Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/04/2022 às 18h10min - Atualizada em 12/04/2022 às 18h10min

Lei aprovada na Câmara prevê retirada de fiação irregular em postes de Uberlândia

Empresas deverão realizar alinhamento de instalações sob pena de multa

SÍLVIO AZEVEDO
Cemig terá prazo de 10 dias para notificar as empresas responsáveis I Foto: AGÊNCIA BRASIL
A Câmara Municipal aprovou nesta terça (12) um projeto de lei que obriga a Cemig e quaisquer outras empresas de energia elétrica e de serviços de telefonia e internet a realizarem o trabalho de alinhamento e retirada de fios, cabos e equipamentos excedentes, fixados em postes de energia em Uberlândia.
 
De autoria dos vereadores Sargento Ednaldo (PP) e Odair José (Avante), a legislação determina que a concessionária de energia notifique empresas responsáveis pela fiação irregular a realizarem a correção. A companhia também deve denunciar junto ao órgão regulador caso não sejam tomadas providências nos prazos estabelecidos.
 
Assim que identificar as irregularidades, a Cemig tem um prazo de 10 dias para notificar as empresas responsáveis pela fiação, que terão 15 dias para resolver o problema. A multa, em caso de descumprimento é de R$ 1 mil por cada notificação que não seja regularizada, cobrada de cada empresa irregular. O valor será acrescido em dobro em caso de reincidência.
 
A fiscalização deverá ser realizada pela Prefeitura de Uberlândia. O prazo para adequação e implementação será de seis meses a partir da publicação. O projeto segue agora para sanção do Executivo.
 
VISTA
O projeto do vereador Fabão (Pros) que previa um prazo de 30 dias para a Prefeitura de Uberlândia disponibilizar informações sobre obras públicas paradas no Município teve pedido de vista por 24h autorizada pelo autor. O pedido foi feito pelo líder do governo, Antônio Carrijo (PSDB). O argumento de Carrijo é que o período estabelecido pela lei é curto quando se trata de obra licitada.
 
Segundo Fabão, a ideia foi tentar negociar com o prefeito uma extensão do prazo. “Ele sugeriu que aumentássemos para 180 dias, que achamos exagerado e propomos 120 dias. Ele pediu vista do projeto para avaliar junto com a equipe do hoverno para trazer a votação amanhã (quarta-feira)”, afirmou o autor da proposta.
 
MEIO AMBIENTE
O projeto que tinha como objetivo de proibir construções às margens do Rio Uberabinha em Uberlândia teve a apreciação no plenário adiada pela segunda vez. O pedido veio da própria autora, a vereadora Liza Prado (MDB). De acordo com a parlamentar, o texto tem encontrado resistência dos colegas da casa.
 
“Solicitei que não fosse pautado para ganhar prazo para tentar reverter alguns votos contrários, além de resgatar o voto que tínhamos anteriormente. Tem muita fake news sendo disseminada sobre o projeto e que vamos esclarecer para a Casa”, argumentou Liza.
 
Em março, o projeto estava espelhado para ser votado pelo Legislativo,
mas houve um pedido de vista a uma emenda apresentada pelo vereador Sargento Ednaldo, o que acabou adiando a votação para abril. O texto só deve voltar a ser discutido nas sessões do próximo mês.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90