidos diariamente e, dependendo do peso de um bebê prematuro, um ml do alimento já é o suficiente para nutrir o pequeno cada vez que ele for alimentado. Além disso, a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado, mais leite é produzido.
 
Para ser doadora, as mulheres podem entrar em contato com o banco de leite do HC-UFU pelo telefone (34) 3218-2666. De acordo com a coordenadora, a equipe presta todas as orientações sobre o processo de coleta e fornece os frascos esterilizados. Uma das vantagens no processo é que o hospital busca o leite na casa das doadoras.
 
“A mãe precisa ser saudável e não pode usar drogas ou álcool. Se ela estiver fazendo uso de alguma medicação, ela precisa informar à nossa equipe. Além disso, a mulher não pode ter feito transfusão de sangue no último ano e precisa estar com os exames de sangue em dia. A mãe não precisa se deslocar até o HC-UFU. A gente vai até a casa dela e faz a retirada”, disse.
 
Ainda segundo Marília Neves Santos, não é necessário ter uma produção muito grande de leite para se tornar doadora e não existe quantidade mínima para a doação. Depois da retirada, o alimento é analisado, pasteurizado e submetido a um controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

O Banco de Leite Humano do HC também oferece atendimentos como consulta de amamentação, onde o bebê é avaliado por uma pediatra e as mães recebem orientações sobre aleitamento materno. Outro serviço é o Disque Amamentação, exclusivo para esclarecer dúvidas e divulgar informações. É um projeto de extensão desenvolvido por alunos dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia, Biomedicina e Psicologia da UFU. O atendimento também é realizado pelo telefone 3218-2666.
 
“Muitos bebês prematuros internados precisam do leite humano, e muitas mães não podem fornecer esse leite. Existem muitas mães que estão bem e com bebês saudáveis que podem compartilhar o alimento com outros bebês. É um processo simples, porque a gente busca em casa. Esse ato ajuda a salvar muitas vidas”, detalhou Marília Neves Santos.
 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

SOLIDARIEDADE
Mãe de duas crianças, a advogada Heloisa Queiroz Gonçalves foi uma das pessoas que contribuíram com o banco de leite do HC-UFU. Em conversa com o Diário, a uberlandense falou sobre a importância da doação da alimentação e elogiou o trabalho desempenhado pela equipe do hospital.
 
Heloisa doou o leite materno entre janeiro e agosto de 2021. Segundo ela, o processo é simples e conta com a orientação da unidade. Semanalmente, os profissionais da área da saúde iam até sua casa e realizavam a coleta do alimento, além de realizarem constantemente os exames de sangue.
 
“O processo foi bem tranquilo, a equipe do HC-UFU é muito boa, eles dão todo o suporte que a gente precisa e fornecem as informações sobre como tirar e armazenar o leite. Foi uma realização pessoal para mim, me realizou como mãe. O alimento que o meu filho estava recebendo também estava sendo útil para outros bebês. Fiquei muito feliz”, disse Heloisa.
 
Ainda de acordo com a advogada, é importante que as mulheres se conscientizem sobre a importância da doação de leite para auxiliar a nutrição de outros bebês e enfatizou: “Se eu tivesse outro filho, doaria de novo”.
 
“Foi uma forma de retribuir a Deus a oportunidade que ele me deu não só de gerar uma vida, mas também de nutrir. O suporte do HC-UFU foi fundamental, eles sempre me perguntavam como eu estava, se eu estava tendo dificuldades para retirar o leite. Foi muito gratificante. Se as mães puderem se conscientizar é muito bom, porque além de ajudarem os próprios filhos, elas auxiliam a nutrição de outros bebês também”, relatou.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90