Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/04/2022 às 08h20min - Atualizada em 20/04/2022 às 08h20min

Praia Clube chega a Brasília para final da Superliga Feminina de Vôlei

Time de Uberlândia encara o Itambé/Minas na sexta-feira (22), no primeiro jogo da série

IGOR MARTINS
Líder em aces da equipe, Carol acredita em série equilibrada contra as rivais mineiras | Foto: ELIEZER ESPORTES/PRAIA CLUBE
Depois de uma classificação histórica às finais da Superliga Feminina de Vôlei, o elenco do Dentil/Praia Clube desembarcou em Brasília nesta terça-feira (19), local onde acontece a disputa do título contra o Itambé/Minas. O primeiro jogo é na sexta-feira (22), às 21h, na Arena Nilson Nelson, com transmissão ao vivo do SporTV2.

Com as duas equipes em evidência no cenário do vôlei nacional, a rivalidade mineira é apenas um dos ingredientes da finalíssima. Se de um lado as praianas buscam o bicampeonato, o clube de Belo Horizonte vai em busca do hepta. O equilíbrio entre os times é tão grande que até mesmo as atletas possuem números parecidos na atual temporada.

O Dentil/Praia Clube terminou a primeira fase em primeiro lugar, com 58 pontos e 20 vitórias (incluindo duas contra o Minas). Foram 63 sets vencidos, com 1.831 pontos marcados. Do outro lado, o time da capital mineira terminou na segunda colocação, com 55 pontos e 18 vitórias. Apesar de ter vencido um set a menos que o Praia, o Itambé/Minas marcou 1.887 pontos.

A melhor sacadora do Praia Clube é Carol, com 30 aces. Do lado do Minas, Pri Daroit lidera o quesito, com 25. A dominicana Brayelin Martínez é a maior pontuadora do lado alvirrubro, com 321 pontos, enquanto Ozsoy Neriman tem 301. A central Carol também é o destaque praiano no bloqueio, com 120 pontos marcados no aspecto, contra 79 da campeã olímpica Thaisa. Por fim, o Minas leva vantagem na eficiência no ataque, com 56% contra 54%.

“É uma rivalidade normal. São várias finais disputadas e a vontade de vencer foi sempre a mesma. Nós conseguimos alguns títulos em cima delas, mas isso não quer dizer nada. O próximo jogo é o que interessa, o que vai valer é entrar focado e estar presente com força total para podermos fazer diferente dessa vez”, disse Carol, relembrando o vice-campeonato para o Itambé/Minas no ano passado.

Em coletiva de imprensa, a central do Praia Clube afirmou que a preparação para os confrontos em Brasília começou logo após a classificação contra o Sesc Flamengo. Com muito estudo sobre a equipe adversária, Carol quer a vitória do time de Uberlândia já no confronto de sexta-feira.

“Estamos muito felizes. A palavra felicidade foi o que regeu nossa semana. É um jogo difícil, contra as atuais campeãs da Superliga. É descansar e estudar para chegarmos com energia total para fazermos o nosso melhor e garantir o primeiro passo. É ter foco e disciplina tática, colocando nossa emoção, vontade e alegria dentro de quadra”, disse.

NOVA FINAL
Campeã pelo Itambé/Minas em cima do Praia Clube na última temporada, a ponteira Kasiely Clemente fará a mesma final na sexta-feira, agora do outro lado da rede. De acordo com a atleta, o aspecto psicológico tem feito a diferença para o elenco praiano, e será mais uma vez fundamental para a disputa do título da Superliga Feminina.

“A série contra o Flamengo foi muito difícil. Quase fomos eliminadas, mas buscamos o resultado e a torcida em Uberlândia fez toda a diferença. O aspecto mental fez muita diferença, todo mundo tem que estar com a cabeça boa. Vamos ficar atrás do placar em alguns momentos, porque o Minas é uma grande equipe, então precisamos estudar muito, sacar bem e contra-atacar. Temos um bloqueio alto e um sistema defensivo muito bom”, explicou.

Ainda segundo a ponteira, o Dentil/Praia Clube vai precisar se superar se quiser derrotar as rivais na final da competição nacional. Em sua visão, o jogo será decidido no detalhe e ela quer estar bem preparada se for acionada pelo treinador Paulo Coco.

“São duas equipes que se conhecem muito bem. A Claudinha distribui o jogo muito bem e isso facilita a minha vida para pontuar um pouco mais. O meu estilo é mais de passe e defesa, mas sempre tento ajudar a equipe da melhor maneira possível, chamando a responsabilidade em alguns momentos para tirar a sobrecarga que a Brayelin Martínez tem, acredito que ela vai ser muito marcada. Espero contribuir com a equipe”, falou Kasy.

MUDANÇAS TÁTICAS
O treinador Paulo Coco também falou sobre a final contra o Itambé/Minas. Segundo ele, a equipe passará por ajustes e correções para chegar 100% preparado contra a equipe mineira. Com o retorno da levantadora Macris, o comandante falou sobre as mudanças para o confronto decisivo.

“O Minas tem um poder de ataque grande e a Macris imprime uma velocidade maior. Isso muda todas as nossas referências. O ginásio Nilson Nelson é mais amplo, então a levantadora tem uma referência de distância para a receptora. Quanto mais conseguirmos treinar na arena, melhor será a adaptação”, comentou.

Por fim, Coco falou sobre o crescimento da rivalidade entre Praia e Minas. Em sua visão, as equipes chegam em condições de igualdade na série. “É uma rivalidade muito sadia, que tem feito com que as equipes cresçam. Os dois times têm feito um grande trabalho, puxando a outra para cima. Há um equilíbrio grande. Vejo o jogo como 50% a 50%”, detalhou Paulo Coco.

INGRESSOS
Com o ginásio neutro, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) iniciou as vendas para o primeiro jogo da final da Superliga Feminina de Vôlei. Os ingressos podem ser adquiridos no site ou nas bilheterias da Arena BRB Nilson Nelson, das 10h às 18h. As entradas variam de R$ 24 a R$ 58.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90