Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/05/2022 às 08h30min - Atualizada em 15/05/2022 às 08h30min

Rodas de conversa sobre a literatura brasileira acontecem na Biblioteca Municipal

Novo projeto debate obras de escritores como Machado de Assis, Lima Barreto e José de Alencar

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Iniciativa começou nesta semana e tem programação ao longo do mês de maio | Foto: PMU/Divulgação
As obras de Machado de Assis, Lima Barreto e José de Alencar são temas das rodas de conversa iniciadas na Biblioteca Municipal de Uberlândia nesta semana. Idealizados pela Secretaria Municipal de Cultura, os encontros que celebram a literatura brasileira seguem ao longo do mês de maio, seguindo a proposta do projeto “Abrindo livros e mentes”.

A iniciativa faz parte do projeto “Experiências Literárias”, desenvolvido pelo Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec). Na última terça-feira (10), foi a vez da obra de Machado de Assis ser debatida com alunos do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, foi escolhida a crônica de 19 de maio de 1888, que traz reflexões sobre o processo de escravatura, cuja data é celebrada em 13 de maio.

O professor e mediador de leitura Américo Dantas foi o responsável pela turma participante e destacou o objetivo da parceria com a Cesec. “A proposta do projeto é formar leitores literários, então é importante que a população conheça os espaços como a Biblioteca e vejam que tem mais opções de livros e que eles podem pegar emprestado. A parceria é, principalmente, para divulgar esses espaços culturais”, afirmou.

CELEBRANDO AUTORES
Segundo o cronograma da Biblioteca Municipal, no próximo dia 18, às 15h, é a vez de celebrar o escritor Lima Barreto. Por meio do clássico “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, o encontro vai abordar a relação entre a língua nacional e o patriotismo. Já no próximo dia 27, o bate-papo é sobre o escritor e político José de Alencar.

Analista cultural da secretaria, Iolanda Silva Barbosa destaca que os encontros e a escolha dos autores são um convite a enaltecer o trabalho de escritores do nosso país. “A proposta da Biblioteca Municipal é trabalharmos esses autores na perspectiva de que a literatura brasileira é a literatura mãe, que fala sobre nosso país em um ano muito importante marcado pelos 200 anos da independência do Brasil e centenário da Semana de Arte Moderna”, ressaltou.

SERVIÇO
O QUE: Rodas de conversa sobre a literatura brasileira
QUANDO: 18 de maio, às 15h30 / 27 de maio, às 10h
ONDE: Biblioteca Pública Municipal (Centro Municipal de Cultura, na Praça Jacy de Assis)
INFORMAÇÕES: 3234-1600


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90