Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/05/2022 às 14h00min - Atualizada em 01/05/2022 às 14h00min

Em Uberlândia, frota de veículos utilitários cresce mais de 22% em dois anos

Empresários da cidade apontam alta demanda de motoristas que procuram automóveis para trabalhar

IGOR MARTINS E SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Picapes são os utilitários mais vendidos, segundo vendedores em Uberlândia | Foto: Pixabay
A venda de veículos utilitários tem crescido anualmente em Uberlândia, principalmente com a popularização das SUVs, que na tradução literal significa “Veículo Utilitário Esportivo”. De acordo com dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), a frota de utilitários na cidade aumentou 22,4% entre 2020 e 2022, passando de 4.487 para 5.490, um aumento de 1.006. Segundo empresários, cada vez mais motoristas têm optado pelo veículo para trabalhar. 

Os números de Uberlândia acompanham a tendência no estado, que também registrou elevação de 24,5% entre 2020 e 2022, saltando de 92.597 para 114.227 veículos utilitários.

Segundo Pedro Felipe Ferreira Machado, gerente comercial da Uberlândia Veículos, a procura por esse tipo de veículo aumentou cerca de 35% nos últimos três anos no estabelecimento. Conforme dito por ele, cada vez mais motoristas têm optado pelos utilitários para trabalhar. 

“Os utilitários tendem a ser mais procurados por conta da demanda de empregadores. Tem muitas empresas terceirizando serviços de entregas e, por conta disso, estão em alta”, disse.

Ainda de acordo com Pedro, a escolha pelos utilitários acaba sendo mais econômica, já que os automóveis possuem maior autonomia e aumentam a produtividade dos trabalhadores, especialmente pela carroceria disponibilizada em picapes como o Strada e Montana, justamente os mais vendidos dentro da Uberlândia Veículos.

Entretanto, o gerente comercial relatou as dificuldades encontradas devido ao aumento do preço de alguns veículos utilitários. Ele explicou que, com a pandemia da covid-19, a produção de peças automotivas foi impactada, o que diminuiu a oferta dos automóveis em concessionárias e revendedoras.

“O desafio atual é repor o estoque, isso tem me causado problemas. O cliente hoje encontra dificuldades para encontrar um utilitário, é pouca oferta e muita demanda. A minha margem diminuiu, mas o giro está constante, estou vendendo muito. Nós levamos em consideração a Tabela Fipe, e podemos notar que os preços estão em ascensão”, relatou Machado.

Quem também tem encontrado dificuldades para encontrar veículos utilitários é o vendedor Lucas Gabriel Silva, que trabalha na Alan Veículos. Ele contou que, além desse tipo de automóvel ter aumentos médios maiores do que carros populares nos últimos anos, as pessoas que possuem utilitários não estão querendo se desfazer do veículo.

“Os utilitários sempre venderam muito bem, mas está muito difícil de achar. A venda sempre foi muito boa, a demanda sempre foi muito boa, mas com pouca oferta o preço está lá em cima”, disse Lucas.

Ainda de acordo com o vendedor, os utilitários mais vendidos na loja também são as picapes. “As picapes são muito procuradas por quem trabalha em fazendas. Eu também vendo muito para feirantes. Esse tipo de veículo é muito bom em áreas rurais e quando vai para a estrada de chão, ele dá conta do recado. Tem muito cliente também que sai de um veículo popular e pega uma picape, muito por conta do espaço da carroceria”, explicou.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90