Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/04/2022 às 10h30min - Atualizada em 12/04/2022 às 10h30min

Uberlândia tem mais de 700 vagas abertas para cursos técnicos gratuitos

Oportunidades são ofertadas pelo Senac e programa Trilhas de Futuro; confira as qualificações

IGOR MARTINS
Qualificações poderão ser feitas presencialmente ou a distância | Foto: Diego Tomaz
A cidade de Uberlândia está com mais de 700 vagas abertas para cursos técnicos gratuitos. As oportunidades são distribuídas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo programa Trilhas de Futuro, disponibilizado pelo Governo de Minas Gerais. As qualificações podem ser feitas a distância ou presencialmente.

De acordo com a Consultora de Relacionamento do Senac em Uberlândia, Larissa Pena, a instituição oferece mais de 200 vagas divididas em cinco cursos: Técnico em Logística, Técnico em Qualidade, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Secretariado e Administração. Todas as qualificações profissionalizantes serão no formato de Ensino a Distância (EAD).

As vagas fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e as inscrições acontecem até o dia 18 de abril, por meio da internet. Segundo Larissa, o resultado da seleção acontece no dia 22 e as aulas começam no dia 22 de maio. Para se inscrever, o candidato deve ter idade mínima entre 16 e 17 anos, e é necessário que a renda familiar mensal per capita do interessado não ultrapasse o valor de dois salários-mínimos.

Em conversa com a reportagem, Larissa Pena falou sobre a procura pelos cursos profissionalizantes e do cenário profissional através das vagas oferecidas pelo Senac. De acordo com ela, a especificidade das qualificações permite a entrada no mercado de trabalho com maior rapidez e qualidade.

“A procura está tão grande que já temos até suplentes em alguns cursos. O cenário profissional muda com muita rapidez. Após a pandemia, percebemos que a procura começou a ser específica. Pensando que hoje o profissional precisa se requalificar e buscar oportunidades que o mercado demanda, as pessoas buscam cursos técnicos, por serem mais específicos e mais práticos. Ao invés de ficar três anos em uma graduação, pelo curso técnico você já atua direto no setor, tendo a facilidade de um ensino a distância, sem custo de locomoção”, disse.

Além dos cursos profissionalizantes EAD, o Senac em Uberlândia também oferece cursos presencialmente. Segundo a instituição, a iniciativa de educação inclusiva apresenta opções de diversas áreas e também é voltada para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não seja maior que dois salários-mínimos.

No momento, o Senac oferece os cursos presenciais voltados para Técnico em Agronegócio (40 vagas), Técnico em Marketing (35 vagas), Técnico em Produção de Moda (30 vagas) e Técnico em Logística (30 vagas). Todas as oportunidades podem ser acessadas no site mg.senac.br.

TRILHAS DE FUTURO
Outra oportunidade é o projeto Trilhas de Futuro, do Governo de Minas Gerais. A iniciativa oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas. A primeira edição aconteceu em 2021 e disponibilizou mais de 70 mil vagas. Em Uberlândia, são aproximadamente 593 vagas ofertadas no momento.

Segundo a Coordenadora da Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação, Amanda Aparecida Barboza da Silva Santos, há oportunidades para Enfermagem, Estética, Segurança do Trabalho, Farmácia, Meio Ambiente, Nutrição, Mecânica, Radiologia, Eletroeletrônica, Recursos Humanos, Alimentos, Transações imobiliárias, Panificação, Vestuário e Design de imóveis.

Ainda de acordo com Amanda, além da formação, o programa fornece uma ajuda de custo de R$ 18 por dia para vale-transporte e alimentação. O período de inscrições para as turmas de 2022 vai até 25 de abril. A iniciativa é direcionada para estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas são priorizadas para alunos da rede pública estadual, seguida das demais redes públicas e da rede privada.

“Os cursos técnicos dão um retorno muito rápido para os alunos, de 12 a 18 meses no máximo. O aluno sai preparado para o mercado de trabalho, qualificado de acordo com as demandas do mercado. Os cursos são muito direcionados e por isso é um benefício maior. As pessoas que tiverem interesse e se enquadrem no programa podem acessar o site trilhasdefuturo.mg.gov.br”, disse.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90