01/04/2022 às 18h04min - Atualizada em 01/04/2022 às 18h04min

Terminal Canaã inicia operação neste sábado (2) em Uberlândia

Complexo foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (1º); duplicação da avenida Judeia também foi liberada

DA REDAÇÃO
Estimativa é de que 40 mil usuários passem, diariamente, pelo Terminal Canaã | Foto: PMU/Divulgação

Foi inaugurado, na tarde desta sexta-feira (1º), o Terminal Augusta Maria Mendes Mota, no bairro Canaã, e a duplicação e drenagem pluvial da avenida Judeia. O novo complexo de transporte coletivo vai atender à população da região oeste da cidade, oferecendo dinamismo e desafogando outros terminais, como o do bairro Planalto. A operação terá início neste sábado (2).

As obras, tanto do terminal quanto da Avenida Judeia, foram conduzidas pela vencedora da licitação Dreste Construtora sob fiscalização da Secretaria Municipal de Obras, com investimento de cerca de R$ 23 milhões oriundos do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte).

No Terminal Canaã, os usuários contarão com uma estrutura ampla, com 8,7 mil metros quadrados de área construída, três plataformas com banheiros, bebedouros, bicicletário, televisores com a previsão de chegada e partida dos ônibus, além de 58 câmeras que darão mais segurança aos passageiros. Ao todo, são 17 linhas disponíveis, com capacidade para cerca de 900 viagens diárias.

A estimativa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) é de que 40 mil usuários passem, diariamente, pelo Terminal Canaã, que agora é o oitavo em funcionamento no município. Os usuários do transporte público já contam com os terminais Central, Umuarama, Santa Luzia, Planalto, Industrial, Novo Mundo e Dona Zulmira.

As linhas de ônibus começam a funcionar neste sábado (2) e vão atender, principalmente, os bairros: Jardim Canaã, Jardim Célia, Jardim Maanaim, Jardim Holanda, Jardim das Palmeiras, São Bento, Lago Azul, Morada Nova, Douradinho, Residencial Monte Hebron, Residencial Pequis e Nova Uberlândia.

Duplicação e drenagem pluvial da avenida Judeia
Além da construção do Terminal, o bairro Canaã ainda recebeu a duplicação e drenagem pluvial de um quilômetro e 250 metros da avenida Judeia, onde está localizado o novo complexo de ônibus. Foram criadas três novas faixas nos dois sentidos da pista, ampliando a largura da via de dez para 40 metros.

A modificação requalificou a via, tornando-a mais segura para pedestres, ciclistas e condutores. A via ainda foi contemplada com uma rede de drenagem. Na melhoria, 3.600 metros de tubulações foram utilizados para a drenagem pluvial do trecho, que era afetado por alagamentos.

Confira abaixo as linhas do novo terminal:

A801 Terminal Canaã – Jardim Canaã

A802 Terminal Canaã – Jardim Célia

A803 Terminal Canaã – Jardim Maanaim (via São Bento)

A806 Terminal Canaã – Residencial Monte Hebron

A820 Terminal Canaã – Jardim Holanda

A821 Terminal Canaã – Jardim das Palmeiras

A824 Terminal Canaã – São Lucas

A833 Terminal Canaã – Morada Nova

A834 Terminal Canaã – Nova Tangará (Taperão)

A835 Terminal Canaã – Douradinho

A836 Terminal Canaã – Residencial Pequis

A837 Terminal Canaã – Carinhosa – Dom José Mauro

A839 Terminal Canaã – Residencial Pequis (via São Bento)

E810 – Terminal Canaã – Terminal Central (Semiexpresso)

I850 Terminal Canaã – Terminal Industrial (via T. Planalto e T. Dona Zulmira)

T810 Terminal Canaã – Terminal Central (via Jardim Holanda)

T870 Terminal Canaã – Terminal Central (via Nova Uberlândia)

Quem está no Terminal Canaã e quer ir para o Terminal Central, pode usar a linha E810, que tem frequência de 5 minutos e faz parada nas praças Clarimundo Carneiro e Tubal Vilela. Outra opção é a linha paradora T810.

Quem está no Terminal Canaã e precisa ir para os Terminais Planalto, Dona Zulmira ou Industrial deve usar a linha I850.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Notícias Relacionadas »
Comentários »