Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/05/2022 às 18h06min - Atualizada em 20/05/2022 às 18h06min

Campanhas incentivam doações de agasalhos em Uberlândia; saiba como participar

Queda da temperatura nos últimos dias tem afetado população vulnerável da cidade

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A entidade Fraternidade sem Fronteiras oferece abrigo aos sem-teto e realiza entrega de cobertores | Foto: Divulgação
Durante a madrugada desta quinta (19), os termômetros chegaram a 5,6°C, segundo a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), sendo a menor temperatura registrada em Uberlândia no mês de maio nos últimos 23 anos. Em meio ao frio intenso, entidades e empresas já começaram a mobilizar campanhas de doações de agasalhos e cobertores, que estão sendo entregues a famílias em vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua. 

A incorporadora Brasal iniciou a campanha na primeira semana do mês e segue arrecadando até o dia 22 de maio. Em 2021, a organização recolheu mais de 1 tonelada de roupas e outros itens nas três unidades da empresa, em Uberlândia, Goiânia e Brasília. 

“A gente está com muita peça, mas não conseguimos parar pra contar. Recebemos muita doação, inclusive de parceiros. Esses dias chegou um carro lotado de sacolas de uma imobiliária parceira. E está tudo no nosso stand de vendas, no Pátio Vinhedos”, explicou Gabriela Zago, coordenadora de marketing da empresa.

Segundo Gabriela, neste terceiro ano de projeto, as doações da população e parceiros serão destinadas à Casa Santa Gemma, que recebe pessoas em situação de rua. “Em 2021 também encaminhamos os itens para a instituição, através da indicação de um colaborador nosso, e ficamos muito comovidos com a instituição, gostamos muito do pessoal e, esse ano, vamos destinar novamente”.

Além do estande de vendas no Pátio Vinhedos, a Brasal mantém um ponto de coleta na obra do empreendimento Sense Vertical Living, que fica na rua José Elias, nº 200, no bairro Jardim das Acácias.


As instituições filantrópicas também estão com campanhas do agasalho em andamento. O grupo de jovens Tijolinho está arrecadando roupas de frio, cobertores, calçados e demais peças que diminuam o impacto do frio nos moradores de rua.

Segundo a coordenadora de campanhas do grupo, Juliana Silos, as doações já começaram, assim como a distribuição. “A gente já conseguiu bastante doação. Estamos com três pontos de arrecadação em Uberlândia. Como o frio aumentou muito nesta semana, já começamos a distribuição. Até o momento, arrecadamos mais de 100 cobertores e mais de 30 sacolas de roupas”.

E a chegada do frio contribuiu para o aumento nas doações, conforme disse Juliana. “Estamos com frentes de divulgações boas. Temos recebido bastante ligações de pessoas interessadas em fazer doações e recebendo bastante PIX para fazer uma grande compra de cobertores de um fornecedor em São Paulo. Acredito que vamos passar de 250 a 300 cobertores, além das roupas”.

Segundo Juliana, o Grupo Tijolinho não atende de forma individual, mas encaminha as doações para as entidades Pastoral Anjos na Rua, Clínica de Reabilitação Mental e Idosos Jesus de Nazaré e para a Catedral Santa Terezinha, na Praça Tubal Vilela.

“Nós esperamos atender cerca de 300 pessoas. Não conseguimos atender de forma individual e focamos nas instituições. O coração fica bem aquecido. Ficamos muito felizes pelo tamanho da campanha e a sensibilidade das pessoas em ajudar as pessoas que têm essa necessidade. Estamos no caminho certo em fazer uma ação bem-sucedida”.

Os pontos de arrecadação do grupo Tijolinho são na Vertical Escalada, Golfinho de Ouro e CopyCenter.

ABRIGO 
A entidade Fraternidade sem Fronteiras, que atua em projetos sociais no Brasil e em países africanos, também já começou a fazer a distribuição de cobertores para pessoas vulneráveis em Uberlândia. 

Segundo o voluntário da ONG, César Augusto Queiroz Ferreira, já foram distribuídos quase 472 cobertores em quatro dias de ações pela cidade. “Começamos a campanha no início de maio e as doações começaram a partir do dia 12. Essa semana, com o frio, foi uma semana bastante ativa. Estamos fazendo a contabilidade do que entregamos nas ruas, no Dom Almir, no Assentamento Maná e temos previsão de entrega no Assentamento Santa Clara”.

Segundo Carlos, a proposta da entidade é que as pessoas façam um exercício de ter empatia pelo outro. “É olhar para a pessoa e pensar que poderia ser um irmão ou um amigo. Entender que somos irmãos e participamos de um mesmo organismo e que estamos conectados.”. 

Além da distribuição dos cobertores, a entidade, em parceria com a 2ª Igreja Presbiteriana e a equipe do Frei Mário, realiza uma ação de acolhimento de moradores de rua que começou nesta quinta-feira (19) e vai até 22 de maio, em uma quadra esportiva que fica na rua Rodrigues da Cunha, 1182, no bairro Martins.

“No local, serão instalados cerca de 80 colchões, que foram alugados, para atender aos moradores de rua e ainda haverá distribuição de alimentos na janta, colação e café da manhã. Por isso também pedimos ajuda em forma de alimentos e produtos para atender esses albergados, que também poderão fazer suas higiene pessoais no local, que dispõem de chuveiros para banho”, disse Carlos.

OUTRAS CAMPANHAS 

O Centro Espírita Obreiros do Bem, no bairro Santa Mônica, também está recebendo doações de roupas, agasalhos, cobertores e até mesmo alimentos que são ofertados a famílias carentes e também a pessoas em situação de rua.

As doações poderão ser entregues às terças e sextas-feiras, nas reuniões públicas de, que têm duração das 19h30 às 20h40. O acesso é feito pela entrada na Rua Nordau Gonçalves de Melo, nº 447, antiga rua 14.

Os doadores também podem encaminhar as contribuições para a campanha de segunda a sexta, de 14h às 16h, pela Rua Péricles Vieira da Mota, nº 300, antiga rua 15, também no Santa Mônica. O telefone para mais informações é o: (34) 3234-0422.

VEJA OUTRAS INICIATIVAS:


Campanha do Agasalho – Colégio Mackenzie – Pontos de coleta Unidade Gávea- Karaíba e Granja Marileusa 

Campanha do Agasalho – Enfermeira Silvane - A doação poderá ser de agasalhos novos ou usados. O material será destinado para idosos em vulnerabilidade social e instituições de longa permanência. Interessados podem doar e entrar em contato pelo telefone (34) 99820-6890.

Campanha do Agasalho – Arrecadando roupas, agasalhos, mantas, cobertores para a Associação Obra do Amor. As doações podem ser feitas até o dia 4 de junho. Entrar em contato pelo telefone (34) 9 8823-3346.

Campanha do Agasalho – Casa espírita Núcleo de Assistência Espiritual Dr. Hermann está arrecadando roupas, agasalhos, itens de frio e alimentos não perecíveis. As doações podem ser entregues na avenida João Pinheiro, número 2086, bairro Aparecida. 

Campanha do Agasalho – Casa Assistencial Portal Damasco – recolhendo cobertores, itens de frio e mantas. As doações podem ser entregues na Av. das Papoulas, 1120, bairro Cidade Jardim. 

Campanha do Agasalho - Ministério Mevan Uberlândia está arrecadando itens de roupas de frio, cobertores e blusas. A igreja fica na Av. Floriano Peixoto, número 3828.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90